Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Ministra da Agricultura inaugurou instalações da Leader Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, destacou na passada sexta-feira o contributo da Leader Oeste – Associação de Desenvolvimento Local para a economia local, sublinhando que permitiu “dar apoio a mais de trinta mil projetos ao serviço do mundo rural, valorizando, criando e mantendo milhares de postos de trabalho”.
Descerrar da placa inaugural

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, destacou na passada sexta-feira o contributo da Leader Oeste – Associação de Desenvolvimento Local para a economia local, sublinhando que permitiu “dar apoio a mais de trinta mil projetos ao serviço do mundo rural, valorizando, criando e mantendo milhares de postos de trabalho”.

“Durante uma abordagem de 30 anos a Leader Oeste revelou-se um instrumento programático de grande sucesso mobilizador das nossas comunidades, potenciador da identidade territorial da valorização dos nossos recursos endógenos, contribuindo também para a fixação das populações”, afirmou a governante, na cerimónia de inauguração das instalações da Leader Oeste, no Cadaval.

Maria do Céu Antunes disse que atualmente está a decorrer um período de transição entre o Portugal 2020 e Portugal 2030, o que permite beneficiar de uma “dotação orçamental para preparar a estratégia no próximo período de programação”.

A governante recordou que “a Comissão Europeia apresentou há três anos uma reforma para a política agrícola comum e só no final de junho deste ano é que conseguimos chegar a acordo durante a presidência portuguesa, que será aprovado no Parlamento Europeu durante o mês de novembro”. Afirmou que nos últimos dois anos têm estado a trabalhar para construir o Plano Estratégico para ser implementado a partir de janeiro de 2023.

“Estamos num caminho muito positivo para garantirmos aquilo que também aspiramos ao nível da Europa, que é a nossa autonomia estratégica e o contributo para a coesão territorial e para o combate às assimetrias e às desigualdades”, adiantou.

Para a ministra, 2021 e 2022 são muito importantes porque “podemos fazer a transição para o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum 2023-2027 (PEPAC) para termos uma política ativa de gestão baseada numa produção agrícola inovadora e sustentável”.

“Daí, a importância de dispormos de instrumentos que digam respeito à introdução de tecnologia, a chamada digitalização, mas também a práticas mais ecológicas e mais verdes”, apontou.

Segundo a governante, Portugal tem uma missão que é reduzir aquilo que é a “tendência para o despovoamento das nossas zonas rurais”, procurando com isso diminuir o risco de pobreza e as disparidades ente homens e mulheres no emprego nas zonas rurais”. 

Entre outros apoios, a ministra recordou que “o Governo decidiu colocar 93 milhões de euros diretos para uma agenda mobilizadora para a agricultura”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência que desde a passada semana “está disponível para a dinamização de projetos de investigação e inovação”. 

Maria do Céu Antunes pediu aos grupos de ação local que ao desenharem as estratégias para os seus territórios se “organizem entre si com as comunidades intermunicipais”.

A ministra da Agricultura, o presidente da Câmara Municipal do Cadaval, José Bernardo Nunes, e o presidente da direção da Leader Oeste e da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Pedro Folgado, participaram na inauguração da sede da Leader Oeste. As novas instalações funcionam na antiga Escola Primária do Cadaval, um espaço cedido pela Câmara e alvo recente de intervenções de melhoria do edifício e do exterior.

A Leader Oeste já está a funcionar na nova sede há cerca de dois anos, mas devido à pandemia não foi possível realizar a sessão inaugural.

José Bernardo Nunes abordou alguns temas que considera importante para o concelho do Cadaval e para a região, como o fogo bacteriano que está a afetar os pomares da região, o gasóleo verde que no último ano aumentou mais de 50% e a disponibilidade de água para a agricultura. “É urgente encontrar soluções”, afirmou, acrescentando que “nunca nos devemos esquecer que a atividade agrícola transforma a água que consome em alimentos para a nossa sobrevivência”.

Pedro Folgado falou da Leader Oeste no âmbito do desenvolvimento rural do território e do apoio que tem dado aos produtos endógenos e identitários da região. “A questão do levantamento dos moinhos do Oeste tem sido importante, produzimos o apoio na classificação da Serra de Montejunto a paisagem protegida, seminários, a Loja do Oeste em Óbidos, entre outros projetos”, referiu.

O presidente da direção sublinhou que a Leader Oeste possui três grandes áreas: a gestão da medida Leader do Programa de Desenvolvimento Rural com responsabilidade do desenvolvimento local, o lançamento do programa CLDS Melhor Cadaval que tem contribuído para que a Leader não se feche só enquanto desenvolvimento rural mas com uma perspetiva social que é importante para a região, e finalmente a gestão do Centro de Informação da União Europeia (Europe Direct no Cadaval, que trabalha no Oeste, Lezíria e Médio Tejo).

Ana Paula Xavier, presidente da Federação Minha Terra, fez um balanço dos 30 anos da abordagem Leader Oeste e destacou a sua importância para o desenvolvimento dos territórios rurais.

A cerimónia de inauguração contou com uma visita às instalações e um pequeno concerto.

inauguracao 2
A ministra disse ser preciso promover a coesão territorial
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Mais de cem armadilhas no Cadaval para apanhar vespas

A Câmara Municipal do Cadaval instalou uma centena de armadilhas um pouco por todo o concelho para apanhar vespas velutinas, que segundo uma contagem quinzenal no espaço de um ano, passaram de dezenas para centenas recolhidas de quinze em quinze dias.

vespas

Artesanato invadiu Praça da Fruta

“O nosso objetivo foi atingido: reunião entre artesãos de várias áreas, convívio e partilha de conhecimentos e ‘saber fazer’, com todos os que nos visitaram”, resumiu Teresa Teodoro, presidente da Associação de Artesãos de Caldas da Rainha, em relação ao evento “Artesanato na Praça”, que decorreu no passado sábado.

artesanatonapraca2

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1