Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

PS perde vereador e três deputados municipais

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na sede do Partido Socialista a noite foi de derrota, tendo perdido um dos dois vereadores, como também viu reduzido para metade os membros na Assembleia Municipal e terminado a liderança da União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto.
Luís Patacho a acompanhar os resultados eleitorais

Na sede do Partido Socialista a noite foi de derrota, tendo perdido um dos dois vereadores, como também viu reduzido para metade os membros na Assembleia Municipal e terminado a liderança da União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto.

Duas horas e meia após o fecho das urnas, e com alguns resultados oficialmente apurados, o ambiente vivido na sede do PS era de desânimo, apesar de ser a terceira força mais votada no concelho, com 11,14 % (2474 votos). Os socialistas caldenses não conseguiram acompanhar a tendência nacional e ganhar as autárquicas. Para o candidato Luís Patacho, “a mensagem do partido nas Caldas da Rainha falhou, apesar de continuar a achar que tínhamos o melhor projeto para o concelho”.

O socialista também disse que “entendíamos ser a alternativa com mais condições para exercer o poder na Câmara Municipal, que não nos foi entregue, mas a democracia é mesmo isto”, por isso “aceito os resultados”.

Embora com menos votos do que há quatro anos e três deputados municipais, ficando apenas com Jaime Neto, Pedro Seixas e Vânia Almeida, o PS poderá ser o “fiel da balança” no próprio elenco camarário, uma vez que o seu único vereador eleito pode fazer a diferença, pois quer o Vamos Mudar quer o PSD têm o mesmo número de elementos na câmara, três. Questionado sobre essa situação, Luís Patacho não quis adiantar nada, visto que “não conversámos sobre isso”.

Já em relação à Assembleia Municipal, onde o PSD irá ter uma maioria absoluta, o candidato socialista disse que “esta será uma situação nova, em que precisamos pensar bem para que haja condições de governabilidade na Câmara Municipal, portanto, é um xadrez mais complexo, em que quem ganhou a Câmara não tem a maioria absoluta, e também não a tem na Assembleia Municipal, o que vai implicar diálogo e concertações”.

Apesar de tudo, o socialista congratulou o cabeça de lista do movimento Vamos Mudar, Vitor Marques, que “venceu de uma forma categórica e protagonizou a mudança que os caldenses lhe confiaram”. Destacou também que “finalmente se fez democracia nas Caldas da Rainha, que estava cristalizada há 36 anos e desse ponto de vista estou contente, pois foi possível encontrar aqui uma alternância, que se escapava há tantos anos”.

Neste caso, “as pessoas entenderam que alternância devia de ser entregue a Vitor Marques”, apontou Luís Patacho, que aproveitou o momento para demostrar a sua satisfação pelo facto de “se abrir aqui um novo ciclo de mais diálogo e concertação em que todos têm voz e que seguramente será ouvida de outra forma”. Nesse sentido, “os caldenses decidiram depositar a confiança em Vitor Marques e desejo-lhe um ótimo mandato, para o bem das Caldas da Rainha”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1