Q

Previsão do tempo

21° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 20° C
22° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 21° C
23° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 22° C

Rotaract angariou mais de mil euros para equipar ambulância

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Rotaract Club Caldas da Rainha angariou 1122 euros num jantar e leilão solidário que decorreu no restaurante Paraíso do Coto para ajudar a equipar uma ambulância da Cruz Vermelha Portuguesa - Centro Humanitário Litoral Oeste Norte (CHLON).

O Rotaract Club Caldas da Rainha angariou 1122 euros num jantar e leilão solidário que decorreu no restaurante Paraíso do Coto para ajudar a equipar uma ambulância da Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário Litoral Oeste Norte (CHLON).

A iniciativa contou com o apoio dos clubes rotários das Caldas, Bombarral e Alcobaça. A leilão estiveram vários objetos e vales-oferta para usufruir nomeadamente de serviços. A verba angariada foi entregue na passada segunda-feira na sede do CHLON.

Segundo Mariana Canas, presidente do Rotaract Club das Caldas, a iniciativa surgiu na Feira dos Frutos em 2019 quando Carlos Cravide, diretor do CHLON pediu ajuda para equipar uma ambulância da Cruz Vermelha Portuguesa. Depois aconteceu a pandemia e os eventos tiveram de ser adiados.

A primeira iniciativa foi o jantar e leilão solidário, mas a presidente do Rotaract Club pretende organizar mais eventos para ajudar a “equipar a ambulância da Cruz Vermelha Portuguesa da zona Oeste, necessária para que possa prestar apoio aos doentes”. A próxima atividade será no Parque D. Carlos I, com jogos para os mais jovens.

Carlos Cravide disse que a angariação superou as expetativas. “O leilão foi muito bem sucedido”, salientou, acrescentando que “o jantar foi enquadrado num restaurante e as pessoas que estavam à volta acabaram por participar no leilão, criando uma envolvência e dinâmica diferente”.

De acordo com Carlos Cravide, todo o equipamento para a viatura tem o custo de 14 mil euros. Neste momento a ambulância tem só o aspirador de sucção e com esta verba vão adquirir uma cadeira de resgate e uma maca vulgarmente conhecida por “pluma”, fundamental para o correto levantamento de vítimas com suspeita de trauma da coluna. É também necessário um desfibrilhador, que custa mais de dois mil euros. Segundo este responsável, estão à espera de uma verba da sede nacional da Cruz Vermelha Portuguesa porque fazem transportes de teleassistência e transportes de equipamentos.

O diretor do CHLON recordou que com a pandemia ficaram com uma pior situação financeira. Esperam recuperar este ano com a retoma dos eventos em geral e desportivos, para os quais costumam ser chamados para a prestação de apoio médico-sanitário.

O responsável pretende que a ambulância que está a ser equipada sirva de “retaguarda dos bombeiros das Caldas”. “Pretendemos no futuro, quando a viatura esteja toda equipada e quando tivermos a possibilidade financeira de ter uma equipa permanente, que seja uma reserva ao INEM”, explicou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Caldense no top 12 do concurso Miss Portugal

Érica Batim Moreira representou Caldas da Rainha no concurso Miss Portugal 2024, destacando-se ao ser selecionada para o top 12, onde estavam concorrentes de Amarante, Ourém, Viana do Castelo, Vizela, Oliveira do Bairro, Sintra, Paços de Ferreira, Ponta Delgada, Seixal, Vila Nova de Cerveira e Seia.

batim site 1

Apartamento assaltado

Um apartamento foi assaltado na manhã do passado dia 18 na Travessa do Sol Nascente (junto ao Campo da Feira), nas Caldas da Rainha.

FootMania concentra dezenas de equipas de futebol juvenil

Entre 26 de junho e 7 de julho, Caldas da Rainha volta a acolher o FootMania, torneio internacional de futebol juvenil, que envolve a participação de jovens nacionais e estrangeiros, seus treinadores, dirigentes e familiares.