Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
Entrevista ao candidato do Partido Socialista

Paulo Gonçalves quer ser “um presidente de todos”

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O professor de educação física e atual vereador Paulo Gonçalves, que encabeça a candidatura do Partido Socialista e que disputa pela primeira vez a liderança da Câmara Municipal de Óbidos nas próximas eleições, afirmou no “Especial Autárquicas 2021”, da Rádio Mais Oeste em colaboração com o JORNAL DAS CALDAS, que o projeto do partido para Óbidos visa “a mudança, quer no estilo de governação quer nos grandes pilares do desenvolvimento económico e social“.
O candidato do Partido Socialista a Óbidos

Paulo Gonçalves, de 55 anos, é professor de educação física do quadro da Escola Secundária Josefa de Óbidos, e atleta/treinador na Federação Portuguesa de Badminton, fazendo parte dos corpos sociais da Associação de Profissionais de Educação Física do distrito de Leiria. Além de desportista, o socialista já foi delegado do Instituto Português da Juventude em Leiria e chefe de gabinete do antigo presidente da Câmara da Marinha Grande.

Com um percurso nas áreas da educação, no associativismo, no desporto e na vida política do concelho, Paulo Gonçalves sublinhou que está nestas eleições com “um espírito de missão”, com o intuito de ser “um presidente de todos”. “Não procuro lugares de destaque, mas reconheço que existem hoje em Óbidos sinais muito evidentes, nas freguesias e na Câmara, de uma desejada e justificada mudança, quer no estilo de governação quer nos grandes pilares do desenvolvimento económico e social do nosso território”, disse.

Para Paulo Gonçalves, que exerce desde 2017 um mandato como vereador na autarquia, para o qual foi eleito como independente nas listas do Partido Socialista, que não é poder em Óbidos há cerca de 20 anos, “o concelho não pode estagnar, nem continuar com níveis reduzidos, no que diz respeito ao desenvolvimento, à qualidade de vida e ao turismo”.

“Além de não ter serviços municipais que possam ajudar a alavancar a exploração de roteiros turísticos, o socialista considera que “não existe nenhum tipo de infraestruturas de apoio ao turista, como por exemplo casas de banho”. “Isso não pode continuar a acontecer e temos que conseguir servir melhor as pessoas que nos visitam, pois são elas uma grande alavanca do ponto de vista da economia local e do emprego”, explicou o docente, adiantando que o seu programa eleitoral “olha para o turismo como uma atividade de grande impacto para o concelho, mas dando-lhe um aspeto mais diversificado e não exclusivamente estruturado para a vila de Óbidos”.

Por outro lado, considera que Óbidos “continua preso a um determinado esforço financeiro, que nos impede de olhar para outras necessidades que o concelho tem, como as questões relacionadas com o lazer”. “Não temos para a nossa juventude um parque radical e atividades regulares relacionadas com o cinema ou teatro, pois não temos um espaço distintivo que nos permita esse tipo de atividades”, destacou.

A par disso referiu que o executivo tem colocado todo o esforço financeiro em certas obras que “não traduzem nada para a economia, bem como para o aparecimento de certas estruturas de base”. “Andamos muito distraídos nos últimos anos com os três megaprojetos relacionados com o novo Hospital do Oeste, a Linha do Oeste e Lagoa de Óbidos. São três grandes problemas no concelho de Óbidos e que nos impedem de discutir os problemas reais das pessoas”, afirmou o candidato do PS, esclarecendo que “estamos interessados em fazer esse debate, mas não podemos é deixar de criar as melhores condições de acesso aos cuidados de saúde que existem em Óbidos”.

Nesse sentido, os socialistas candidatam-se a Óbidos, “não para essa discussão macro, mas sim para resolver em primeiro lugar os problemas reais dos obidenses”.

Outro dos problemas que considera “gritante no concelho” é a questão da mobilidade. “Nós de facto estamos preocupados em melhorar a qualidade de vida dos obidenses, resolvendo os problemas que eles têm”, sublinhou Paulo Gonçalves, referindo que uma das prioridades desta candidatura é rede de transportes públicos.

Os apoios à terceira idade, à habitação acessível, à economia local e à preservação do património cultural, são outras apostas.

Para o candidato do PS, a atual governação assentou na centralização do poder na figura do presidente da Câmara. Essa situação, segundo o vereador, fez com que “a maioria dos assuntos relevantes nunca fosse à reunião de câmara, sendo decidida pelo próprio presidente de Câmara”. “Ora, o poder local não foi criado para isto”, afirmou.

Os socialistas querem também renovar o mandato autárquico, trazendo “mais transparência e proximidade ao poder local, focando-se assim nos serviços que promovem a melhoria da qualidade de vida, os cuidados de saúde, a cultura, lazer e educação”.

“Somos um concelho que tem muitas boas condições de vida, mas em que faltam condições para o resto, e é isso que

queremos mudar”, frisou Paulo Gonçalves, apontando que “o PSD apresenta-se nestas eleições como uma continuidade e nós queremos mudar essa continuidade”. Afirmou ainda que “queremos mudar o estilo de governação tão centrado e fechado para que os assuntos sejam discutidos abertamente por todos”.

O “marido da Lara” e o “professor da Mariana”, como referem os cartazes, que geraram diversas reações, apenas está na política por “serviço público e por um concelho que merece ver resolvidos certos problemas”.

Nesse sentido pretende “valorizar as opiniões e governar o concelho com mais proximidade e transparência”. Mas para isso, Paulo Gonçalves considera “essencial que as pessoas participem e exerçam o seu direito de voto”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

obidosgaming2

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss