Q

Previsão do tempo

10° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C
11° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C
11° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C


Tertúlias dialógicas no Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ

Oradores da tertúlia

Iniciou-se na passada segunda-feira o ciclo de tertúlias dialógicas no auditório da Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos, no âmbito do Folio – Festival Literário de Óbidos, nomeadamente do Folio Educa.

Esta iniciativa, que dá oportunidade de discutir entre apaixonados pela educação várias temáticas subjacentes à mesma, teve início com uma tertúlia dedicada à obra “Conhecimentos Vs. Competências: Uma Dicotomia Disparatada em Educação”, da autoria de João costa e João Couvaneiro.

O livro desmistifica questões relacionadas com a problemática do ensino baseado exclusivamente na transmissão de conhecimentos e do ensino assente no desenvolvimento por competências, chegando à conclusão que ambos se encontram interligados e interdependentes. Analisa ainda assuntos como a inclusão e a cidadania.

Num ambiente informal e de descontração desenvolveu-se um diálogo profícuo entre os autores e o público, onde se extrapolou a obra e se analisaram assuntos ligados ao sistema educativo de forma global.

A sessão decorreu com a presença dos autores, sob a moderação do diretor do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, José Santos.

No âmbito da iniciativa irão ser realizadas outras conversas para um público diversificado e interessado nas temáticas inerentes à educação, como hoje, dia 20 de outubro, com Sérgio Félix,
sobre o livro “Manifesto para uma escola (quase) perfeita”, da Oficina do Livro, no dia 21, com Pedro Patacho, “Pensar a Educação – Escola, justiça social e participação”,  da Porto Editora, e no dia 22, com Miguel Oliveira, Marina Rodrigues e Sandrine Milhano, sobre o livro “Diálogos sobre educação de infância: Cruzar olhares entre a formação e o chão de escola”, edição da Associação de Profissionais de Educação de Infância.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Biblioteca organiza Comunidade de Leitores

A Casa José Saramago - Biblioteca Municipal de Óbidos dará início à sua Comunidade de Leitores - “Ler em Casa”, com a primeira sessão a decorrer no dia 4 de dezembro, pelas 10 horas.

Maestro Victorino de Almeida nos 50 anos da Galeria Ogiva

Na tarde deste domingo foram assinalados os 50 anos da Galeria Ogiva, em Óbidos, com uma festa que contou com a participação do maestro Victorino de Almeida, bem como com o lançamento de um livro de memórias do mestre José Aurélio, fundador daquele espaço.

ogiva

Exposição de escutismo

Uma exposição dedicada aos 50 anos de escutismo em Óbidos e do Núcleo do Oeste do Corpo Nacional de Escutas vai ser inaugurada no próximo sábado, às 16h, no Espaço Ó (em duas salas por cima da farmácia), à entrada da vila, com a presença do bispo D. José Traquina (antigo escuteiro do Oeste).

insignia 50 obidos