Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Câmara frigorífica convertida em galeria de arte

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Cadaval vai ser palco do inédito evento “Arte no Frio”, iniciativa de Jaime Rodrigues com a colaboração do Município do Cadaval, que consiste num ciclo de exposições de artesanato inusitadamente montadas no interior de uma câmara frigorífica.
Jaime Rodrigues, o impulsionador do “Arte no Frio”

O Cadaval vai ser palco do inédito evento “Arte no Frio”, iniciativa de Jaime Rodrigues com a colaboração do Município do Cadaval, que consiste num ciclo de exposições de artesanato inusitadamente montadas no interior de uma câmara frigorífica.

A inauguração terá lugar no dia 29 de maio, pelas 15h00, na Coopval – Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval, ficando patente até 26 de junho. De quinta a domingo, das 15h às 19h, o ciclo de exposições permanecerá gratuitamente visitável.
Esta mostra terá lugar numa câmara frigorífica onde habitualmente é armazenada a fruta para comercialização (pera rocha, maioritariamente), que constitui a base da economia local cadavalense. Para o efeito, a Coopval, sediada na vila do Cadaval, acedeu à disponibilização de uma das suas câmaras de frio para acolher o singular evento.
Jaime Rodrigues, natural do Painho (Cadaval), é ele próprio um criador de arte, com trabalhos baseados essencialmente na técnica de “pouring” sobre madeira. O autor é também o rosto da marca de artesanato “Sr. Serafim”, e estará igualmente presente com os seus trabalhos de pintura e escultura.
Foi há cerca de dois anos e meio que, ao arrumar antigas moedas de reis, Jaime Rodrigues se lembrou de procurar uma forma de criar pregadeiras e pulseiras para, nesse natal, oferecer a familiares e amigos.
Deu-se, depois, a constante procura de outros materiais “arrumados” ou obsoletos, mas cuja (re)utilização fosse incomum.
Pelo caminho, surge a marca “Sr. Serafim”, a lembrar a icónica figura de seu pai. Tal como sustenta, “afinal eram dele as primeiras moedas utilizadas e o local de criação que, sob o olhar atento e aconselhador do painhense Jorge Romão, evoluiu para o Espaço Sr. Serafim”.
A iniciativa reunirá quatro artistas convidados, todos eles com ligações ao concelho, que irão mostrar os seus trabalhos rotativamente, nas vertentes kitsch, craft design, madeiras, acrílico sobre tela, design gráfico e têxtil e ainda joalharia.
Assim, na primeira semana caberá ao pintor e escultor Jorge Romão, de 2 a 5 de junho, divulgar a sua arte “kitsch”. Embora residindo no histórico bairro da Graça, em Lisboa, as suas raízes provêm da aldeia do Painho. Dono da marca Arte Jota, a sua representação vai além-fronteiras, possuindo coleções privadas no Reino Unido, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca e Dubai. Já foi apelidado de “Almada Negreiros do séc. XXI.
Margarida Romão ocupará a segunda semana desta atividade, entre 9 e 12 de junho, divulgando a sua marca Modartt, baseada no “Craft Design”, que representa uma forma de paixão transformada na sua profissão.
A Modartt surge em 2015 com uma linha de produtos que são mais do que bijuteria e complementos de moda. Formada em vitrinismo e decoração de interiores, percebeu que era no design de peças únicas que iria assentar a sua arte.
Ainda nesta segunda semana (9 a 12 de junho), o evento “Arte no Frio” contará também com a presença de Art.MVentura, que proporcionará uma mostra de arte em madeira.
Manuel Ventura é encarregado geral numa empresa de construção, sendo que há dois anos começou a trabalhar com as madeiras que se cruzavam no seu caminho. O seu objetivo passa por recriar e transformar materiais oriundos da natureza em objetos de arte de decoração e de uso diário.
A seguir, de 16 a 19 de junho, será a vez de Iryna Tarasova, artista autodidata de origem ucraniana, expor acrílico sobre tela.
Iryna organiza workshops de criatividade, dado o seu espírito empreendedor, tendo sempre procurado quebrar as regras.
De 23 a 26 de junho, seguir-se-á Isa Marita, com uma mostra de design gráfico e têxtil a preencher a quarta e última semana da iniciativa.
O seu trabalho criativo centra-se na arte digital, mas também ilustra fora do ambiente virtual, explorando diferentes materiais, para além do papel.
A jovem ilustradora de 26 anos é designer gráfica de profissão, mas a sua paixão engloba a arte no seu geral.
Margarida Costa marcará também presença nesta quarta semana (23 a 26 de junho) mostrando peças de Joalharia. Com 30 anos de experiência profissional na área da investigação e consultoria, decidiu seguir o seu coração e fazer uma mudança radical na sua vida. Regressou à sua terra natal e, embora continue a trabalhar como consultora independente, a apoiar PME’s da região, é na joalharia que encontra uma das suas maiores realizações.
Ao longo dos últimos anos tem frequentado aulas particulares com diferentes joalheiros, para aperfeiçoar a sua técnica, e realizado vários workshops de joalharia, na A.R.C.O. e na Escola de Joalharia de Barcelona.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss