Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Realizador caldense com documentário sobre a censura na RTP2

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O canal de televisão RTP2 vai estrear no dia 22 de outubro, pelas 20h35, o mais recente documentário escrito e realizado pelo caldense Miguel Costa, intitulado “Lyon de Castro - maior que a censura”.
Documentário "Francisco Lyon de Castro - maior que a Censura"

O canal de televisão RTP2 vai estrear no dia 22 de outubro, pelas 20h35, o mais recente documentário escrito e realizado pelo caldense Miguel Costa, intitulado “Lyon de Castro – maior que a censura”.

Com a duração aproximada de 50 minutos, este filme foi um dos destaques da apresentação da nova grelha da RTP2, no passado dia 30, na Cordoaria Nacional em Lisboa.

O realizador e a sua equipa filmaram os interiores de ficção no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha durante cerca de uma semana, tendo este espaço funcionado como estúdio de cinema.

O elenco integra diversos atores conhecidos do público caldense, tais como Fábio Costa, que interpreta o protagonista Francisco Lyon de Castro, Victor Santos, Nuno Machado e Marta Taveira. A equipa técnica e artística é composta por José Carlos Faria como diretor de arte, Sofia Bandeira Duarte como responsável pelo guarda-roupa e Rodrigo Menezes nos cabelos. António Falcão e Marisa Suzano formam o departamento de imagem. Guadalupe Carvalho é a assistente de realização, Ruca Costa o operador de som e Miguel Molares o maquinista de dolly.

Na figuração especial também aparecem várias caras conhecidas do panorama caldense, tais como Henrique Fialho, Jaime Costa, Daniel Pinto, Manuel Bandeira Duarte, Nuno Bandeira Duarte, José de Bettencourt, Nilo Traesel, Maristela Traesel, Manuel Gil, Francisco Manso, Josefine Winkler, Isabel Candeias e Gabriel Conceição. A voz da narração é a de Paulo Pires. 

“Francisco Lyon de Castro – maior que a Censura” é um documentário que retrata uma personalidade fascinante do século XX português, cuja vida foi dedicada à liberdade de expressão e à democratização da leitura. Através do combate à censura do Estado Novo e da edição de obras literárias a baixo custo, como é o caso dos designados “livros de bolso”, Lyon de Castro foi figura de referência na publicação de textos proibidos, tendo privado com intelectuais importantes da sua época, como Jorge Amado.

A sua biografia está marcada por momentos de grande luta e sofrimento, mas também de resistência, como os diversos anos de prisão política, ou as contrariedades financeiras resultantes da repressão e perseguição constantemente instauradas contra a sua atividade profissional. Serviu de inspiração para Fernando Namora na escrita do romance “Os Clandestinos”. 

Intercalando ficção com testemunhos individuais, o filme conta com o enquadramento histórico e político da vida de Lyon de Castro, desde os anos de 1920 até 1974, efetuado pelo historiador João Madeira, especialista em História de Portugal no Século XX. Apresenta também depoimentos de Tito Lyon de Castro, Nuno Lyon de Castro, Eduardo Lyon de Castro, Rita Rato, José Jorge Letria e Catarina Vaz Pinto. Este é um trabalho revestido do maior interesse, pois através da vida de Francisco Lyon de Castro, é revelado o clima político que se vivia em Portugal no período da ditadura. 

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1