Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
Olhar JSD

As portas que abril abriu…

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Olhar JSD Abril: mês de liberdade para o povo português, mês de repressão para outros povos, e será que somos livres na nossa plenitude quando na verdade um nosso vizinho se vê repreendido por um regime expansionista? E será que em pleno século XXI é aceitável que partidos portugueses ignorem a vida desta aldeia global […]
Daniel Vieira Secretário Geral Adjunto da JSD Caldas da Rainha

Olhar JSD

Abril: mês de liberdade para o povo português, mês de repressão para outros povos, e será que somos livres na nossa plenitude quando na verdade um nosso vizinho se vê repreendido por um regime expansionista? E será que em pleno século XXI é aceitável que partidos portugueses ignorem a vida desta aldeia global que tanto nos afeta?

O dia 25 de abril de 1974 marca o dia em que Portugal se livrou de uma ditadura em vigor há 40 anos e simultaneamente abriu as suas portas ao mundo. É por este motivo que os amigos camaradas deviam compreender que a repressão de qualquer povo se reflete na nossa repressão.
Não é de todo coerente que, em pleno século XXI, em todas as ações do parlamento português que demonstram solidariedade para com o povo ucraniano, os deputados do PCP não se revejam. A globalização é para estes um “bicho papão” que, no seu ponto de vista, alimenta o capitalismo. Há, no entanto, necessidade de um certo nível de abstração ideológica quando o que está em causa são vidas humanas e a autodeterminação de um povo!
A política tende muitas vezes a fugir ao seu ponto de origem levando ao extremo a ideologia. A prioridade de qualquer político devem ser as pessoas, só assim se alcançará a democracia. Viver em democracia é pormo-nos no lugar de qualquer outro cidadão, de qualquer parte do mundo, e a melhor maneira de o respeitarmos é sermos recetivos e solidários.
Não obstante, esta não é uma atitude que se verifica apenas ao nível do conflito armado. O problema anteriormente referido vai muito além da guerra. Ouvir o outro é um dos valores que qualquer um deveria ter, ainda assim, um político ter uma boa comunicação com quem o elegeu é também fundamental.
A mim é-me especialmente difícil de entender que os órgãos executivos de proximidade metam em primeiro plano a ideologia e quem a ela se associa e só depois as pessoas. A democracia veio abrir portas que até então estavam fechadas, no entanto, parece haver certos executivos da opinião de que a porta se deve manter bem fechada e ignorando as dimensões exteriores que muitas vezes afetam todos nós.
Escrevo estas palavras nunca contra a soberania popular, mas sim contra quem usa este princípio para chegar ao poder sem conhecimento de causa. Um político deve de ter a mesma postura em campanha e depois dela, a dissimulação muitas vezes gera grandes problemas como sendo a abstenção. O povo descredibiliza muitas vezes a atividade política devido à dissimulação e falta de transparência com que muitas vezes se pratica.
Abril abriu-nos portas, no entanto, parece que há quem resista e as queira fechar. Hoje devem, para além de serem abertas, ser ampliadas e mais transparentes que nunca para que assim o eleitorado veja com os próprios olhos a realidade da governação a que está sujeita.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3

Mais de cem armadilhas no Cadaval para apanhar vespas

A Câmara Municipal do Cadaval instalou uma centena de armadilhas um pouco por todo o concelho para apanhar vespas velutinas, que segundo uma contagem quinzenal no espaço de um ano, passaram de dezenas para centenas recolhidas de quinze em quinze dias.

vespas