Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Socialistas preocupados com “deterioração dos cuidados de saúde”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O PS Cadaval afirma que tem recebido “preocupantes relatos de situações de forte carência nos cuidados de saúde prestados nas unidades de saúde do concelho”, o que levou a estrutura concelhia e seus autarcas a despoletar um leque de ações, de onde se destacam as reuniões com a coordenação da unidade de saúde do Cadaval e com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).
Socialistas apontam “graves carências de pessoal médico” no centro de saúde

O PS Cadaval afirma que tem recebido “preocupantes relatos de situações de forte carência nos cuidados de saúde prestados nas unidades de saúde do concelho”, o que levou a estrutura concelhia e seus autarcas a despoletar um leque de ações, de onde se destacam as reuniões com a coordenação da unidade de saúde do Cadaval e com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

De acordo com os socialistas, o centro de saúde do Cadaval “vive graves carências de pessoal médico, ao ponto de já ter estado de portas encerradas”. A presidente da concelhia do PS, Amélia Silva, relatou que “o médico coordenador da unidade demitiu-se no início do ano, refletindo a gravidade das dificuldades que estão a afetar a prestação de cuidados de saúde no concelho do Cadaval numa das mais recentes e modernas unidades de saúde na Região Oeste”.

O vereador do PS na Câmara Municipal do Cadaval, João Reis, apontou a existência de “várias situações de graves constrangimentos nos cuidados primários prestados à população do concelho, com adiamento sucessivo de consultas, incluindo graves carências no acompanhamento de grávidas e crianças”.

A gravidade da situação levou o deputado socialista da região Oeste, João Miguel Nicolau, em conjunto com outros deputados do PS, a expor a situação na Assembleia da República e a questionar o Ministério da Saúde sobre a estratégia e as medidas em curso para suprimir as carências existentes no Centro de Saúde do Cadaval, e “evitar que a situação se deteriore nos próximos meses, como é previsível caso não sejam tomadas medidas urgentes”.

Recordando que em março de 2019 foi inaugurado pelo Primeiro-Ministro e pela Ministra da Saúde o novo Centro de Saúde do Cadaval, batizado como Centro de Saúde António Arnaut, em homenagem ao “pai” do Serviço Nacional de Saúde, o deputado frisou que a unidade “está próxima do rácio teórico de médicos de família (sete), no entanto, este número pode não corresponder à realidade dado que, alegadamente, mais de metade do pessoal médico se encontra de baixa médica, de algum tempo a esta parte”.

Da reunião decorrida no dia 4 de maio com a ARSLVT, onde estiveram presentes a presidente da concelhia do PS, o vereador João Reis e a líder de bancada do PS da Assembleia Municipal, foram demonstradas todas estas preocupações.

O PS pretende que o executivo camarário dinamize a realização de um protocolo entre a ARSLVT e a Santa Casa da Misericórdia do Cadaval, para dar resposta alternativa a estes problemas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Mais de cem armadilhas no Cadaval para apanhar vespas

A Câmara Municipal do Cadaval instalou uma centena de armadilhas um pouco por todo o concelho para apanhar vespas velutinas, que segundo uma contagem quinzenal no espaço de um ano, passaram de dezenas para centenas recolhidas de quinze em quinze dias.

vespas