Q

Previsão do tempo

10° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 14° C
11° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 14° C
11° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 14° C

Grupo de Erasmus veio conhecer projetos da Fábrica da Criatividade

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Nos dias 18 e 19 de novembro um grupo de 9 pessoas, oriundas de Portugal, Espanha, Eslováquia e Eslovénia, estiveram em Óbidos para conhecer dois projetos da Fábrica da Criatividade: o Atelier e o MyMachine.

Nos dias 18 e 19 de novembro um grupo de 9 pessoas, oriundas de Portugal, Espanha, Eslováquia e Eslovénia, estiveram em Óbidos para conhecer dois projetos da Fábrica da Criatividade: o Atelier e o MyMachine.

Este grupo está a participar, em Lisboa, pela entidade CAI – Associação Internacional, no projeto europeu “Culture Youth Lab: Youth activation and emancipation through creative arts”, que engloba professores e artistas, cujo objetivo é perceber como o processo criativo pode ser utilizado como meio de ativação juvenil, sobretudo para aqueles que estão em situação mais vulnerável.

Foi com este objetivo que o grupo propôs ao Município de Óbidos, no dia 18, a visita aos ateliês das escolas, com a concepção de exercícios específicos para este grupo e, no dia 19, conhecer o projeto MyMachine e visitar alguns dos parceiros, como o Parque Tecnológico de Óbidos e a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.

A Fábrica da Criatividade é um programa criado pelo Município de Óbidos e pretende desenvolver promover a criatividade e inovação, na escola e na comunidade. Este programa tem garantido às Escolas D`Óbidos uma projeção mundial, através do desenvolvimento de redes/parcerias ou da visita de professores e diretores de escolas que procuram conhecer melhor este programa.

O Projecto MyMachine surgiu em Kortrijk (Bélgica), através da Universidade de Howest e está implementado em diversos países (Bélgica, França, Eslovénia, Eslováquia, Portugal, África do Sul, e Oklahoma). A ideia base dos fundadores do projeto é simples: trabalhar a criatividade e a inovação na educação, capacitando os alunos com competências para intervirem no contexto onde se inserem, pensar o território, definir claramente um problema ou necessidade que identifiquem e depois dar-lhes ferramentas para que possam resolver esse problema/necessidade.

Em Portugal, Óbidos foi a primeira região a desenvolver o projecto, através do Parque Tecnológico de Óbidos, do Município de Óbidos, do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, da Escola Superior de Artes de Design de Caldas da Rainha e do CENFIM – Núcleo de Caldas da Rainha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jogo treino de futsal

Apesar de estar de folga, a equipa da Associação Desportiva de Óbidos aproveitou a pausa no Campeonato Distrital de Lisboa para efetuar um jogo treino, em Torres Vedras, com a equipa dos sub 17 do Sporting Clube de Torres.

futsal 1

Conferência sobre espiritismo

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha vai levar a cabo no dia 1 de março, às 21h00, uma conferência subordinada ao tema "Debate público - o espiritismo", com Amélia Reis.