Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Doces de natal em ateliê da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) realizou dois workshops com propostas natalícias, um deles de gastronomia e outro um ateliê de pastelaria e doçaria de natal. O primeiro reverteu a favor da Ordem do Trevo e o segundo teve lugar nas instalações da escola, em Óbidos, sendo a receita entregue aos Guias de São Lourenço.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) realizou dois workshops com propostas natalícias, um deles de gastronomia e outro um ateliê de pastelaria e doçaria de natal. O primeiro reverteu a favor da Ordem do Trevo e o segundo teve lugar nas instalações da escola, em Óbidos, sendo a receita entregue aos Guias de São Lourenço.

Foi uma excelente oportunidade para aprender e testar receitas tradicionais e típicas de natal, tais como fios de ovos, doce de ovos, lampreia, filhós de natal, tronco de natal, sonhos à portuguesa e bolo rei.

“Sabemos que o período do natal é uma altura com especial dinamismo económico, fruto do aumento da procura por causa das compras festivas. Há uma maior propensão para dar e receber. É também, juntamente com a festa de ano novo, um período de época alta para as atividades e empresas no setor do turismo, onde se deve evidenciar a preocupação com a realização de atividades de responsabilidade social”, manifestou Daniel Pinto, diretor da EHTO.

“Consideramos ser absolutamente fundamental desenvolver um projeto educativo assente nos ideais da tolerância, fraternidade, solidariedade e responsabilidade social. Depois de dois anos exigentes e difíceis do ponto de vista da gestão das emoções e das relações sociais, familiares e profissionais, em que a nossa saúde e segurança estiveram fortemente ameaçadas, estamos todos a precisar de uma quadra natalícia plena de harmonia, paz, calor fraternal e esperança”, acrescentou o responsável.

O formador chef Fernando Correia partilha com os leitores do JORNAL DAS CALDAS algumas receitas de doces feitos no ateliê de natal.

Coscorões / Filhós de natal

Ingredientes: Farinha 1 g, açúcar 100 gr, manteiga 100 gr, ovos 6 + 6 gemas, água q.b., laranja sumo e raspa, levedura fresca 20 gr, açúcar e canela q.b. e aguardente q.b.

Preparação: Coloque a farinha, o açúcar, os ovos e a manteiga e o sumo da laranja juntamente com a raspa. Coloque na batedeira com gancho e deixe por amassar todos os ingredientes em simultâneo, juntando um pouco de água até obter uma massa dura e muito bem ligada. A meio da amassadura junte a levedura e deixe amassar até ficar com uma massa homogénea. Coloque numa taça e leve à estufa para levedar durante uma hora. De seguida com um rolo estenda a massa e corte-a em forma de grades com a ajuda de uma carretilha. Frite os coscorões em óleo bem quente. Escorra os coscorões e passe-os por uma calda de açúcar que pode ser perfumada com uma casca de limão ou laranja e polvilhe com açúcar e canela.

Arrepiados

Ingredientes: Claras 60 gr, amêndoa laminada 250 gr e açúcar 250 gr.

Preparação: Fazer uma merengagem com o açúcar e as claras. Quando estiver pronta, juntar a amêndoa e misturar. Cozer em tabuleiros forrados com obreia, no forno, a 150°c. Após 20 minutos de cozedura, pressionar cada unidade para rachar. Deixar cozer mais 20 a 30 minutos. Retirar a obreia à volta dos bolos e arrumar em bandejas.

Ovos moles com amêndoa

Ingredientes: 200 gr de farinha amêndoa, 1 kg de açúcar, 500 ml de água, 32 gemas de ovo e raspa de limão q.b.

Preparação: Num tacho, leve ao lume a água e o açúcar. Mexa e deixe ferver até obter ponto pérola. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. À calda de açúcar, adicione as gemas. Com uma colher de pau e misture muito bem. Leve o tacho novamente ao lume. Deixe cozinhar em lume brando sem parar de mexer. Logo que comece a engrossar, adicione 2/3 da amêndoa e misture. Antes de começar a ferver apague o lume. Deixe arrefecer. Sirva os ovos moles bem frios.

Molotof

Ingredientes: 500 ml de claras de ovo, 500 ml colheres de sopa de açúcar e caramelo líquido.

Preparação: Adicione uma pitada de sal às claras e bata em castelo firme. Sem parar de bater, adicione o açúcar colher a colher e continue a bater até obter um merengue espesso e no fim adicione uma colher de café de bicarbonato de sódio. Aos poucos adicione o caramelo a gosto. Coloque o preparado numa forma de buraco, previamente caramelizada e leva ao forno pré aquecido a 200º por 10 minutos. Desligue o forno e deixe repousar cerca de 20 minutos. Desenforme quando arrefecer.

Preparar o caramelo para o molotof: A calda de caramelo é feita a partir do açúcar misturado com água, que depois de aquecido carameliza, transformando-se num líquido viscoso de cor castanha. Iniciar a preparação da calda de caramelo colocando o açúcar numa panela com fundo largo e aquecendo de seguida em lume brando. O açúcar vai derreter lentamente e quando estiver a ficar dourado, acrescente a água bem quente, mexendo sempre. O preparado fica no lume até ficar com a consistência pretendida. Para finalizar é só deixar arrefecer e está pronto a utilizar no molotof.

Torta de laranja

Ingredientes: Amido 40 gr, fermento em pó 10 gr, manteiga q.b. para untar, açúcar 1 kg, 20 ovos, 2 laranjas e 1 limão.

