Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
17° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
17° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C

Projeto #AgarrarArTe no Josefa d´Óbidos Hotel

1 de Outubro, 2021
O Josefa d´Óbidos Hotel lançou um novo projeto artístico local, denominado #AgarrarArTe, procurando continuar a colaborar na criação de hábitos de turismo e leitura, contribuindo para o posicionamento de Óbidos como vila de relevância literária.
Instalação artística na parede da entrada principal do hotel

O Josefa d´Óbidos Hotel lançou um novo projeto artístico local, denominado #AgarrarArTe, procurando continuar a colaborar na criação de hábitos de turismo e leitura, contribuindo para o posicionamento de Óbidos como vila de relevância literária.

O projeto, que surge agora na parede da entrada principal do hotel é, em simultâneo, um encontro entre artistas locais do concelho de Óbidos e, ao mesmo tempo, prossegue com a divulgação da prática de bookcrossing (movimento de deixar um livro num local público para que outros o encontrem) que está implementada no hotel há quase dois anos.

Se as viagens, como os livros, permitem viver momentos inesquecíveis em destinos especiais havia que pensar numa analogia entre o evento municipal Óbidos Poetry Sessions, o projeto #josefabookcrossing e a próxima edição do Fólio-Festival Literário Internacional de Óbidos (que se inicia a 14 de outubro).

O ponto de partida do projeto #AgarrarArTe foi um fragmento de obra O Livro do Desassossego, da autoria do semi-heterónimo Bernardo Soares, personagem criada pelo próprio Fernando Pessoa. E selecionou-se uma das frases dessa obra publicada em 1982 (mais de 40 anos após a morte de Pessoa) – “Viajar? Para viajar basta existir” – para ilustrar a instalação artística que agora ornamenta a parede da entrada do Josefa d´Óbidos Hotel.

Após a criação (fevereiro de 2020) de um Recanto de Leitura no Josefa d´Óbidos Hotel – o projeto #josefabookcrossing -, inicia-se uma nova ideia. Conjugando a arte, o turismo e a leitura, o projeto #AgarrarArTe é o aliar da dedicação artística de Carlos Oliveira (ceramista escultor), de Jorge Lindinho (oleiro), de Cecília Ribeiro (designer de joalharia) e de Teresa Uva (designer de cerâmica e vidro).

A instalação artística “Viajar? Para viajar basta existir”, executada em terracota vidrada, junta-se agora às mais de 300 obras em português, inglês, espanhol e francês, que se encontram nas estantes do Recanto de Leitura do Josefa d´ Óbidos Hotel.

O objetivo do projeto artístico local #AgarrarArTe é aumentar a motivação para a prática de Bookcrossing: os hóspedes continuam a ser estimulados a deixar um livro, para que outros o encontrem e o leiam, e a levar consigo outra obra em substituição.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Filipe Daniel tomou posse como novo presidente da Câmara

O engenheiro agrónomo Filipe Daniel tomou posse no passado domingo como novo presidente da Câmara Municipal de Óbidos, assumindo-se como uma “renovação de um período dentro do ciclo de governação PSD”, estando acompanhado por “uma equipa de vereadores experientes, que conhecem a realidade e que estão disponíveis para continuar a ajudar a construir o futuro do concelho”.

tomada1

FOLIO considerado “um ponto obrigatório no roteiro dos escritores”

O FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos regressou na passada quinta-feira às ruas da vila, numa edição dedicada a “O Outro”. O evento, que termina no próximo domingo e que conta com 175 autores e escritores presentes em 161 atividades, entre as quais 16 mesas de autor e debates, 23 concertos e 12 exposições, foi “o primeiro evento, desde o início da pandemia, que nos uniu à volta do que é o mais importante nas nossas vidas: a literatura”.

folio1