Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Grupo de Erasmus veio conhecer projetos da Fábrica da Criatividade

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Nos dias 18 e 19 de novembro um grupo de 9 pessoas, oriundas de Portugal, Espanha, Eslováquia e Eslovénia, estiveram em Óbidos para conhecer dois projetos da Fábrica da Criatividade: o Atelier e o MyMachine.

Nos dias 18 e 19 de novembro um grupo de 9 pessoas, oriundas de Portugal, Espanha, Eslováquia e Eslovénia, estiveram em Óbidos para conhecer dois projetos da Fábrica da Criatividade: o Atelier e o MyMachine.

Este grupo está a participar, em Lisboa, pela entidade CAI – Associação Internacional, no projeto europeu “Culture Youth Lab: Youth activation and emancipation through creative arts”, que engloba professores e artistas, cujo objetivo é perceber como o processo criativo pode ser utilizado como meio de ativação juvenil, sobretudo para aqueles que estão em situação mais vulnerável.

Foi com este objetivo que o grupo propôs ao Município de Óbidos, no dia 18, a visita aos ateliês das escolas, com a concepção de exercícios específicos para este grupo e, no dia 19, conhecer o projeto MyMachine e visitar alguns dos parceiros, como o Parque Tecnológico de Óbidos e a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.

A Fábrica da Criatividade é um programa criado pelo Município de Óbidos e pretende desenvolver promover a criatividade e inovação, na escola e na comunidade. Este programa tem garantido às Escolas D`Óbidos uma projeção mundial, através do desenvolvimento de redes/parcerias ou da visita de professores e diretores de escolas que procuram conhecer melhor este programa.

O Projecto MyMachine surgiu em Kortrijk (Bélgica), através da Universidade de Howest e está implementado em diversos países (Bélgica, França, Eslovénia, Eslováquia, Portugal, África do Sul, e Oklahoma). A ideia base dos fundadores do projeto é simples: trabalhar a criatividade e a inovação na educação, capacitando os alunos com competências para intervirem no contexto onde se inserem, pensar o território, definir claramente um problema ou necessidade que identifiquem e depois dar-lhes ferramentas para que possam resolver esse problema/necessidade.

Em Portugal, Óbidos foi a primeira região a desenvolver o projecto, através do Parque Tecnológico de Óbidos, do Município de Óbidos, do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, da Escola Superior de Artes de Design de Caldas da Rainha e do CENFIM – Núcleo de Caldas da Rainha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3

Mais de cem armadilhas no Cadaval para apanhar vespas

A Câmara Municipal do Cadaval instalou uma centena de armadilhas um pouco por todo o concelho para apanhar vespas velutinas, que segundo uma contagem quinzenal no espaço de um ano, passaram de dezenas para centenas recolhidas de quinze em quinze dias.

vespas