Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Dia Internacional da Juventude celebrado nos museus da cidade

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na passada quinta-feira o Museu José Malhoa e o Museu da Cerâmica celebraram o Dia Internacional da Juventude com um conjunto de atividades aos visitantes, como abertura da exposição “Puberty”, apresentação dos projetos finalistas premiados no Concurso de Empreendedorismo das escolas das Caldas da Rainha e a iniciativa “O Gato Mia!”.
A atividade “O Gato Mia!” decorreu na sala do Bordalo Pinheiro, no Museu da Cerâmica (foto Íris Calinas)

Este programa, que integrou a estratégia da Direção Regional de Cultura do Centro, entidade que tutela estes museus, teve como intuito aproximar os jovens e as comunidades locais dos espaços culturais e museológicos.

Nesse sentido, a iniciativa começou com a atividade “O Gato Mia!”, inspirada na peça da Gata Pili, da autoria do artista Bordalo Pinheiro, onde os jovens de todas as idades foram desafiados a decifrarem enigmas, através das pistas escondidas no Museu da Cerâmica.

“As pistas, que são um género de enigma, levaram as pessoas a procurar algumas das mais conhecidas obras de Bordalo Pinheiro, ficando assim a maioria a conhecer a obra do artista”, explicou a responsável pela ação, Bruna Sarmento, adiantando que “esta atividade poderá integrar as atividades do museu”. Ao descobrir a peça, o visitante recebeu uma explicação sobre a mesma.

No Museu José Malhoa também foi inaugurada a exposição do jovem caldense Guga Morgado, sob o tema puberdade. Esta mostra, que está patente no Claustro do Museu José Malhoa até 12 de setembro, explora a transição da infância para a adolescência, bem como para o início da vida adulta.

Segundo Guga Morgado, “a ilustração deste conceito faz-se através da associação de filmes e personagens da Disney que marcaram a infância de todos nós e que representam a ingenuidade, com temas que retratam a realidade em que vivemos ou que a certa altura já vivemos, que nem sempre têm o final feliz que estes filmes mostram. Estas obras têm um toque muito pessoal, em cada uma estão representadas várias referências e paixões, tanto de filmes, como de música, história ou culturas do mundo”.

A inauguração da exposição contou com a presença da vice-presidente da Câmara, Maria João Domingos, e o vereador da Juventude e do Desporto, Pedro Raposo, que aplaudiram a ideia de os museus acolherem mais mostras de jovens artistas locais.

Paralelamente foram apresentados os projetos finalistas premiados no Concurso de Empreendedorismo das escolas da cidade, durante o ano letivo de 2020-2021, na sala multimédia do museu. Esta foi uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha e pela AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161