Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Festival Literário Internacional em Outubro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos volta a realizar-se entre os dias 14 e 24 de outubro, numa edição que terá como tema “O outro”. O evento regressa a Óbidos numa vertente presencial.
O Folio pretende voltar a levar à vila dinamismo cultural e turístico

O Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos volta a realizar-se entre os dias 14 e 24 de outubro, numa edição que terá como tema “O outro”. O evento regressa a Óbidos numa vertente presencial.

Seguirá a mesma filosofia de anos anteriores, dividido por várias áreas temáticas, com os seguintes curadores: Folio Autores – Ana Sousa Dias e Pedro Sousa; Folio Educa – Ana Sofia Godinho; Folio Ilustra – Mafalda Milhões; Folia – programação a cargo da Fundação Inatel; Folio Mais – José Pinho; Folio BD – Pedro Moura; Folio Boémia – Maria Salvador e Catarina Machado.

 Serão 16 mesas e debates no Folio Autores, 35 iniciativas no Folio Educa, 75 atividades do Folio Mais, Banda Desenhada e Folio Ilustra, 23 concertos, 12 exposições. Ao todo, 161 atividades ao longo de 11 dias e 175 autores e escritores presentes.

Uma das marcas deste evento é sua internacionalização, bem como a sua afirmação de evento literário com cariz internacional. Só na vertente do Folio Autores, 30 por cento do programa é composto por convidados estrangeiros que se deslocam a Portugal especialmente para o evento. O Folio Educa e o Folio Mais também receberão convidados oradores de vários países.

Em termos de novidades, será lançada, este ano, a primeira edição do Prémio Literário Fernando Leite Couto, que tem como objetivo promover jovens escritores jovens escritores moçambicanos.

O Prémio Literário Fernando Leite Couto é uma parceria entre a fundação com o mesmo nome (criada pelo pai do escritor Mia Couto, em Maputo), a Câmara de Comércio Portugal Moçambique e a Câmara Municipal de Óbidos.

O Folio 2021 contará igualmente com uma nova área de programação ligada à banda desenhada. Haverá uma exposição e workshops ao longo da semana para públicos com mais de 12 anos.

Relativamente à linha de Programação Folio Ilustra, irá celebrar a obra de José Aurélio e os 50 anos da Galeria Ogiva, em Óbidos.

O Folio teve a sua primeira edição em 2015 e passou a ser um evento estratégico, quer no contexto nacional, quer no território de Óbidos.

Oferecendo um programa que incluirá lançamentos de livros, debates, mesas redondas, entrevistas, sessões de autógrafos e conversas, entre escritores e leitores, o Folio pretende voltar a levar à vila dinamismo cultural e turístico.

Óbidos Living Streets

Haverá ainda o evento Óbidos Living Streets a decorrer em simultâneo com o Folio. A Porta da Vila transforma-se num local vivo, com vida e cujo conceito será ligado à sustentabilidade, ao ambiente, à criação de uma zona pedonal e um mercado de frutas, flores e livros, actividades de educação ambiental para crianças e animação musical.

 Com objetivo de tornar o evento mais inclusivo, em parceria com a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, vai ser criado um folheto em braille.

O evento decorre por todo o centro histórico da Vila de Óbidos. Haverá uma tenda montada na Praça de Santa Maria, que será o palco principal e onde decorre a maior parte das sessões. Existirá ainda uma segunda tenda na Cerca do Castelo, onde se realizarão todos os concertos da Folia. Os museus, galerias e livrarias e a Casa da Música serão novamente palco de algumas das atividades do festival.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

obidosgaming2

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss