Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 22° C
16° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 22° C
17° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 24° C

Sala de reunião da Câmara recebe galeria dos antigos presidentes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha inaugurou na passada segunda-feira a “Galeria de antigos presidentes”, instalada na sala das reuniões de Câmara do edifício dos Paços do Concelho, com o objetivo de “reconhecer” os antigos autarcas.
Inauguração da “Galeria de antigos presidentes da Câmara das Caldas”

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha inaugurou na passada segunda-feira a “Galeria de antigos presidentes”, instalada na sala das reuniões de Câmara do edifício dos Paços do Concelho, com o objetivo de “reconhecer” os antigos autarcas.

Foram colocadas as fotografias de todos os presidentes da Câmara desde o 25 de Abril de 1974, incluindo os presidentes da Comissão Administrativa, Manuel Perpétua e Hergildo Velhinho, que assumiram o cargo depois da revolução dos cravos.

Previamente à reunião do executivo municipal, decorreu uma pequena cerimónia de homenagem a todos os antigos presidentes de Câmara do concelho.

Vitor Marques, o atual edil, perante uma plateia composta na sua grande maioria por familiares destes ex-autarcas, explicou que esta foi uma forma “singela” de reconhecer um conjunto de “personalidades que no exercício do poder autárquico fizeram parte da história do concelho”.

“Não há melhores ou piores presidentes, todos exerceram o seu lugar com o melhor empenho e todos estão representados nesta sala de grande responsabilidade, onde decorrem há trinta anos as reuniões de câmara”, declarou. Em jeito de brincadeira acabou por dizer que tem já o seu lugar na parede à espera, quando terminar as suas funções.

Os presidentes do Município depois da revolução têm expostas as suas fotografias. São eles, Manuel de Oliveira Perpétua, 1974-1975 – Hergildo Ferreira Velhinho – 1975-1976, José Luís de Carvalho Lalanda Ribeiro – 1976-1982, Luís de Paiva e Sousa – 1982-1984, José Jaime Pinto Monroy Garcia – 1984-1985 e Fernando Tinta Ferreira – 2013-2021.

Está exposta uma placa com os nomes dos autarcas antes do 25 de abril: Júlio Lopes – 1937-1946, Augusto Saudade e Silva – 1946-1960, Fernando Pais de Almeida e Silva – 1952-1960, João Artur Botelho Moniz -1960-1969, Luís de Paiva e Sousa – 1969-1973 e Artur da Conceição Capristano -1973-1974.

Tinta Ferreira (atualmente vereador), que foi o último presidente de Câmara, recordou que foi o ex-presidente da Assembleia Municipal (falecido), Luís Ribeiro, quem sugeriu esta galeria e também uma dos antigos presidentes das Assembleias Municipais. “Por circunstâncias várias não foi possível desenvolver no mandato anterior essa iniciativa e é com satisfação que vejo que a ideia foi retomada, proporcionando o privilégio de estar num grupo de figuras muito ilustres das Caldas”, disse o vereador. Referiu que também fez “uma pequena contribuição” e que tem “orgulho naquilo que é hoje as Caldas da Rainha”. 

galeria 7
Tinta Ferreira 2013-2021

Fernando Costa, que foi presidente do Município entre 1985 e 2013, não marcou presença, uma vez que recusou ceder a sua fotografia. Na sessão de Câmara pública que decorreu a 21 de março o antigo presidente deixou bem claro que não queria a sua fotografia “exposta em lado nenhum no concelho”. Foi deixado o espaço onde deveria ser colocada a fotografia de Fernando Costa.

O presidente da Assembleia Municipal, Lalanda Ribeiro, que foi presidente da autarquia entre 1976 a 1982, lembrou que “na altura não havia dinheiro para obras e o concelho estava muito carenciado em matéria de eletricidade, saneamento, entre outras”. “E uma coisa é certa, todos fizemos o nosso melhor em prol do concelho”, declarou.

galeria 6
Lalanda Ribeiro, foi presidente da autarquia entre 1976 a 1982

Em representação dos antigos presidentes já falecidos estiveram presentes Maria Cândida Monroy, viúva de José Jaime Pinto Monroy, Miguel Paiva e Sousa, sobrinho de Luís de Paiva e Sousa, Ana Paulo Velhinho, filha de Hergildo Ferreira Velhinho, e Maria Clara Loff, filha de Manuel de Oliveira Perpétua.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Arrancaram obras na linha férrea entre Caldas e Torres

A Infraestruturas de Portugal deu início nesta terça-feira à empreitada de modernização do troço da Linha do Oeste entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, após a assinatura do auto de consignação ter tido lugar na estação ferroviária de Caldas da Rainha, com a presença do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

ferrovia

Patos desapareceram em A-dos-Francos

A Junta de Freguesia de A-dos-Francos colocou cinco patos no Rio Arnóia na passada segunda-feira, com o objetivo de ter “um local mais aprazível e bonito, que permita disfrutar da presença destes animais”, mas foi surpreendida no dia seguinte porque três desapareceram.

patos

OesteCim pretende aumentar a oferta formativa da região

A OesteCim - Comunidade Intermunicipal do Oeste, em parceria com a Universidade de Coimbra (UC), vai realizar um levantamento das necessidades formativas na região, ao abrigo do protocolo de colaboração assinado na passada quinta-feira, tendo como objetivo “a definição de novos cursos adaptados às necessidades dos territórios” e aumentar as competências de jovens e adultos.

protocolo1