Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 22° C
14° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 22° C
14° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 30° C
  • Sunday 24° C

Curso de Turismo Desportivo é nova aposta da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) está a preparar o próximo ano letivo com o grande objetivo de responder aos desafios do desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território nacional, procurando contribuir para posicionar Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo, bem como potenciar a inovação, o empreendedorismo e a criatividade das atividades turísticas na região Oeste.
A EHTO vai comemorar em novembro os seus 16 anos de atividade

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) está a preparar o próximo ano letivo com o grande objetivo de responder aos desafios do desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território nacional, procurando contribuir para posicionar Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo, bem como potenciar a inovação, o empreendedorismo e a criatividade das atividades turísticas na região Oeste.

“É fundamental, por isso, atrair pessoas para as escolas, atrair pessoas para o setor do turismo, atrair investidores, apostar e investir na formação, qualificação e fidelização das pessoas, e valorizar os profissionais deste setor de atividade maravilhoso que é o turismo”, afirma Daniel Pinto, diretor da EHTO.
Com o propósito permanente de encontrar caminhos de inovação pedagógica, a EHTO apresenta como novidade para o ano letivo 2022/2023 a oferta do Curso de Turismo Desportivo, ao nível da formação contínua, que está a ser desenvolvido em estreita articulação com a Direção de Formação, Direção de Apoio à Venda e Direção de Valorização da Oferta do Turismo de Portugal, e que visa dar uma resposta aos desafios e eixos estratégicos da Estratégia de Turismo 2027, nomeadamente ao nível da coesão territorial, inovação, diversificação, sustentabilidade e diminuição da sazonalidade.
O turismo desportivo é uma das áreas de maior crescimento no turismo. Cada vez mais turistas estão interessados em atividades desportivas durante as suas viagens, independentemente de o desporto ser a sua principal motivação de viagem. Por outro lado, os eventos desportivos podem promover o turismo com o marketing adequado e as infraestruturas necessárias. De salientar, também, a oferta de condições e facilidades em Portugal e na região Oeste para a realização de estágios desportivos de equipas de alta competição, nas mais variadas modalidades, como é o caso do badminton (Centro de Alto Rendimento de Caldas da Rainha), surf (Centros de Alto Rendimento de Peniche e Nazaré) e natação (Centro de Alto Rendimento de Rio Maior).
No âmbito da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, esta nova oferta formativa do Curso de Turismo Desportivo vai explorar a relação entre o turismo desportivo e o desenvolvimento sustentável e inclusivo e como este tipo de turismo pode ser um instrumento de diferenciação e mitigação da sazonalidade. A inovação e as tendências atuais e futuras do setor, bem como a governação e estratégias das empresas e organizações públicas, são o foco deste novo curso.
A oferta formativa da EHTO para o próximo ano letivo é constituída pelos Cursos de nível IV (para quem tem o 9.º ano) de “Técnico de Restaurante / Bar” e “Técnico de Cozinha / Pastelaria”; Cursos de nível V (para quem tem o 12.º ano ou licenciatura) de “Gestão de Restauração e Bebidas”, “Gestão de Turismo”, “Gestão e Produção de Pastelaria” e “Gestão e Produção de Cozinha”.
De realçar, ainda, a oferta de formação contínua especializada com os seguintes cursos: “Curso de Turismo de Saúde e Bem-Estar” – 3.ª edição; “Curso de Padaria Avançada – 8.ª Edição, “Curso de Escanção – 5.ª Edição, “Curso de Turismo Literário” – 2.ª edição e “Curso de Turismo Desportivo” – 1.ª edição.
A certificação de Óbidos pela Unesco como Vila Literária, bem como toda a estratégia do município de Óbidos à volta da literatura, como é exemplo o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, foram fatores determinantes para o sucesso da 1.ª edição do Curso de Turismo Literário, que contou com 36 alunos. Haverá assim a 2.ª edição do Curso de Turismo Literário, a iniciar em outubro.
“As instalações da escola estão dotadas de equipamentos e serviços para uma formação técnica e profissional de qualidade. A procura do espírito de novidade e inovação é uma constante. Mais e melhor turismo passa por mais e melhor ensino e formação”, sublinha o diretor da EHTO.
“Podemos, por isso, destacar a elevada taxa de empregabilidade dos alunos formados pelas escolas do Turismo de Portugal, que está nos 95%, de acordo com o último estudo de inserção profissional. O sucesso dos alunos representa o sucesso da escola, pelo que é fundamental construir uma instituição em que o foco e o propósito da sua atividade está centrado nas necessidades e desejos dos alunos e do setor do turismo”, manifesta Daniel Pinto.
A EHTO, que vai comemorar em novembro os seus 16 anos de atividade e trabalho ao serviço do turismo, está localizada em Caldas da Rainha e Óbidos, tem uma amplitude regional, integra a rede nacional de Escolas do Turismo de Portugal desde o início da sua atividade em 2006 e é considerada como prioritária para a diversificação e criatividade do setor.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição Álefe em Ferrel

Na galeria da Associação Cultural Rabeca, no Largo Dr. Manuel Pedrosa, em Ferrel, no concelho de Peniche, vai ser inaugurada a exposição Álefe, com pinturas e aguarelas de António Teodoro.

alefe

Freguesias levam cultura ao Folio

No âmbito do Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos as sete freguesias do concelho de Óbidos fazem-se representar com iniciativas, como lançamento de livros, música, poesia, tertúlias, exposições, instalações, teatro, entre outras. Eventos inseridos no "Dia da Freguesia" - Folio Educa.

folio