Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
19° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
19° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C

Reaberta ligação entre o mar e a Lagoa de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os trabalhos de abertura do canal de ligação da Lagoa de Óbidos ao mar decorreram na manhã da passada segunda-feira, permitindo a reposição da aberta, essencial para que o ecossistema lagunar não morra.

Os trabalhos de abertura do canal de ligação da Lagoa de Óbidos ao mar decorreram na manhã da passada segunda-feira, permitindo a reposição da aberta, essencial para que o ecossistema lagunar não morra.

A reposição da aberta foi uma obra desenvolvida pela Agência Portuguesa do Ambiente com equipamentos e recursos dos Municípios de Óbidos e das Caldas da Rainha, cujos autarcas acompanharam os trabalhos.

O assoreamento da lagoa tinha fechado o canal há cerca de duas semanas, tendo agora sido utilizadas máquinas para retirar a areia que entupia a passagem da água entre a lagoa e o mar.

É uma intervenção que ao longo dos anos tem sido feita e que leva as autarquias a defender uma obra mais definitiva, nomeadamente a construção de um paredão em pedras ou com espigões, que impeça o assoreamento.

A empreitada inclui também o transporte e utilização da areia retirada para tapar centenas de sacas de areia destruídas pela erosão marítima na margem sul da lagoa – ali colocadas para proteger moradias que se encontravam em risco devido à proximidade da água – e a colocação de pedras para suster o cordão dunar no Bom Sucesso.

Neste momento decorre a segunda fase das dragagens da zona superior da Lagoa, para retirar 875 mil metros cúbicos de areia, num investimento de 14,683 milhões de euros, operação que vem no seguimento da remoção de 716 mil metros cúbicos, no âmbito da primeira fase dos trabalhos.

Vai ainda ser feita a dragagem da parte inferior da lagoa, para a qual está a ser preparado o projeto de intervenção, e que se estima custe aproximadamente dois milhões de euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Suspeito de esfaqueamento detido pela Judiciária

Um homem de 24 anos que tentou matar outro com uma faca, no ano passado em Rio Maior, foi detido no dia 24 de maio pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária em Ferrel, no concelho de Peniche.

pj

João Almeida com Covid-19 desiste do Giro d’Italia

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.

almeida 3