Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Reaberta ligação entre o mar e a Lagoa de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os trabalhos de abertura do canal de ligação da Lagoa de Óbidos ao mar decorreram na manhã da passada segunda-feira, permitindo a reposição da aberta, essencial para que o ecossistema lagunar não morra.

Os trabalhos de abertura do canal de ligação da Lagoa de Óbidos ao mar decorreram na manhã da passada segunda-feira, permitindo a reposição da aberta, essencial para que o ecossistema lagunar não morra.

A reposição da aberta foi uma obra desenvolvida pela Agência Portuguesa do Ambiente com equipamentos e recursos dos Municípios de Óbidos e das Caldas da Rainha, cujos autarcas acompanharam os trabalhos.

O assoreamento da lagoa tinha fechado o canal há cerca de duas semanas, tendo agora sido utilizadas máquinas para retirar a areia que entupia a passagem da água entre a lagoa e o mar.

É uma intervenção que ao longo dos anos tem sido feita e que leva as autarquias a defender uma obra mais definitiva, nomeadamente a construção de um paredão em pedras ou com espigões, que impeça o assoreamento.

A empreitada inclui também o transporte e utilização da areia retirada para tapar centenas de sacas de areia destruídas pela erosão marítima na margem sul da lagoa – ali colocadas para proteger moradias que se encontravam em risco devido à proximidade da água – e a colocação de pedras para suster o cordão dunar no Bom Sucesso.

Neste momento decorre a segunda fase das dragagens da zona superior da Lagoa, para retirar 875 mil metros cúbicos de areia, num investimento de 14,683 milhões de euros, operação que vem no seguimento da remoção de 716 mil metros cúbicos, no âmbito da primeira fase dos trabalhos.

Vai ainda ser feita a dragagem da parte inferior da lagoa, para a qual está a ser preparado o projeto de intervenção, e que se estima custe aproximadamente dois milhões de euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1