Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 12° C
9° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
8° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 13° C

Doces de natal em ateliê da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) realizou dois workshops com propostas natalícias, um deles de gastronomia e outro um ateliê de pastelaria e doçaria de natal. O primeiro reverteu a favor da Ordem do Trevo e o segundo teve lugar nas instalações da escola, em Óbidos, sendo a receita entregue aos Guias de São Lourenço.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) realizou dois workshops com propostas natalícias, um deles de gastronomia e outro um ateliê de pastelaria e doçaria de natal. O primeiro reverteu a favor da Ordem do Trevo e o segundo teve lugar nas instalações da escola, em Óbidos, sendo a receita entregue aos Guias de São Lourenço.

Foi uma excelente oportunidade para aprender e testar receitas tradicionais e típicas de natal, tais como fios de ovos, doce de ovos, lampreia, filhós de natal, tronco de natal, sonhos à portuguesa e bolo rei.

“Sabemos que o período do natal é uma altura com especial dinamismo económico, fruto do aumento da procura por causa das compras festivas. Há uma maior propensão para dar e receber. É também, juntamente com a festa de ano novo, um período de época alta para as atividades e empresas no setor do turismo, onde se deve evidenciar a preocupação com a realização de atividades de responsabilidade social”, manifestou Daniel Pinto, diretor da EHTO.

“Consideramos ser absolutamente fundamental desenvolver um projeto educativo assente nos ideais da tolerância, fraternidade, solidariedade e responsabilidade social. Depois de dois anos exigentes e difíceis do ponto de vista da gestão das emoções e das relações sociais, familiares e profissionais, em que a nossa saúde e segurança estiveram fortemente ameaçadas, estamos todos a precisar de uma quadra natalícia plena de harmonia, paz, calor fraternal e esperança”, acrescentou o responsável.

O formador chef Fernando Correia partilha com os leitores do JORNAL DAS CALDAS algumas receitas de doces feitos no ateliê de natal.

Coscorões / Filhós de natal

Ingredientes: Farinha 1 g, açúcar 100 gr, manteiga 100 gr, ovos 6 + 6 gemas, água q.b., laranja sumo e raspa, levedura fresca 20 gr, açúcar e canela q.b. e aguardente q.b.

Preparação: Coloque a farinha, o açúcar, os ovos e a manteiga e o sumo da laranja juntamente com a raspa. Coloque na batedeira com gancho e deixe por amassar todos os ingredientes em simultâneo, juntando um pouco de água até obter uma massa dura e muito bem ligada. A meio da amassadura junte a levedura e deixe amassar até ficar com uma massa homogénea. Coloque numa taça e leve à estufa para levedar durante uma hora. De seguida com um rolo estenda a massa e corte-a em forma de grades com a ajuda de uma carretilha. Frite os coscorões em óleo bem quente. Escorra os coscorões e passe-os por uma calda de açúcar que pode ser perfumada com uma casca de limão ou laranja e polvilhe com açúcar e canela.

Arrepiados

Ingredientes: Claras 60 gr, amêndoa laminada 250 gr e açúcar 250 gr.

Preparação: Fazer uma merengagem com o açúcar e as claras. Quando estiver pronta, juntar a amêndoa e misturar. Cozer em tabuleiros forrados com obreia, no forno, a 150°c. Após 20 minutos de cozedura, pressionar cada unidade para rachar. Deixar cozer mais 20 a 30 minutos. Retirar a obreia à volta dos bolos e arrumar em bandejas.

Ovos moles com amêndoa

Ingredientes: 200 gr de farinha amêndoa, 1 kg de açúcar, 500 ml de água, 32 gemas de ovo e raspa de limão q.b.

Preparação: Num tacho, leve ao lume a água e o açúcar. Mexa e deixe ferver até obter ponto pérola. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. À calda de açúcar, adicione as gemas. Com uma colher de pau e misture muito bem. Leve o tacho novamente ao lume. Deixe cozinhar em lume brando sem parar de mexer. Logo que comece a engrossar, adicione 2/3 da amêndoa e misture. Antes de começar a ferver apague o lume. Deixe arrefecer. Sirva os ovos moles bem frios.

Molotof

Ingredientes: 500 ml de claras de ovo, 500 ml colheres de sopa de açúcar e caramelo líquido.

Preparação: Adicione uma pitada de sal às claras e bata em castelo firme. Sem parar de bater, adicione o açúcar colher a colher e continue a bater até obter um merengue espesso e no fim adicione uma colher de café de bicarbonato de sódio. Aos poucos adicione o caramelo a gosto. Coloque o preparado numa forma de buraco, previamente caramelizada e leva ao forno pré aquecido a 200º por 10 minutos. Desligue o forno e deixe repousar cerca de 20 minutos. Desenforme quando arrefecer.

Preparar o caramelo para o molotof: A calda de caramelo é feita a partir do açúcar misturado com água, que depois de aquecido carameliza, transformando-se num líquido viscoso de cor castanha. Iniciar a preparação da calda de caramelo colocando o açúcar numa panela com fundo largo e aquecendo de seguida em lume brando. O açúcar vai derreter lentamente e quando estiver a ficar dourado, acrescente a água bem quente, mexendo sempre. O preparado fica no lume até ficar com a consistência pretendida. Para finalizar é só deixar arrefecer e está pronto a utilizar no molotof.

Torta de laranja

Ingredientes: Amido 40 gr, fermento em pó 10 gr, manteiga q.b. para untar, açúcar 1 kg, 20 ovos, 2 laranjas e 1 limão.

