Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

1a Volta a Portugal Feminina com passagem por A-dos-Francos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O desporto feminino nacional viverá um momento alto entre 2 e 5 de setembro, período em que irá realizar-se a primeira edição da Volta a Portugal Feminina Cofidis. Esta página da história do ciclismo feminino será escrita por um pelotão com cerca de cem ciclistas, representando equipas portuguesas, espanholas e britânicas. A corrida terá quatro etapas e um total de 259,3 quilómetros.
A prova vai contar com cerca de cem ciclistas

O percurso é um itinerário geográfico, mas também histórico e de memória, ligando este momento inicial da Volta a Portugal Feminina à primeira edição da Volta Masculina, mas também recordando figuras emblemáticas do ciclismo feminino nacional, como Oceana Zarco.

A primeira etapa, que será no dia 2 de setembro terá 81,5 quilómetros, a disputar entre Cacilhas, em Almada, e Setúbal. Essa etapa será antecedida pela apresentação das equipas, no Marquês de Pombal, em Lisboa de onde as participantes partirão, em desfile até ao Cais do Sodré, onde tomarão um barco para Cacilhas. É uma recriação do início da primeira Volta a Portugal Masculina, que, em 1927 levou o pelotão a deslocar-se do Marquês até ao Cais do Sodré para iniciar a competição em Cacilhas.

A chegada da primeira etapa, em Setúbal, também faz a ponte com o passado, dado tratar-se da cidade de onde era natural Oceana Zarco, pioneira do ciclismo de competição feminino em Portugal, figura velocipédica da década de 1920.

Ao segundo dia as corredoras vão deslocar-se de Mafra até Loures, percorrendo 72 quilómetros, que incluem um prémio de montanha. Da terceira etapa espera-se uma maior definição da classificação geral, dado tratar-se de um contrarrelógio individual de 11,1 quilómetros, a percorrer em Vila Franca de Xira.

A primeira Volta a Portugal Feminina Cofidis, que termina da mesma forma, que encerrou a primeira Volta a Portugal Masculina, com uma ligação entre Caldas da Rainha e Lisboa será a viagem mais longa da prova, com 94,7 quilómetros, com a curiosidade de ter uma meta volante instalada na terra-natal de João Almeida, A-dos-Francos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3

Mais de cem armadilhas no Cadaval para apanhar vespas

A Câmara Municipal do Cadaval instalou uma centena de armadilhas um pouco por todo o concelho para apanhar vespas velutinas, que segundo uma contagem quinzenal no espaço de um ano, passaram de dezenas para centenas recolhidas de quinze em quinze dias.

vespas