Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 28° C
15° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 28° C
14° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C
  • Monday 30° C

“Novo formato das Festas da Cidade não defraudará os comerciantes”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Numa conferência de imprensa que decorreu na passada terça-feira, para apresentação do programa das Festas da Cidade, Vitor Marques, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, comentou o questionário que a ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste fez aos seus associados sobre as atividades que vão decorrer no âmbito do feriado municipal, mostrando-se confiante de que os rendimentos dos comerciantes da Praça 25 de Abril e da Avenida 1.º de Maio não serão defraudados.
Vitor Marques apresentou programa das Festas da Cidade

Numa conferência de imprensa que decorreu na passada terça-feira, para apresentação do programa das Festas da Cidade, Vitor Marques, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, comentou o questionário que a ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste fez aos seus associados sobre as atividades que vão decorrer no âmbito do feriado municipal, mostrando-se confiante de que os rendimentos dos comerciantes da Praça 25 de Abril e da Avenida 1.º de Maio não serão defraudados.

O autarca, que só teve acesso ao inquérito na segunda-feira à noite, disse que “estranhei a iniciativa, uma vez que tive recentemente com a direção da ACCCRO uma reunião em que comuniquei que não iria realizar o grande concerto na noite de 14 maio, mas que iria haver festividades entre os dias 14 e 15”.

“Não nos voltaram a perguntar qual seria o enquadramento dos espetáculos e atividades e fizeram o inquérito”, apontou o autarca, reconhecendo, no entanto, “a importância de ter uma associação comercial que defenda os interesses dos comerciantes”.

Lamenta é que o tenham feito “desta forma”, afirmou, o autarca, sublinhando que, no novo modelo de festas, “há muitas mais atividades a realizar-se durante todo o fim de semana”.

Vitor Marques, que pela primeira vez organiza os festejos, disse que em vez de um grande concerto, como é tradição acontecer na noite da véspera do feriado municipal, as festas da cidade irão ser celebradas este ano com três espetáculos em diferentes locais. “Vamos tirar partido do facto de os festejos acontecerem ao fim de semana para apostar numa programação diferente”, explicou.

O presidente da Câmara garantiu que o programa é mais abrangente e com espetáculos e atividades para todos os grupos etários. 

Assim, no dia 14, pelas 21h00, terá lugar, na Praça da República, um concerto com a orquestra local “Monte Olivett”.

Para os mais jovens haverá no complexo desportivo “Abraço Verde” o espetáculo com a banda “Caim”, seguido do Dj Tiago M e de Beatbombers – DJ Ride e Stereossauro. 

O terceiro espetáculo terá lugar no dia 15, no Parque D. Carlos I, pelas 18h00, com Cuca Roseta.

“É uma formulação diferente da abordagem dos concertos”, que Vitor Marques admite que “possa voltar, noutros anos, ao formato tradicional”, mas que resulta também “do ajustamento dos investimentos que estão a ser feitos de forma a pensar muito bem como são usados os recursos financeiros do município”, tendo em conta o aumento dos custos energéticos e das obras em curso.

Por outro lado, referiu, “para as rulotes das farturas e quiosques de bebidas foram abertas hastas públicas para que se possam instalar nas zonas onde se realizam os outros concertos”.

O programa das festas da cidade das Caldas vai decorrer durante todo o mês de maio, englobando atividades com associações, escolas, associações, museus, o Centro Cultural e de Congressos, entre outras entidades.

20 medalhados

No dia 15 de maio haverá a missa solene na Igreja Nossa Senhora da Conceição, uma vez que as obras da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo só estarão concluídas em julho.

De seguida terá lugar a sessão solene no CCC com a entrega a medalha de honra (dedicação pública) à Escola Secundária Raul Proença e as medalhas de mérito a José Feliciano, general, João Paulo Cotrim, editor (título póstumo), António Morgado, desportista, Ana Carneiro Pacheco, empresária, Carla Santos, investigadora, João Arroja, professor (título póstumo), Filipe Carvalho, enfermeiro, Bruna Simões, bombeira, Ana Tibúrcio, diretora de IPSS, Alexandra Laje, desportista, Joaquim Ladeira Baptista, administrador de empresa, Casa Fernandez, empresa especialista em chaves, Vítor Fernandes, ex-deputado municipal, José Fernando, ex-autarca de Nossa Senhora do Pópulo, Joaquim Claro, ex-autarca da Serra do Bouro (título póstumo), José António, ex-autarca Vidais, Abílio Jacinto Luís, ex-autarca da Salir do Porto, Manuel Isaac, ex-vereador, Henrique Tereso, ex-autarca de Tornada, e Rui Rocha, ex-autarca de Santa Catarina

Às 14h00 haverá juramento de bandeira e passagem ao quadro de honra, no quartel dos bombeiros voluntários das Caldas da Rainha.

Pelas 15h00 terá lugar a homenagem à Rainha D. Leonor, seguida de uma recriação histórica com a Rainha D. Leonor no largo do Hospital Termal. Haverá ainda uma visita ao Balneário Novo Termal (aberta à população).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Despiste mortal na estrada entre a Foz e Caldas

Um homem de 63 anos morreu na sequência do despiste do carro que conduzia, ao final da manhã da passada quinta-feira na variante entre a Foz do Arelho e as Caldas da Rainha, na zona da freguesia do Nadadouro, após uma curva.

despiste 1

43 cães com ferimentos ou em condições deploráveis foram resgatados

O IRA - Intervenção e Resgate Animal divulgou que uma ação de fiscalização a um caçador, no concelho do Cadaval, culminou com a apreensão e resgate de 43 cães. Nessa operação, para além do IRA, estiveram envolvidas várias entidades, como o Gabinete Médico Veterinário Municipal, duas associações locais de proteção de animais, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e a GNR, que constituiu arguido o detentor dos animais, que estavam em condições deploráveis de higiene e alguns com fraturas expostas, doentes e esqueléticos.

ira0

127 anos dos bombeiros festejados em cerimónia emotiva

A cerimónia do 127º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, realizada no passado domingo, foi bastante emotiva, pela passagem ao quadro de honra de dois bombeiros, pelas promoções, condecorações e louvores, pela transferência de testemunho do porta-estandarte, pela atribuição de patrono a duas viaturas, pelo elogio ao comandante de Pedrógão Grande, mas sobretudo por ter sido lembrada a morte de um bombeiro da corporação vizinha de Óbidos no maior incêndio ocorrido este ano nas Caldas da Rainha.

bombeiros1