Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C
16° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C
16° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 26° C


Tertúlias dialógicas no Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ

Oradores da tertúlia

Iniciou-se na passada segunda-feira o ciclo de tertúlias dialógicas no auditório da Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos, no âmbito do Folio – Festival Literário de Óbidos, nomeadamente do Folio Educa.

Esta iniciativa, que dá oportunidade de discutir entre apaixonados pela educação várias temáticas subjacentes à mesma, teve início com uma tertúlia dedicada à obra “Conhecimentos Vs. Competências: Uma Dicotomia Disparatada em Educação”, da autoria de João costa e João Couvaneiro.

O livro desmistifica questões relacionadas com a problemática do ensino baseado exclusivamente na transmissão de conhecimentos e do ensino assente no desenvolvimento por competências, chegando à conclusão que ambos se encontram interligados e interdependentes. Analisa ainda assuntos como a inclusão e a cidadania.

Num ambiente informal e de descontração desenvolveu-se um diálogo profícuo entre os autores e o público, onde se extrapolou a obra e se analisaram assuntos ligados ao sistema educativo de forma global.

A sessão decorreu com a presença dos autores, sob a moderação do diretor do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, José Santos.

No âmbito da iniciativa irão ser realizadas outras conversas para um público diversificado e interessado nas temáticas inerentes à educação, como hoje, dia 20 de outubro, com Sérgio Félix,
sobre o livro “Manifesto para uma escola (quase) perfeita”, da Oficina do Livro, no dia 21, com Pedro Patacho, “Pensar a Educação – Escola, justiça social e participação”,  da Porto Editora, e no dia 22, com Miguel Oliveira, Marina Rodrigues e Sandrine Milhano, sobre o livro “Diálogos sobre educação de infância: Cruzar olhares entre a formação e o chão de escola”, edição da Associação de Profissionais de Educação de Infância.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Oeste Lusitano regressa com maior presença de criadores de cavalos

O Festival Oeste Lusitano está de regresso ao Parque D. Carlos I, com um programa de 27 a 29 de maio recheado de atividades, entre as quais as tradicionais provas de obstáculos, os batismos de cela, assim como o desfile equestre, largadas de touros e ainda vai contar “a maior presença de criadores de cavalo lusitano desde o início da feira”. Esta nona edição também vai apostar na sustentabilidade, disponibilizando um QR Code que remete para o programa, evitando, assim, o gasto de papel.

oeste lusitano

“Caça à Beata” recolheu pontas de cigarro pela cidade

Quinze voluntários participaram na manhã do passado sábado na ação cívica “Caça à Beata”, que decorreu pelas ruas da cidade. Esta iniciativa cívica, que juntou o movimento cívico #CALDASSempreLimpa e a União de Freguesias das Caldas da Rainha, Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, recolheu em duas horas, pontas de cigarro colocadas em sete garrafões no total de 20 litros.

caca a beata

Dança e videomapping na Praça de Santa Maria

No âmbito do Projeto “5 Municípios. 5 Culturas. 5 Sentidos”, Óbidos recebe no dia 28 de maio, pelas 22 horas, na Praça de Santa Maria, o espetáculo "Entre Palavras", com a participação da Vortice Dance Company, da banda filarmónica da Sociedade Musical e Recreativa Obidense e de poetas populares do concelho.