Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Debate sobre igualdade entre mulheres e homens

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Integrado na 6ª edição do Folio-Festival Literário Internacional de Óbidos, realiza-se no dia 19 de outubro, entre as 14h30 e as 15h45, o debate “Um Longo Caminho para a Igualdade. Vamos falar de Mulheres e Homens no século XXI”.
O debate tem como ponto de partida este livro publicado em março

Integrado na 6ª edição do Folio-Festival Literário Internacional de Óbidos, realiza-se no dia 19 de outubro, entre as 14h30 e as 15h45, o debate “Um Longo Caminho para a Igualdade. Vamos falar de Mulheres e Homens no século XXI”.

“Desde cedo, crianças e adolescentes são confrontados com estereótipos e preconceitos de género. De que forma se pode colocar em prática um princípio e pilar base de todas sociedades: o de que todas as profissões estão acessíveis a qualquer mulher e a qualquer homem e de que todas as pessoas merecem as mesmas oportunidades de carreira, independentemente do género?”, interroga a organização.

Refletir sobre estas questões, junto de jovens, pais, mães, educadores e empregadores, é um dos objetivos principais deste debate que tem como ponto de partida o livro “O Longo Caminho para a Igualdade. Mulheres e Homens no século XXI”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada (texto) e Susana Carvalhinhos (ilustrações). Publicado em março deste ano, é o primeiro livro do iGen-Fórum Organizações para a Igualdade, em parceria com a Imprensa Nacional, a editora pública portuguesa, e que integra já o Plano Nacional de Leitura.

A acontecer na Tenda Vila Literária, em Óbidos, o debate, de acesso livre, contará com intervenções em mesa-redonda de Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada e Susana Carvalhinhos e também de Duarte Azinheira, editor e porta-voz do iGen-Fórum Organizações para a Igualdade. A moderação está a cargo da jornalista da Rádio Renascença, Maria João Costa. Além dos intervenientes da mesa-redonda, espera-se alargar o debate a um público diversificado: alunos e alunas da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, especialistas na temática da igualdade de género no mercado de trabalho, outras escolas de Óbidos e das Caldas da Rainha e representantes de empresas de ambos os concelhos.

Ao longo de toda a sessão o ceramista escultor Carlos Oliveira estará em palco a executar, em tempo real, uma peça de arte em barro alusiva ao tema.

O debate terá transmissão em direto, podendo ser acompanhado nas páginas de Facebook da Imprensa Nacional e da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.

Depois de um ano de interregno, devido à pandemia de Covid-19, a edição deste ano do Folio decorre entre os dias 14 a 24 de outubro. Ao todo esperam-se 161 atividades e 175 autores e escritores presentes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

obidosgaming2

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss