Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

O poder local na resolução dos problemas globais

Isabel Alves Pinto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
São várias e ostensivas as questões que se instalam na vivência atual das sociedades e atingem todo o planeta. Refiro-me, nomeadamente, ao terrorismo, à crise dos mercados financeiros, à urbanização desregulada, à exploração excessiva de recursos naturais, à destruição da biodiversidade, à pobreza, às dificuldades no acesso à saúde, à educação, à cultura e à água potável, às desigualdades de género, e ao aquecimento global. Isto só para aflorar uma pequena parte dos assuntos que a todos afligem.

Estas agruras globais que ferem o nosso mundo resultam da soma de muitas parcelas, da adição de inúmeras atuações locais e pessoais.

É um facto comprovado que, ao longo do tempo, todos nós e de vários modos, temos contribuído para a destruição da Terra. Mas, paulatinamente, fomos também criando uma certa sensibilidade para perceber o espaço que nos rodeia e o efeito dos impactos das nossas ações individuais e coletivas, a curto, médio e longo prazo.

Estamos num tempo em que essa perceção se vem tornando cada vez mais evidente, é certo. Mas não basta ter conhecimento de que os problemas existem, é preciso agir, sobretudo a nível autárquico, de forma a resolvê-los ou, pelo menos, a mitigá-los.

É com essa nova consciência que todos teremos de atuar e trabalhar para alcançarmos o almejado e imprescindível desenvolvimento sustentável, que, como se sabe, há de assentar no equilíbrio e na criação de valor nos domínios económico, ambiental e social, gerando-se, através das necessárias parcerias, um panorama que permita o funcionamento e a expansão das comunidades, e dos seus habitats, no presente, sem comprometer o futuro.

Foi com base nesta necessidade imperiosa que os países-membros da Organização das Nações Unidas aprovaram, em setembro de 2015, “A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Este documento que propõe medidas concretas para alcançar um mundo mais justo, próspero e ecológico, é formado por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por 169 metas, e assenta em 5 pilares, interligados e de igual valor, os chamados 5 Pês: P de Paz; P de Pessoas; P de Planeta; P de Prosperidade; P de Parcerias.

O conjunto dos ODS representa, “a visão comum para a Humanidade, um contrato entre os líderes mundiais e os povos”, uma lista das coisas a fazer, até 2030, em nome das pessoas e do planeta. A própria ONU, no entanto, avisa de que estamos muito atrasados na tomada de medidas concretas (tanto a nível individual como coletivo) e de que, se não corrermos, não chegaremos a tempo de sarar a nossa admirável esfera azul.

Os problemas globais exigem, assim, soluções também globais, de extrema urgência, que podem ser descobertas na referida Agenda.

Mas é a nível local que muitas destas respostas, globais, têm de ser procuradas e concretizadas.

É por isso que teremos de contar com autarcas sábios, criativos, arrojados, mas reflexivos e atentos, cientes de que os perigos que assolam o mundo atingem, do mesmo modo, o seu concelho. Mas que, ao mesmo tempo, entrevejam que os territórios que administram, através da sua atuação e da sua ação mobilizadora e de contágio, são também parte da cura. E isso deverá ser encarado não como um fardo, mas como um sinal de esperança, um sentir que está nas suas e nas nossas mãos o poder de resgatar o planeta.

Os desafios que se colocam aos autarcas do presente são inúmeros, no entanto, nessa demanda, devem guiar-se pela “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” da Organização das Nações Unidas, sempre com sentido democrático e exaltação do pluralismo e da liberdade de expressão, de pensamento e de opinião, gerindo as diferenças com um apurado sentido de inclusão baseado no conceito de interculturalidade e de respeito por todos os direitos humanos (sejam eles de primeira, de segunda ou de terceira dimensão).

Sem nunca esquecer que cada um de nós tem de ser o espelho da mudança que propõe.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Mais de cem armadilhas no Cadaval para apanhar vespas

A Câmara Municipal do Cadaval instalou uma centena de armadilhas um pouco por todo o concelho para apanhar vespas velutinas, que segundo uma contagem quinzenal no espaço de um ano, passaram de dezenas para centenas recolhidas de quinze em quinze dias.

vespas

Cadetes e masters no Troféu Cidade Caldas da Rainha

As Piscinas Municipais das Caldas da Rainha foram o palco do XVIII Troféu Cidade Caldas da Rainha em cadetes e do XIX Troféu Cidade Caldas da Rainha em masters, no dia 20 de Abril, evento organizado pela equipa da casa, os Pimpões.

trofeu1

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.