Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Projeto #AgarrarArTe no Josefa d´Óbidos Hotel

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Josefa d´Óbidos Hotel lançou um novo projeto artístico local, denominado #AgarrarArTe, procurando continuar a colaborar na criação de hábitos de turismo e leitura, contribuindo para o posicionamento de Óbidos como vila de relevância literária.
Instalação artística na parede da entrada principal do hotel

O Josefa d´Óbidos Hotel lançou um novo projeto artístico local, denominado #AgarrarArTe, procurando continuar a colaborar na criação de hábitos de turismo e leitura, contribuindo para o posicionamento de Óbidos como vila de relevância literária.

O projeto, que surge agora na parede da entrada principal do hotel é, em simultâneo, um encontro entre artistas locais do concelho de Óbidos e, ao mesmo tempo, prossegue com a divulgação da prática de bookcrossing (movimento de deixar um livro num local público para que outros o encontrem) que está implementada no hotel há quase dois anos.

Se as viagens, como os livros, permitem viver momentos inesquecíveis em destinos especiais havia que pensar numa analogia entre o evento municipal Óbidos Poetry Sessions, o projeto #josefabookcrossing e a próxima edição do Fólio-Festival Literário Internacional de Óbidos (que se inicia a 14 de outubro).

O ponto de partida do projeto #AgarrarArTe foi um fragmento de obra O Livro do Desassossego, da autoria do semi-heterónimo Bernardo Soares, personagem criada pelo próprio Fernando Pessoa. E selecionou-se uma das frases dessa obra publicada em 1982 (mais de 40 anos após a morte de Pessoa) – “Viajar? Para viajar basta existir” – para ilustrar a instalação artística que agora ornamenta a parede da entrada do Josefa d´Óbidos Hotel.

Após a criação (fevereiro de 2020) de um Recanto de Leitura no Josefa d´Óbidos Hotel – o projeto #josefabookcrossing -, inicia-se uma nova ideia. Conjugando a arte, o turismo e a leitura, o projeto #AgarrarArTe é o aliar da dedicação artística de Carlos Oliveira (ceramista escultor), de Jorge Lindinho (oleiro), de Cecília Ribeiro (designer de joalharia) e de Teresa Uva (designer de cerâmica e vidro).

A instalação artística “Viajar? Para viajar basta existir”, executada em terracota vidrada, junta-se agora às mais de 300 obras em português, inglês, espanhol e francês, que se encontram nas estantes do Recanto de Leitura do Josefa d´ Óbidos Hotel.

O objetivo do projeto artístico local #AgarrarArTe é aumentar a motivação para a prática de Bookcrossing: os hóspedes continuam a ser estimulados a deixar um livro, para que outros o encontrem e o leiam, e a levar consigo outra obra em substituição.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

obidosgaming2

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss