Q

Previsão do tempo

21° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 27° C
20° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 28° C
21° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 30° C

Nuno Mota apresenta eixos estratégicos da sua candidatura

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Realizou-se no passado domingo, na Praça do Município, perante quase duas centenas de apoiantes, a apresentação de todos os candidatos aos vários órgãos autárquicos no concelho do Bombarral pelo PSD.
Nuno Mota e alguns elementos da sua lista (foto José António)

Nuno Mota lidera a lista à Câmara, enquanto que o candidato à Assembleia Municipal é Élio Leal. Nas freguesias os cabeças de lista são Catarina Simões (União das Freguesias de Bombarral e Vale Covo), Álvaro Benjamim (Pó), Joana Caetano (Roliça) e João Mendonça (Carvalhal).

Na cerimónia estiveram também presentes o presidente da distrital do PSD, Rui Rocha, e a vice-presidente do PSD e deputada na Assembleia da República, Isaura Morais.

Rui Rocha destacou que “as pessoas sabem fazer as escolhas de forma responsável e aqui o povo tem quatro anos de um governo socialista no Bombarral para avaliar comparativamente a aquilo que era a governação do PSD, se estamos melhor ou pior”.

“Feita essa análise não há dúvidas que precisamos de ter projetos políticos locais fortes e consistentes”, manifestou.

Isaura Morais disse acreditar que a equipa de Nuno Mota “irá trabalhar para obter os melhores resultados”.

Nuno Mota vincou a sua “relação de amor” pelo concelho do Bombarral e apontou os eixos estratégicos da sua candidatura. A começar pelo desenvolvimento económico, indicou a intenção de criação de uma zona industrial e de uma incubadora de empresas, com ênfase para a inovação e novas tecnologias. Políticas de incentivo à economia local, promoção e divulgação dos produtos locais, através de uma campanha mediática eficaz, apoio à habitação a custos controlados e ao arrendamento a custos acessíveis para fixar famílias, redução de impostos, nomeadamente do IMI e do IRS, para conceder maior poder de compra, são medidas que anunciou concretizar se for eleito presidente da Câmara.

Ao nível da mobilidade apontou a elaboração de um projeto rodoviário e sinalético, criação de novos parques de estacionamento, requalificação de passeios reforçando a mobilidade para pessoas com mobilidade reduzida, construção de ciclovias e percursos pedonais na periferia da vila e reforço dos transportes públicos, sobretudo nas férias escolares.

No capítulo do ambiente e espaços verdes, elencou a construção de um ecocentro para melhoria da gestão dos resíduos, reforço da limpeza na vila e nas aldeias, bem da recolha de resíduos sólidos e respetiva higienização, fomentando ainda a reciclagem de lixo, a melhoria da rede de abastecimento de água e saneamento básico do concelho, e aumento dos postos de carregamento de veículos elétricos em todas as freguesias, e revitalização da Mata Municipal.

No campo educativo, cultural e desportivo, descreveu os seus compromissos eleitorais: Revisão da carta educativa, combate ao abandono e insucesso escolar, promoção de aulas de apoio à aprendizagem de línguas estrangeiras no primeiro ciclo, atribuição de prémio municipal de mérito escolar e bolsas de estudo para o ensino superior, fomento da formação cultural nos jovens, através de protocolos na área da música e do teatro, implementação de um projeto museológico municipal sobre o Bombarral, levantamento e classificação urgente do património existente no município, evitando a sua destruição, reativação da Feira do Livro, do Festival da Música e do Festival da Juventude, requalificação dos equipamentos desportivos da autarquia e apoio financeiro às associações desportivas locais, contribuindo para o fomento do desporto.

Na ação social e saúde destaca-se a aposta no combate à pobreza e isolamento social, nomeadamente implementando um sistema de teleassistência aos idosos, incentivos e apoios às instituições particulares de solidariedade social para alargamento da capacidade de vagas nas creches e infantários, pressionar junto do Ministério da Saúde para a disponibilização de mais profissionais e para alargamento do horário de funcionamento da Unidade de Saúde Familiar do Bombarral, e mover forte influência para que o Novo Hospital do Oeste seja edificado no concelho, disponibilizando terrenos para o efeito.

Entre outros compromissos de Nuno Mota contam-se a isenção das associações do pagamento do IMI, criação de incentivos à natalidade, reforço do apoio à associação humanitária dos bombeiros e dar continuidade a eventos como a Floresta Mágica ou Natal e Peras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição Álefe em Ferrel

Na galeria da Associação Cultural Rabeca, no Largo Dr. Manuel Pedrosa, em Ferrel, no concelho de Peniche, vai ser inaugurada a exposição Álefe, com pinturas e aguarelas de António Teodoro.

alefe

Freguesias levam cultura ao Folio

No âmbito do Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos as sete freguesias do concelho de Óbidos fazem-se representar com iniciativas, como lançamento de livros, música, poesia, tertúlias, exposições, instalações, teatro, entre outras. Eventos inseridos no "Dia da Freguesia" - Folio Educa.

folio