Preparação: Junta-se numa tigela o amido e o fermento em pó. Adicionam-se os ovos aos poucos. Acrescenta-se o açúcar e mexe-se com varas. Juntam-se a raspa e sumos do limão e da laranja. Forra-se um tabuleiro de aba baixa com papel vegetal, unta-se e coloca-se o preparado. Vai a cozer simples ou em banho-maria a 190ºc. Depois de cozida retira-se do forno, coloca-se uma folha de papel vegetal na mesa com açúcar e deita-se para cima a torta deixa-se arrefecer um pouco e enrola-se. Aperta-se com o papel e vai para o frio arrefecer.

Tronco de Natal

Ingredientes: Massa do Tronco – 700 gr de açúcar, 1000 gr ovos + 260 gr gemas, 550 gr de farinha tp55, 1 colher de sobremesa de cacau e 1 colher de sopa de fermento em pó.

Cobertura: 40 gr de manteiga, 500 ml de natas, 200 gr de chocolate leite, 200 gr de chocolate negro e raspas de chocolate e fios de ovos

Preparação: Massa do Tronco: Ligue o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal siliconizado. Em seguida bata os ovos com as gemas e o açúcar e deixe bater até duplicar volume. À parte, peneire a farinha com o fermento e envolva delicadamente no preparado anterior. Deite esse mesmo preparado para o tabuleiro e alise com uma espátula. Leve ao forno durante 12 minutos. Desenforme e deixe arrefecer.

Cobertura: Coloque as natas até levantar fervura. Junte o chocolate partido em bocados e misturar muito bem até obter um creme homogéneo. A seguir incorpore a manteiga e emulsione. Retire do lume e deixe arrefecer. Depois deite a cobertura ao longo do tronco. Para finalizar coloque as raspas de chocolate e fios de ovos para decorar.

Pão-de-ló de Alfeizerão

Ingredientes: 10 ovos, 30 gemas, açúcar 500 gr e farinha 250 gr.

Preparação: Coloca-se os ovos e o açúcar a bater na batedeira em velocidade rápida com varas até triplicar de volume. Reduza a velocidade e incorpore as gemas e deixe bater o conjunto durante mais dez minutos. Peneira-se depois a farinha e envolve-se à mão no preparado anterior. Tende-se em formas próprias forradas com papel vegetal e leva-se a cozer a 200ºc.

Pudim de Ovos

Ingredientes: 14 ovos, 330 gr de açúcar, 1 litro de leite (fervido), pau de canela, casca de limão e caramelo na forma.

Preparação: Ferver o leite com a casca do limão e pau de canela. Bater os ovos com o açúcar. Juntar o leite fervido. Untar a forma com caramelo e levar ao forno a cozer 200ºc em  banho maria cerca de uma hora. Desenformar o pudim quase frio.

Fios de ovos

Ingredientes: 0,5 l de água, 1 kg de açúcar e 20 gemas de ovos.

Preparação: Deixamos ferver a calda até ponto pérola 107ºc. Separar as claras e gemas dos 20 ovos, para aproveitar apenas as gemas. Passar as gemas pelo chines várias vezes, até a gema estar bem líquida. Colocar as gemas no funil tipo regador e verter na calda em movimentos circulares. Depois baixar a intensidade do lume e com a ajuda de uma escumadeira retirar os fios e deixar a escorrer. Quando frios molhar as mãos e abri-los.

Sonhos à portuguesa

Ingredientes: Para os sonhos: 300 gr farinha, 6 ovos, 80 gr manteiga, 1 pitada de sal, 1/2 l água, 100 gr colheres de sopa de açúcar, 1 laranja (casca e raspa), q.b. açúcar em pó para polvilhar e q.b. canela para polvilhar.

Para a calda: 200 gr açúcar, 1 laranja (casca), 1 pau de canela e 150 ml de água.

Preparação: Para os sonhos – Leve ao lume um tacho com a água, o sal, a margarina, o açúcar e a casca da laranja. Deixe ferver. Retire a casca da laranja com a ajuda de um garfo. Junte a farinha de uma só vez e mexa bem sem tirar do lume, até ficar uma massa macia. Retire então do lume, deite para uma tigela, deixe arrefecer um pouco e junte os ovos um a um, mexendo bem após cada adição. Leve ao lume um tacho com óleo e deixe-o aquecer. Deite no óleo colheradas da massa e deixe fritar lentamente, picando os sonhos com um garfo de vez em quando, até triplicarem o volume e ficarem duros e douradinhos. Retire-os, escorra-os, polvilhe com açúcar e canela. Se gostar faça uma calda para os acompanhar. Pode também regá-los com esta, depois de fria.

Para a calda: Leve ao lume a água com o açúcar, a canela e a casca da laranja, deixe ferver durante 10 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer. Acompanhe quando servir os sonhos. Se pretender fazer a calda deve começar por esta. Para fazer a calda, pode utilizar casca de limão em vez de casca de laranja.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Icónico edifício da Secla vai ser reabilitado

Depois de vários anos ao abandono e já em estado de degradação, o edifício icónico sede da Secla, nas Caldas da Rainha, vai finalmente ser totalmente reabilitado e valorizado.

secla

Alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste na final do Concurso Jovem Talento da Gastronomia

A aluna Milene Parreira, 23 anos, de Caldas da Rainha, e o aluno Mauro Carreira, 18 anos, de Rio Maior, que frequentam, respetivamente, o Curso de Gestão e Produção de Cozinha – 3º semestre e o Curso de Técnicas de Cozinha/Pastelaria - 3º ano, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, em Caldas da Rainha, conquistaram o apuramento para a Grande Final Nacional do Concurso Jovem Talento da Gastronomia (JTG), que será realizada no dia 8 de fevereiro em Esposende.

alunos1