Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Viajar em segurança pela Europa

Redação

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As pessoas que viajarem para outro Estado da União Europeia, do Espaço Económico Europeu ou para a Suíça devem pedir o cartão europeu de seguro de doença (CESD) nos serviços da Segurança Social (o mais prático é fazê-lo pela internet, na Segurança Social Direta), na ADSE (também possível online) ou na Loja do Cidadão.
O cartão europeu de seguro de doença é útil

As pessoas que viajarem para outro Estado da União Europeia, do Espaço Económico Europeu ou para a Suíça devem pedir o cartão europeu de seguro de doença (CESD) nos serviços da Segurança Social (o mais prático é fazê-lo pela internet, na Segurança Social Direta), na ADSE (também possível online) ou na Loja do Cidadão.

O documento é gratuito e válido por três anos nos 27 países da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. Se viajar com a família, peça um cartão para cada elemento algum tempo antes. Caso o cartão não fique pronto a tempo, é emitido um certificado provisório de substituição, que garante os mesmos benefícios do cartão.

O CESD é um cartão individual que pode ser pedido por trabalhadores que se encontrem abrangidos por um regime de Segurança Social, os não-ativos, os pensionistas e respetivos familiares; beneficiários de subsistemas de saúde públicos; beneficiários de subsistemas de saúde privados; utentes do Serviço Nacional de Saúde, no caso de não haver vínculo à Segurança Social ou a qualquer subsistema de saúde público ou privado.

Este cartão dá acesso aos cuidados médicos nas mesmas condições que os residentes do país de acolhimento: medicamentos, tratamentos, urgências, taxas moderadoras ou outras despesas em caso de acidente ou doença. Estes custos são pagos caso as situações que lhes deram origem aconteçam durante a estadia. O CESD não cobre as despesas se viajar expressamente com o objetivo de obter tratamento médico. Além dos viajantes, pode usá-lo quem residir no estrangeiro temporariamente (estudantes, por exemplo).

Ninguém lhe negará assistência médica se não tiver cartão, mas pode ter de pagá-la. Guarde todos os comprovativos das despesas para pedir o reembolso à Segurança Social ou, por exemplo, à ADSE, conforme o regime em que esteja inscrito, quando regressar a Portugal. Se viajar para fora da União Europeia, confirme junto da embaixada ou do Departamento de Acordos Internacionais da Segurança Social (driss@seg-social.pt) se existe algum acordo de proteção na saúde. O CESD não cobre cuidados de saúde prestados no sistema de saúde privado nem outras despesas, como o custo de repatriamento ou indemnizações por bens perdidos ou roubados. Contudo, pode ser utilizado em cuidados de saúde privados, caso os mesmos estejam abrangidos pelo sistema de Segurança Social ou de saúde do Estado-membro onde se encontre temporariamente e aceitem o CESD.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Maria Inácia Rezola apresentou exposição sobre 25 de Abril patente no CCC

A comissária da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, esteve no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a 16 de abril, para inauguração de uma exposição sobre a revolução e aproveitou a ocasião para uma espécie de aula inaugural para duas turmas das escolas Rafael Bordalo Pinheiro e Raul Proença, no âmbito do Serviço Educativo do CCC.

exposicao25deabrilccc1

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.