Q

Previsão do tempo

21° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 23° C
21° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 24° C
22° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 26° C

Reaberta ligação entre o mar e a Lagoa de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os trabalhos de abertura do canal de ligação da Lagoa de Óbidos ao mar decorreram na manhã da passada segunda-feira, permitindo a reposição da aberta, essencial para que o ecossistema lagunar não morra.

Os trabalhos de abertura do canal de ligação da Lagoa de Óbidos ao mar decorreram na manhã da passada segunda-feira, permitindo a reposição da aberta, essencial para que o ecossistema lagunar não morra.

A reposição da aberta foi uma obra desenvolvida pela Agência Portuguesa do Ambiente com equipamentos e recursos dos Municípios de Óbidos e das Caldas da Rainha, cujos autarcas acompanharam os trabalhos.

O assoreamento da lagoa tinha fechado o canal há cerca de duas semanas, tendo agora sido utilizadas máquinas para retirar a areia que entupia a passagem da água entre a lagoa e o mar.

É uma intervenção que ao longo dos anos tem sido feita e que leva as autarquias a defender uma obra mais definitiva, nomeadamente a construção de um paredão em pedras ou com espigões, que impeça o assoreamento.

A empreitada inclui também o transporte e utilização da areia retirada para tapar centenas de sacas de areia destruídas pela erosão marítima na margem sul da lagoa – ali colocadas para proteger moradias que se encontravam em risco devido à proximidade da água – e a colocação de pedras para suster o cordão dunar no Bom Sucesso.

Neste momento decorre a segunda fase das dragagens da zona superior da Lagoa, para retirar 875 mil metros cúbicos de areia, num investimento de 14,683 milhões de euros, operação que vem no seguimento da remoção de 716 mil metros cúbicos, no âmbito da primeira fase dos trabalhos.

Vai ainda ser feita a dragagem da parte inferior da lagoa, para a qual está a ser preparado o projeto de intervenção, e que se estima custe aproximadamente dois milhões de euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Um dia de folga para o Joaquim Sá

A Associação MVC (Movimento Viver o Concelho) vai desenvolver um projeto que procura dar um dia de folga ao trabalho diário executado por Joaquim Sá para assegurar refeições a pessoas necessitadas, uma missão em que se tem empenhado nas Caldas da Rainha desde os anos 80 do século passado. 

quim2

Volta a Portugal do Futuro arranca nas Caldas

A 30ª Volta a Portugal do Futuro/3º Grande Prémio CMTV foi apresentada na passada terça-feira no Abraço Verde, no Complexo Desportivo das Caldas da Rainha, cidade onde na quinta-feira de manhã arrancará a prova, com partida da avenida junto à Comunidade Urbana do Oeste, percorrendo mais de 500 quilómetros, divididos por quatro etapas, com passagens por Pombal, Figueiró dos Vinhos, Castelo Branco, Sernancelhe, São Pedro do Sul, Murtosa e Águeda.

volta