Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Chega apresenta-se como “um projeto capaz de fazer mais e melhor”

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Chega apresentou no passado sábado os dois primeiros candidatos à presidência da Câmara e da Assembleia Municipal do Bombarral, João Hermenegildo e Rute Oliveira, respetivamente. Esta candidatura, que se apresenta como “uma verdadeira alternativa para o concelho”, tem como objetivo “melhorar a vila do Bombarral, que precisa muito de todos nós”.
Elementos que compõem a candidatura do Chega no Bombarral

A apresentação pública dos candidatos decorreu na Praça José Pereira de Carvalho, no Bombarral, com intuito de ser “uma verdadeira alternativa, que vai à raiz dos problemas, com uma equipa competente, que tenho a honra de liderar”, afirmou João Hermenegildo, de 55 anos, que encabeça a lista do Chega nas próximas eleições autárquicas.

O candidato é engenheiro civil, reside no concelho e foi deputado municipal na Assembleia Municipal do Bombarral entre 2000 e 2004, eleito pelo PSD, partido do qual foi militante até há um ano e meio. Atualmente é militante do Chega, tendo integrado desde início a organização concelhia do partido e a comissão instaladora da comissão local.

Esta candidatura, segundo o cabeça de lista, tem “uma motivação que é comum a todas as candidaturas do partido e é protagonizada por pessoas do Bombarral, que não se conformam com a política de fachada a que somos sujeitos há mais de uma década”. Nesse sentido apresentou “uma cartilha, com propostas exequíveis e com objetivos bem determinados”, que passam pela desburocratização do funcionamento da autarquia, agilização de procedimentos, colocação da autarquia ao serviço do munícipe, redução de impostos e taxas da responsabilidade do município para “metade dos valores atualmente praticados”. Trata-se de uma medida que, segundo João Hermenegildo, será “um sinal de incentivo ao investimento e de um ligeiro alívio às pequenas empresas”.

Se for eleito, João Hermenegildo pretende desenvolver “uma política de recuperação do património” através da valorização dos espaços e edifícios públicos, arborizar “massivamente” praças e arruamentos, disciplinar e aumentar o número de lugares de estacionamento, para desta forma valorizar o património privado e tornar a vila apetecível para investir. Além disso tem um “projeto ambicioso” de investimentos na indústria, com a criação de uma zona industrial junto ao nó do Bombarral, na agricultura, sobretudo na área da investigação, formação e apoio logístico, e no turismo, área que pretende realçar.

O programa prevê a reabilitação dos núcleos urbanos, o parque de campismo do Picoto com uma função hoteleira, lançamento de um projeto de recuperação de moinhos de vento, criação de uma praia fluvial no Rio Real na vila, e eletrificação do interior da Mata Municipal. As prioridades passam também por proteger “aquilo que resta do comércio local e favorecer novas unidades através de incentivos e de uma regra de proporcionalidade entre as unidades comerciais”.

A instalação de uma passagem pedonal superior de ferro junto à estação e intervenção nas aldeias do concelho são outras

apostas.

“Assumiremos as responsabilidades da autarquia na educação e defenderemos a autoridade dos pais e professores no processo educacional dos jovens”, explicou o candidato do Chega, adiantando que “não pouparemos esforços na criação do bem-estar nas escolas, seja nas condições de estudo, da prática de desporto ou de garantia da qualidade alimentar”.

João Hermenegildo pretende que o Bombarral seja também “um concelho com desporto acessível a todos, com forte oferta de formação cultural e verdadeiramente solidário”. Ainda assim, “muitas propostas e intenções ficaram por referir ligadas à área do ambiente, dos transportes, da terceira idade e da segurança”, apontou o candidato do Chega, relatando que “este é o nosso programa e não nos desviaremos dele, e é com base na sua execução que queremos ser avaliados daqui a quatro anos”.

A sessão também contou a presença da candidata à Assembleia Municipal, Rute Oliveira, de 46 anos, que se estreia na política para possibilitar “uma nova oportunidade de poder fazer diferente e melhor por este concelho”. “Pretendo com a minha candidatura dar o exemplo a todos os jovens, dando-lhes oportunidade de poder ativamente contribuir com as suas ideias”, frisou a docente do ensino básico.

Além disso quer “melhorar a vila do Bombarral, que precisa muito de todos nós”, mas para isso “é urgente mudar e acreditar nesta grande equipa do Chega, que muito tem para fazer diferente e melhor”. Também considerou que “é necessário encontrar um novo rumo, novas estratégias, e isso só vai ser possível com esta nova força politica”.

Para Rute Oliveira, “o concelho necessita urgentemente de uma nova oportunidade para conseguir potenciar-se com vista ao seu desenvolvimento económico e social”, bem como “definir um percurso de sucesso, assente num cenário de crescimento sustentável, promovendo o bem-estar de todos os bombarralenses”.

A par disso considera que “o Bombarral pode criar riqueza, mas precisa de uma economia qualificada, dinâmica e produtiva, e de uma administração municipal que a promova e centralize o concelho no coração do Oeste, já que o mesmo perdeu a sua identidade com os governantes anteriores”.

Além dos cabeças de lista também foram apresentados os candidatos às juntas de freguesias do concelho (União de Freguesias Bombarral / Vale Covo – Orlando Pereira, Roliça – Diogo Pereira e Carvalhal – Miguel Castelo).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss