Q

Previsão do tempo

19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 27° C
  • Tuesday 26° C
19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 26° C
17° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 29° C
  • Tuesday 29° C

Projeto #AgarrarArTe no Josefa d´Óbidos Hotel

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Josefa d´Óbidos Hotel lançou um novo projeto artístico local, denominado #AgarrarArTe, procurando continuar a colaborar na criação de hábitos de turismo e leitura, contribuindo para o posicionamento de Óbidos como vila de relevância literária.
Instalação artística na parede da entrada principal do hotel

O Josefa d´Óbidos Hotel lançou um novo projeto artístico local, denominado #AgarrarArTe, procurando continuar a colaborar na criação de hábitos de turismo e leitura, contribuindo para o posicionamento de Óbidos como vila de relevância literária.

O projeto, que surge agora na parede da entrada principal do hotel é, em simultâneo, um encontro entre artistas locais do concelho de Óbidos e, ao mesmo tempo, prossegue com a divulgação da prática de bookcrossing (movimento de deixar um livro num local público para que outros o encontrem) que está implementada no hotel há quase dois anos.

Se as viagens, como os livros, permitem viver momentos inesquecíveis em destinos especiais havia que pensar numa analogia entre o evento municipal Óbidos Poetry Sessions, o projeto #josefabookcrossing e a próxima edição do Fólio-Festival Literário Internacional de Óbidos (que se inicia a 14 de outubro).

O ponto de partida do projeto #AgarrarArTe foi um fragmento de obra O Livro do Desassossego, da autoria do semi-heterónimo Bernardo Soares, personagem criada pelo próprio Fernando Pessoa. E selecionou-se uma das frases dessa obra publicada em 1982 (mais de 40 anos após a morte de Pessoa) – “Viajar? Para viajar basta existir” – para ilustrar a instalação artística que agora ornamenta a parede da entrada do Josefa d´Óbidos Hotel.

Após a criação (fevereiro de 2020) de um Recanto de Leitura no Josefa d´Óbidos Hotel – o projeto #josefabookcrossing -, inicia-se uma nova ideia. Conjugando a arte, o turismo e a leitura, o projeto #AgarrarArTe é o aliar da dedicação artística de Carlos Oliveira (ceramista escultor), de Jorge Lindinho (oleiro), de Cecília Ribeiro (designer de joalharia) e de Teresa Uva (designer de cerâmica e vidro).

A instalação artística “Viajar? Para viajar basta existir”, executada em terracota vidrada, junta-se agora às mais de 300 obras em português, inglês, espanhol e francês, que se encontram nas estantes do Recanto de Leitura do Josefa d´ Óbidos Hotel.

O objetivo do projeto artístico local #AgarrarArTe é aumentar a motivação para a prática de Bookcrossing: os hóspedes continuam a ser estimulados a deixar um livro, para que outros o encontrem e o leiam, e a levar consigo outra obra em substituição.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

O carnaval na obra de Rafael Bordalo Pinheiro

O Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras inaugurou no dia 29 de setembro a nova exposição temporária “A “Mascarada Política” – O Carnaval na obra de Rafael Bordalo Pinheiro (1870-1905), que estará patente até 5 de fevereiro de 2023. 

bordalo

Jorge Castro lança livro na Biblioteca

Organizado pela Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha, realiza-se no dia 15 de outubro, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, o lançamento, na região Oeste, do 18.º livro de Jorge Castro, "Isto, agora são outros 70...", um retrato de Portugal com cerca de 200 fotografias comentadas, do período de 1970 a 1974.

jorge