Preparação: Junta-se numa tigela o amido e o fermento em pó. Adicionam-se os ovos aos poucos. Acrescenta-se o açúcar e mexe-se com varas. Juntam-se a raspa e sumos do limão e da laranja. Forra-se um tabuleiro de aba baixa com papel vegetal, unta-se e coloca-se o preparado. Vai a cozer simples ou em banho-maria a 190ºc. Depois de cozida retira-se do forno, coloca-se uma folha de papel vegetal na mesa com açúcar e deita-se para cima a torta deixa-se arrefecer um pouco e enrola-se. Aperta-se com o papel e vai para o frio arrefecer.

Tronco de Natal

Ingredientes: Massa do Tronco – 700 gr de açúcar, 1000 gr ovos + 260 gr gemas, 550 gr de farinha tp55, 1 colher de sobremesa de cacau e 1 colher de sopa de fermento em pó.

Cobertura: 40 gr de manteiga, 500 ml de natas, 200 gr de chocolate leite, 200 gr de chocolate negro e raspas de chocolate e fios de ovos

Preparação: Massa do Tronco: Ligue o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal siliconizado. Em seguida bata os ovos com as gemas e o açúcar e deixe bater até duplicar volume. À parte, peneire a farinha com o fermento e envolva delicadamente no preparado anterior. Deite esse mesmo preparado para o tabuleiro e alise com uma espátula. Leve ao forno durante 12 minutos. Desenforme e deixe arrefecer.

Cobertura: Coloque as natas até levantar fervura. Junte o chocolate partido em bocados e misturar muito bem até obter um creme homogéneo. A seguir incorpore a manteiga e emulsione. Retire do lume e deixe arrefecer. Depois deite a cobertura ao longo do tronco. Para finalizar coloque as raspas de chocolate e fios de ovos para decorar.

Pão-de-ló de Alfeizerão

Ingredientes: 10 ovos, 30 gemas, açúcar 500 gr e farinha 250 gr.

Preparação: Coloca-se os ovos e o açúcar a bater na batedeira em velocidade rápida com varas até triplicar de volume. Reduza a velocidade e incorpore as gemas e deixe bater o conjunto durante mais dez minutos. Peneira-se depois a farinha e envolve-se à mão no preparado anterior. Tende-se em formas próprias forradas com papel vegetal e leva-se a cozer a 200ºc.

Pudim de Ovos

Ingredientes: 14 ovos, 330 gr de açúcar, 1 litro de leite (fervido), pau de canela, casca de limão e caramelo na forma.

Preparação: Ferver o leite com a casca do limão e pau de canela. Bater os ovos com o açúcar. Juntar o leite fervido. Untar a forma com caramelo e levar ao forno a cozer 200ºc em  banho maria cerca de uma hora. Desenformar o pudim quase frio.

Fios de ovos

Ingredientes: 0,5 l de água, 1 kg de açúcar e 20 gemas de ovos.

Preparação: Deixamos ferver a calda até ponto pérola 107ºc. Separar as claras e gemas dos 20 ovos, para aproveitar apenas as gemas. Passar as gemas pelo chines várias vezes, até a gema estar bem líquida. Colocar as gemas no funil tipo regador e verter na calda em movimentos circulares. Depois baixar a intensidade do lume e com a ajuda de uma escumadeira retirar os fios e deixar a escorrer. Quando frios molhar as mãos e abri-los.

Sonhos à portuguesa

Ingredientes: Para os sonhos: 300 gr farinha, 6 ovos, 80 gr manteiga, 1 pitada de sal, 1/2 l água, 100 gr colheres de sopa de açúcar, 1 laranja (casca e raspa), q.b. açúcar em pó para polvilhar e q.b. canela para polvilhar.

Para a calda: 200 gr açúcar, 1 laranja (casca), 1 pau de canela e 150 ml de água.

Preparação: Para os sonhos – Leve ao lume um tacho com a água, o sal, a margarina, o açúcar e a casca da laranja. Deixe ferver. Retire a casca da laranja com a ajuda de um garfo. Junte a farinha de uma só vez e mexa bem sem tirar do lume, até ficar uma massa macia. Retire então do lume, deite para uma tigela, deixe arrefecer um pouco e junte os ovos um a um, mexendo bem após cada adição. Leve ao lume um tacho com óleo e deixe-o aquecer. Deite no óleo colheradas da massa e deixe fritar lentamente, picando os sonhos com um garfo de vez em quando, até triplicarem o volume e ficarem duros e douradinhos. Retire-os, escorra-os, polvilhe com açúcar e canela. Se gostar faça uma calda para os acompanhar. Pode também regá-los com esta, depois de fria.

Para a calda: Leve ao lume a água com o açúcar, a canela e a casca da laranja, deixe ferver durante 10 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer. Acompanhe quando servir os sonhos. Se pretender fazer a calda deve começar por esta. Para fazer a calda, pode utilizar casca de limão em vez de casca de laranja.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Óbidos Cycling Team na 46ª Ronde de L’Isard

França é o próximo destino internacional da Óbidos Cycling Team. A equipa da Região Oeste prepara-se para enfrentar a Ronde de L’Isard. A 46ª edição da prova por etapas francesa vai disputar-se entre 1 e 5 de maio, com um pelotão de 22 equipas.

cycling

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Cão caiu em falésia e foi resgatado

Um cão que estava desaparecido há três dias foi localizado numa gruta isolada na falésia próxima da praia do Carreiro de Joanes, em Peniche, na tarde de 25 de abril, tendo sido resgatado por meios da Estação Salva-vidas de Peniche e dos bombeiros.

cao1