Q

Previsão do tempo

10° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C
11° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C
11° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C

26 espantalhos alegram Valado de Santa Quitéria

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A aldeia de Valado de Santa Quitéria, na freguesia de Alfeizerão, ganhou animação com a instalação de 26 espantalhos, sendo pretexto para uma visita à povoação e motivo de conversa por quem ali passa, sendo esse o objetivo da iniciativa, que se realiza pelo quinto ano consecutivo.
Alguns dos espantalhos que se podem ver na aldeia

Seja em quintais, no campo ou à porta de casas, os espantalhos preparados pelos habitantes, com tema livre, mostram a “cultura rural e a criatividade” das gentes da terra, refere Daniel Guilherme, presidente da Associação Recreativa e Desportiva Quiterense, que organiza o Espanta Festival, a decorrer nos meses de julho e agosto.

A localidade tem cerca de 300 habitantes e orgulha-se do evento, que lembra tempos passados em que o espantalho era mais utilizado (embora não o deixe de ser) nas hortas ou plantações, simulando a presença do ser humano através de um boneco, feito de roupas velhas e geralmente com chapéu, podendo ou não ser recheado com trapos, palha ou outros materiais, como meio de afugentar aves e impedir que consumissem as culturas.

O Valado de Santa Quitéria está decorado e tem sido visitado por curiosos, que podem avistar os espantalhos a partir da estrada.

Os espantalhos, que estão sozinhos ou acompanhados, mais atarefados ou mais contemplativos, podem ser vistos até ao final deste mês, altura em que serão distinguidas as três melhores criações, avaliadas por um júri, havendo também prémios de participação para as restantes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Associação comercial reduz pegada ecológica

A ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste vai realizar no dia 3 de dezembro uma ação de sensibilização e de distribuição de árvores, para que estas sejam plantadas em locais a selecionar pelas juntas de freguesia.

dsc 0488

Almoço pedagógico

O polo de Peniche da Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos realizou um almoço pedagógico no Restaurante BrisaMar, no Hotel PinhalMar Peniche, confecionado e servido pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Cozinha/Pastelaria.

solidario

Professor caldense concorre às eleições legislativas

Carlos Ubaldo, de 57 anos, professor na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, em Caldas da Rainha, é o nº 3 na lista do Bloco de Esquerda no distrito de Leiria nas próximas eleições legislativas, depois de ter sido o candidato à Câmara Municipal das Caldas da Rainha nas últimas eleições autárquicas.