Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Padre Ricardo Figueiredo apresenta livro na Igreja de São Pedro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O pároco de Óbidos, A-dos-Negros e Gaeiras, Ricardo Figueiredo, apresentou no passado dia 30, na Igreja de São Pedro, na vila de Óbidos, o livro “A teologia da catolicidade de Avery Dulles, S.J.”, que resultou da sua tese de doutoramento.
Apresentação com a diretora da editora, o professor José Farias e o pároco

O pároco de Óbidos, A-dos-Negros e Gaeiras, Ricardo Figueiredo, apresentou no passado dia 30, na Igreja de São Pedro, na vila de Óbidos, o livro “A teologia da catolicidade de Avery Dulles, S.J.”, que resultou da sua tese de doutoramento.

Aos 32 anos terminou agora o doutoramento em teologia e explica que esta tese “é sobre a catolicidade da Igreja, isto é, a capacidade de a fé cristã chegar a todas as línguas, todas as culturas, todos os tempos e espaços culturais”.

“A principal motivação foi investigar como a Igreja não pode ficar refém de particularismos, mas tem de ser cada vez mais uma família que abranja todos os seres humanos”, relata.

De acordo com o padre, a tese é sobre o pensamento do teólogo norte-americano Avery Dulles. “Ele aplicou à teologia a teoria dos modelos científicos, mas nunca justificou essa opção. Na tese procurei dar fundamentação metafísica à opção de Dulles, mostrando como a teoria dos modelos está de acordo com o sistema da analogia entis, isto é, o conhecimento teológico acontece sempre do ponto de vista analógico e, porque as realidades teológicas são tocadas por Deus, nunca conseguimos uma imagem que de forma cabal abarque a realidade. São necessários vários modelos. Assim também a Igreja: necessita de vários modelos e isso deriva da sua identidade católica, a sua capacidade de chegar a tudo e todos”, descreve.

Natural de Belas, no concelho de Sintra, e ordenado padre a 28 de junho de 2015 por D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, Ricardo Figueiredo foi vigário paroquial (coadjutor) em Peniche entre setembro de 2015 e setembro de 2017. Está em Óbidos desde essa altura.

Escolheu a igreja de São Pedro para a apresentação porque a fotografia da capa é da escadaria da torre sineira. “É uma estrutura que se eleva, mantendo sempre o centro vazio. Interpreto como um símbolo do que defendo na tese: a Igreja é a comunhão de várias partes, sendo que o centro tem de ser o espaço da disponibilidade para Deus”, refere. A fotografia, da autoria de Carlos Ribeiro, “demonstra muito bem como símbolo o que é a Igreja e o que defendo na tese”, acrescenta. A obra foi publicada pela Universidade Católica Editora.

A apresentação de “A teologia da catolicidade de Avery Dulles, S.J.” contou com a participação de José Jacinto Farias, do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Universidade Católica e orientador da tese, e de Anabela Antunes, diretora executiva da Universidade Católica Editora.

Houve um concerto ao piano, com Tiago Mileu, num recital com as peças de Franz Liszt – o Sermão de São Francisco de Assis aos pássaros e São Francisco de Paula caminhando sobre as ondas.

Ricardo Figueiredo tem vários livros publicados: Via Matris (Paulus), A caridade divina em São Tomás de Aquino (Universidade Católica Editora), Um “Santo” Surfista” (Paulus), “Não eu, mas Deus” (Paulus), Guia de estudo e reflexão da Exortação Verbum Domini (Paulus), A liturgia segundo o Papa Francisco (Paulus), a Igreja é comunhão (Paulus), “Nunca foi tão fácil ganhar o céu” (Paulus), Fundamentos para uma teologia da santidade (Universidade Católica Editora), “Sou feliz, feliz, feliz” (Paulus), Novena do Beato Carlo Acutis (Paulus), Quaresma de São Miguel (Paulus), A Devoção dos Cinco Primeiros Sábados (Paulus).

Entre os projetos para a escrita de outras obras conta com vários projetos sobre exemplos de santidade e alguns estudos teológicos.

O sacerdote é bastante popular e estimado pela comunidade. Conhecido como padre surfista, que deriva de ter escrito o livro “Um “Santo” Surfista” e de posar para a fotografia com uma prancha, confessa, no entanto, que “nunca fiz surf”.

Durante a fase mais restritiva da pandemia de Covid-19 tentou arranjar forma dos fiéis assistirem à missa sem ser via online, chegando a organizar uma missa drive-in, onde a ideia era as pessoas ficarem dentro do carro junto ao Santuário do Senhor da Pedra com a celebração religiosa no exterior, projetada numa instalação sonora, o que acabou por não ser autorizado. A ideia era também existirem confissões “drive-in”. Mas não deixou de aproveitar as novas tecnologias para difundir as missas pela internet.

A pensar nos mais idosos, menos familiarizados com as novidades digitais, também enviou cartas pelo correio com orações.

Recentemente o pároco testemunhou o seu exemplo de dedicação e força de vontade para uma vida mais equilibrada e saudável, ao ser protagonista, no âmbito do Dia Mundial do Combate à Obesidade, de um vídeo do ginásio Balance, das Caldas da Rainha, onde se revela adepto do exercício físico, e com menos 26 quilos partilha a sua história e deixa um desafio para todos optarem por esse caminho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Óbidos Cycling Team na 46ª Ronde de L’Isard

França é o próximo destino internacional da Óbidos Cycling Team. A equipa da Região Oeste prepara-se para enfrentar a Ronde de L’Isard. A 46ª edição da prova por etapas francesa vai disputar-se entre 1 e 5 de maio, com um pelotão de 22 equipas.

cycling

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Cão caiu em falésia e foi resgatado

Um cão que estava desaparecido há três dias foi localizado numa gruta isolada na falésia próxima da praia do Carreiro de Joanes, em Peniche, na tarde de 25 de abril, tendo sido resgatado por meios da Estação Salva-vidas de Peniche e dos bombeiros.

cao1