Q

Previsão do tempo

15° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C
16° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C
16° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 26° C

Presidente da Câmara dá pelouros ao PS para garantir governação

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Decorreu na passada sexta-feira a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos municipais em Peniche. Um acordo entre o presidente da Câmara e o PS foi a forma encontrada para garantir uma governação estável, por existirem quatro forças diferentes eleitas para a autarquia.
Henrique Bertino e Ângelo Marques fizeram um acordo

Decorreu na passada sexta-feira a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos municipais em Peniche. Um acordo entre o presidente da Câmara e o PS foi a forma encontrada para garantir uma governação estável, por existirem quatro forças diferentes eleitas para a autarquia.

Henrique Bertino, reeleito presidente da Câmara Municipal de Peniche no dia 26 de setembro, foi empossado com o novo executivo municipal composto por Afonso Clara, ambos eleitos pelo Grupo de Cidadãos Eleitores Por Peniche, Filipe Sales e Cristina Leitão, eleitos pelo PSD, Ângelo Marques e Ana Batalha eleitos pelo PS, e Clara Abrantes eleita pela CDU.

Na Assembleia Municipal tomaram posse Hugo Martins (Grupo de Cidadãos Eleitores Por Peniche), Francisco Salvador (PSD), Anabela Correia Dias (PS), Francisco Lourenço (Grupo de Cidadãos Eleitores Por Peniche), Nuno Madeira (PSD), Vítor Agostinho (CDU), Henrique Estrelinha (PS), Susana Esperança (Grupo de Cidadãos Eleitores Por Peniche), Ana Fialho (PSD), Carlos Chagas (PS), Jorge Batalha (Grupo de Cidadãos Eleitores Por Peniche), Luís Almeida (PSD), José Rocha (CDU), Natália Rocha (PS), Ana Lima (PS), Carlos Domingos (PS), Dina Aparício (Chega) e Margarida Martins (PSD).

Foram ainda empossados António Salvador, presidente da Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia (PSD), Pedro Barata, presidente da Junta de Freguesia de Ferrel (PS), Teresa Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Peniche (Grupo de Cidadãos Eleitores Por Peniche), e Jorge Amador, presidente da Junta de Freguesia da Serra d’El-Rei (CDU).

Após a tomada de posse Joaquim Farto (PS) foi eleito presidente da Assembleia Municipal. Compõem ainda a mesa da Assembleia: Inês Lourenço (Grupo de Cidadãos Eleitores Por Peniche), na qualidade de 1.º secretário, e Mário Mamede (Grupo de Cidadãos Eleitores Por Peniche), na qualidade de 2.º secretário.

Com quatro forças diferentes eleitas para a Câmara Municipal, Henrique Bertino e Ângelo Marques após as eleições estabeleceram contactos no sentido fazerem uma coligação que permita uma governação estável para o desenvolvimento do concelho.

No âmbito de um acordo de governação entre o Grupo de Cidadãos Eleitores por Peniche e o PS de Peniche para este mandato autárquico, os vereadores socialistas vão receber pelouros a tempo inteiro.

Segundo Ângelo Marques, presidente da comissão política do PS, candidato e vereador eleito por esta força partidária, “aceitámos a proposta do sr. presidente de Câmara Municipal, animados de um espírito cívico de serviço ao bem comum, no respeito por valores de lealdade, de ética e de solidariedade para com as instituições e para com as pessoas”.

“Neste tempo de grande dificuldade e exigência, mas também de oportunidades para o concelho de Peniche, o PS assume as suas responsabilidades e garantimos a todos os habitantes do concelho que não nos pouparemos a esforços para ir ao encontro dos seus anseios e das suas preocupações”, transmitiu.

Garantiu que “vamos trabalhar afincadamente com elevado sentido de responsabilidade e de determinação no sentido de valorizar as potencialidades do nosso concelho e que devem ser traduzidas em bem-estar social e económico para as nossas populações”.

“Somos vereadores eleitos nas listas PS, mas estamos convictos que aqueles que nos elegeram como aqueles que votaram noutras forças políticas exigem que o nosso compromisso vá muito para além das lógicas partidárias ou da lógica de medição de egos, e esse desígnio maior é o desenvolvimento de Peniche e a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes”, referiu Ângelo Marques.

Para Henrique Bertino, presidente e candidato eleito pelo Grupo de Cidadãos Eleitores Por Peniche, afirmou que “é fundamental para trabalharmos em prol das nossas gentes haver um executivo municipal com maioria”.

“Não podíamos continuar mais quatros anos no registo do último mandato. Mais importante que os partidos são as pessoas e os projetos que queremos realizar. O Ângelo veio a eleições com projetos em concreto e demonstrou vontade de trabalharmos para o desenvolvimento do concelho de Peniche. Vamos trabalhar com dedicação e entusiamo para tornamos Peniche um concelho em que todos queiram viver, trabalhar e visitar”, manifestou Henrique Bertino.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Registo prévio e pagamento de taxa de três euros para ir à Berlenga

A partir de 1 de junho para ir à Berlenga é necessário obter permissão de acesso à área terrestre da ilha, através de registo numa plataforma eletrónica, bem como pagar uma taxa de três euros, independente do custo da viagem, havendo algumas exceções.

berlenga

Barco de pesca encalhou na Consolação

Um barco de pesca encalhou na madrugada desta terça-feira a sul da Consolação, ao largo de Peniche, com cinco pescadores a bordo, que conseguiram chegar a terra sem problemas numa balsa salva-vidas.

barco3