Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Rotaract angariou mais de mil euros para equipar ambulância

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Rotaract Club Caldas da Rainha angariou 1122 euros num jantar e leilão solidário que decorreu no restaurante Paraíso do Coto para ajudar a equipar uma ambulância da Cruz Vermelha Portuguesa - Centro Humanitário Litoral Oeste Norte (CHLON).

O Rotaract Club Caldas da Rainha angariou 1122 euros num jantar e leilão solidário que decorreu no restaurante Paraíso do Coto para ajudar a equipar uma ambulância da Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário Litoral Oeste Norte (CHLON).

A iniciativa contou com o apoio dos clubes rotários das Caldas, Bombarral e Alcobaça. A leilão estiveram vários objetos e vales-oferta para usufruir nomeadamente de serviços. A verba angariada foi entregue na passada segunda-feira na sede do CHLON.

Segundo Mariana Canas, presidente do Rotaract Club das Caldas, a iniciativa surgiu na Feira dos Frutos em 2019 quando Carlos Cravide, diretor do CHLON pediu ajuda para equipar uma ambulância da Cruz Vermelha Portuguesa. Depois aconteceu a pandemia e os eventos tiveram de ser adiados.

A primeira iniciativa foi o jantar e leilão solidário, mas a presidente do Rotaract Club pretende organizar mais eventos para ajudar a “equipar a ambulância da Cruz Vermelha Portuguesa da zona Oeste, necessária para que possa prestar apoio aos doentes”. A próxima atividade será no Parque D. Carlos I, com jogos para os mais jovens.

Carlos Cravide disse que a angariação superou as expetativas. “O leilão foi muito bem sucedido”, salientou, acrescentando que “o jantar foi enquadrado num restaurante e as pessoas que estavam à volta acabaram por participar no leilão, criando uma envolvência e dinâmica diferente”.

De acordo com Carlos Cravide, todo o equipamento para a viatura tem o custo de 14 mil euros. Neste momento a ambulância tem só o aspirador de sucção e com esta verba vão adquirir uma cadeira de resgate e uma maca vulgarmente conhecida por “pluma”, fundamental para o correto levantamento de vítimas com suspeita de trauma da coluna. É também necessário um desfibrilhador, que custa mais de dois mil euros. Segundo este responsável, estão à espera de uma verba da sede nacional da Cruz Vermelha Portuguesa porque fazem transportes de teleassistência e transportes de equipamentos.

O diretor do CHLON recordou que com a pandemia ficaram com uma pior situação financeira. Esperam recuperar este ano com a retoma dos eventos em geral e desportivos, para os quais costumam ser chamados para a prestação de apoio médico-sanitário.

O responsável pretende que a ambulância que está a ser equipada sirva de “retaguarda dos bombeiros das Caldas”. “Pretendemos no futuro, quando a viatura esteja toda equipada e quando tivermos a possibilidade financeira de ter uma equipa permanente, que seja uma reserva ao INEM”, explicou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1