Q

Previsão do tempo

24° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 27° C
23° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 28° C
23° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 30° C

Dia Internacional da Juventude celebrado nos museus da cidade

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na passada quinta-feira o Museu José Malhoa e o Museu da Cerâmica celebraram o Dia Internacional da Juventude com um conjunto de atividades aos visitantes, como abertura da exposição “Puberty”, apresentação dos projetos finalistas premiados no Concurso de Empreendedorismo das escolas das Caldas da Rainha e a iniciativa “O Gato Mia!”.
A atividade “O Gato Mia!” decorreu na sala do Bordalo Pinheiro, no Museu da Cerâmica (foto Íris Calinas)

Este programa, que integrou a estratégia da Direção Regional de Cultura do Centro, entidade que tutela estes museus, teve como intuito aproximar os jovens e as comunidades locais dos espaços culturais e museológicos.

Nesse sentido, a iniciativa começou com a atividade “O Gato Mia!”, inspirada na peça da Gata Pili, da autoria do artista Bordalo Pinheiro, onde os jovens de todas as idades foram desafiados a decifrarem enigmas, através das pistas escondidas no Museu da Cerâmica.

“As pistas, que são um género de enigma, levaram as pessoas a procurar algumas das mais conhecidas obras de Bordalo Pinheiro, ficando assim a maioria a conhecer a obra do artista”, explicou a responsável pela ação, Bruna Sarmento, adiantando que “esta atividade poderá integrar as atividades do museu”. Ao descobrir a peça, o visitante recebeu uma explicação sobre a mesma.

No Museu José Malhoa também foi inaugurada a exposição do jovem caldense Guga Morgado, sob o tema puberdade. Esta mostra, que está patente no Claustro do Museu José Malhoa até 12 de setembro, explora a transição da infância para a adolescência, bem como para o início da vida adulta.

Segundo Guga Morgado, “a ilustração deste conceito faz-se através da associação de filmes e personagens da Disney que marcaram a infância de todos nós e que representam a ingenuidade, com temas que retratam a realidade em que vivemos ou que a certa altura já vivemos, que nem sempre têm o final feliz que estes filmes mostram. Estas obras têm um toque muito pessoal, em cada uma estão representadas várias referências e paixões, tanto de filmes, como de música, história ou culturas do mundo”.

A inauguração da exposição contou com a presença da vice-presidente da Câmara, Maria João Domingos, e o vereador da Juventude e do Desporto, Pedro Raposo, que aplaudiram a ideia de os museus acolherem mais mostras de jovens artistas locais.

Paralelamente foram apresentados os projetos finalistas premiados no Concurso de Empreendedorismo das escolas da cidade, durante o ano letivo de 2020-2021, na sala multimédia do museu. Esta foi uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha e pela AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição Álefe em Ferrel

Na galeria da Associação Cultural Rabeca, no Largo Dr. Manuel Pedrosa, em Ferrel, no concelho de Peniche, vai ser inaugurada a exposição Álefe, com pinturas e aguarelas de António Teodoro.

alefe

Freguesias levam cultura ao Folio

No âmbito do Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos as sete freguesias do concelho de Óbidos fazem-se representar com iniciativas, como lançamento de livros, música, poesia, tertúlias, exposições, instalações, teatro, entre outras. Eventos inseridos no "Dia da Freguesia" - Folio Educa.

folio