Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

31 praias no Oeste com Bandeira Azul

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O concelho de Torres Vedras é o que vai ter mais bandeiras azuis este verão, com doze praias contempladas, seguindo-se Peniche com sete e Lourinhã com quatro. Os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Nazaré e Alcobaça terão duas praias com o símbolo europeu de qualidade.
Pela 18ª vez São Martinho do Porto vai exibir a Bandeira Azul na época balnear

O concelho de Torres Vedras é o que vai ter mais bandeiras azuis este verão, com doze praias contempladas, seguindo-se Peniche com sete e Lourinhã com quatro. Os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Nazaré e Alcobaça terão duas praias com o símbolo europeu de qualidade.

A ABAE – Associação da Bandeira Azul da Europa contemplou nas Caldas da Rainha as praias da Foz do Arelho – lagoa e mar.

Em Óbidos foram distinguidas, pelo segundo ano consecutivo, o Bom Sucesso e Rei Cortiço. A época balnear no concelho de Óbidos começa dia 30 de junho e prolonga-se até 30 de setembro.

Em Peniche, as praias com galardão serão Baleal – Norte, Baleal – Sul, Consolação, Cova da Alfarroba, Gambôa, Medão – Supertubos e São Bernardino, e na Lourinhã as praias da Areia Branca, Areia Branca – Foz, Areia Sul e Porto Dinheiro.

Em Torres Vedras as praias com bandeira azul são Azul, Centro – Santa Cruz, Física, Formosa, Mirante – Santa Cruz, Navio, Foz do Sizandro, Pisão – Sta. Cruz, Porto Novo, Santa Helena, Santa Rita Norte e Santa Rita Sul.

As praias de Paredes de Vitória e São Martinho do Porto, no concelho de Alcobaça, e da Nazaré e Salgado, no concelho da Nazaré, também vão hastear a bandeira. Será a 18ª vez que São Martinho do Porto exibe a Bandeira Azul durante a época balnear ao passo que Paredes da Vitória é reconhecida pelo 22º ano desde a criação da certificação europeia em 1987.

Foram considerados quatro Centros Azuis na região Oeste, localizados na Lourinhã (2), Torres Vedras e Nazaré. Um Centro Azul é uma estrutura onde se prestam informações e se realizam atividades de educação ambiental no âmbito do Programa Bandeira Azul.

A Bandeira Azul é atribuída anualmente às praias e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utilizadores da praia e de informação e sensibilização ambiental.

Em 2022, o Programa Bandeira Azul continua a trabalhar a “Recuperação de Ecossistemas”. Este tema revela-se incontornável. Restaurar um ecossistema, terrestre ou marinho, é o processo de reverter a sua degradação e recuperar a sua funcionalidade ecológica.

Os projetos de recuperação de ecossistemas podem assumir variadas formas, como limpeza da margem de um rio, recuperação de sistemas dunares, entre outras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Cão caiu em falésia e foi resgatado

Um cão que estava desaparecido há três dias foi localizado numa gruta isolada na falésia próxima da praia do Carreiro de Joanes, em Peniche, na tarde de 25 de abril, tendo sido resgatado por meios da Estação Salva-vidas de Peniche e dos bombeiros.

cao1

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne