Q

Previsão do tempo

27° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 22° C
27° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
29° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 24° C

Socialistas preocupados com “deterioração dos cuidados de saúde”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O PS Cadaval afirma que tem recebido “preocupantes relatos de situações de forte carência nos cuidados de saúde prestados nas unidades de saúde do concelho”, o que levou a estrutura concelhia e seus autarcas a despoletar um leque de ações, de onde se destacam as reuniões com a coordenação da unidade de saúde do Cadaval e com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).
Socialistas apontam “graves carências de pessoal médico” no centro de saúde

O PS Cadaval afirma que tem recebido “preocupantes relatos de situações de forte carência nos cuidados de saúde prestados nas unidades de saúde do concelho”, o que levou a estrutura concelhia e seus autarcas a despoletar um leque de ações, de onde se destacam as reuniões com a coordenação da unidade de saúde do Cadaval e com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

De acordo com os socialistas, o centro de saúde do Cadaval “vive graves carências de pessoal médico, ao ponto de já ter estado de portas encerradas”. A presidente da concelhia do PS, Amélia Silva, relatou que “o médico coordenador da unidade demitiu-se no início do ano, refletindo a gravidade das dificuldades que estão a afetar a prestação de cuidados de saúde no concelho do Cadaval numa das mais recentes e modernas unidades de saúde na Região Oeste”.

O vereador do PS na Câmara Municipal do Cadaval, João Reis, apontou a existência de “várias situações de graves constrangimentos nos cuidados primários prestados à população do concelho, com adiamento sucessivo de consultas, incluindo graves carências no acompanhamento de grávidas e crianças”.

A gravidade da situação levou o deputado socialista da região Oeste, João Miguel Nicolau, em conjunto com outros deputados do PS, a expor a situação na Assembleia da República e a questionar o Ministério da Saúde sobre a estratégia e as medidas em curso para suprimir as carências existentes no Centro de Saúde do Cadaval, e “evitar que a situação se deteriore nos próximos meses, como é previsível caso não sejam tomadas medidas urgentes”.

Recordando que em março de 2019 foi inaugurado pelo Primeiro-Ministro e pela Ministra da Saúde o novo Centro de Saúde do Cadaval, batizado como Centro de Saúde António Arnaut, em homenagem ao “pai” do Serviço Nacional de Saúde, o deputado frisou que a unidade “está próxima do rácio teórico de médicos de família (sete), no entanto, este número pode não corresponder à realidade dado que, alegadamente, mais de metade do pessoal médico se encontra de baixa médica, de algum tempo a esta parte”.

Da reunião decorrida no dia 4 de maio com a ARSLVT, onde estiveram presentes a presidente da concelhia do PS, o vereador João Reis e a líder de bancada do PS da Assembleia Municipal, foram demonstradas todas estas preocupações.

O PS pretende que o executivo camarário dinamize a realização de um protocolo entre a ARSLVT e a Santa Casa da Misericórdia do Cadaval, para dar resposta alternativa a estes problemas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

João Almeida com Covid-19 desiste do Giro d’Italia

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minutos e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.

almeida 3

Vigília com “abraço” ao hospital das Caldas da Rainha

Uma vigília que terminou com um cordão humano em frente à urgência do hospital das Caldas da Rainha foi a forma encontrada pela população para exigir medidas do Governo para melhorar as condições em que trabalham os profissionais de saúde. O alerta foi feito na noite da passada sexta-feira.

vigilia2

Barco de pesca encalhou na Consolação

Um barco de pesca encalhou na madrugada desta terça-feira a sul da Consolação, ao largo de Peniche, com cinco pescadores a bordo, que conseguiram chegar a terra sem problemas numa balsa salva-vidas.

barco3