Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Câmara reduz taxa de IMI e retenção de IRS

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na última reunião de câmara, o executivo municipal aprovou por unanimidade reduzir de 4% para 3,75% a participação da autarquia no IRS das famílias, devolvendo 1,25% aos residentes.
O presidente da Câmara revelou a intenção de baixar os impostos municipais ao longo do mandato

Na última reunião de câmara, o executivo municipal aprovou por unanimidade reduzir de 4% para 3,75% a participação da autarquia no IRS das famílias, devolvendo 1,25% aos residentes.

A medida “tem como objetivos a promoção da fixação da população existente e a atração de novos residentes, por via da implementação de uma política de benefício fiscal”, assim como “dar um sinal de apoio às famílias cujo rendimento é afetado pela pandemia de Covid-19”, refere a proposta, citada pela agência Lusa.

O executivo municipal aprovou também por unanimidade diminuir de 0,375% para 0,365% a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a aplicar sobre prédios urbanos em 2022, tendo em conta “o compromisso assumido publicamente de reduzir progressivamente a taxa de IMI”, sem pôr em causa o equilíbrio das finanças municipais.

A taxa de IMI para prédios urbanos pode variar entre os 0,3% e os 0,45%, cabendo aos municípios fixar o valor entre este intervalo. “A ideia é, nos quatro anos, baixar para os 0,3% o IMI e o IRS para 2%”, afirmou o presidente da Câmara do Cadaval, José Bernardo Nunes.

A autarquia vai ainda minorar em 10% o IMI de imóveis na zona antiga da sede do concelho e nas localidades das freguesias de Vilar e Lamas inseridas na Área de Paisagem Protegida da Serra de Montejunto e majorar em 10% os prédios urbanos degradados em todo o concelho.

O município vai igualmente reduzir o IMI de imóveis às famílias com um dependente (20 euros), dois (40 euros) e três ou mais (70 euros) nos casos de habitação própria e permanente, como forma de apoio social para mitigar os efeitos do aumento da carga fiscal e da pandemia de Covid-19.

As empresas continuam isentas de derrama em 2022.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3

Mais de cem armadilhas no Cadaval para apanhar vespas

A Câmara Municipal do Cadaval instalou uma centena de armadilhas um pouco por todo o concelho para apanhar vespas velutinas, que segundo uma contagem quinzenal no espaço de um ano, passaram de dezenas para centenas recolhidas de quinze em quinze dias.

vespas