Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
Entrevista ao novo presidente da direção ACISN, Ricardo Gomes

“O tecido empresarial da Nazaré é dinâmico, ativo, qualificado e sobretudo resiliente”

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Ricardo Gomes é o novo presidente da direção da Associação Comercial, Industrial e de Serviços da Nazaré (ACISN), e em entrevista ao Jornal das Caldas referiu que “os associados podem esperar que esta direção, trabalhe de forma abnegada, dedicada e competente na defesa dos interesses dos seus associados, nos sectores de atividade em que estes se incluem, bem como na promoção dos seus negócios, no planeamento da implementação de ferramentas e instrumentos, que visem o apoio aos empresários e empreendedores da Nazaré”.
Ricardo Gomes, o novo presidente da ACISN

Jornal das Caldas – A ACISN – Associação Comercial, Industrial e de Serviços da Nazaré elegeu recentemente os novos órgãos sociais para dirigir a associação nos próximos anos, de modo a continuar a representar, defender e promover os interesses dos comerciantes, industriais e entidades do concelho da Nazaré. Nesse sentido, o que é que os associados podem esperar desta nova direção? E quais são os elementos que a constituem?

Ricardo Gomes – Bem, de uma forma muito pragmática, os associados podem esperar que esta direção, trabalhe de forma abnegada, dedicada e competente na defesa dos interesses dos seus associados, nos sectores de atividade em que estes se incluem, na promoção dos seus negócios, no planeamento da implementação de ferramentas e instrumentos que visem o apoio aos empresários e empreendedores da Nazaré. Podem esperar ainda que trabalhemos de forma rigorosa, na gestão dos recursos da Associação, recursos esses que são de todos os associados. E é muito importante frisar que estamos todos a gerir recursos, que não são nossos, o que é de uma responsabilidade enorme, e por outro lado, estamos a gerir expectativas, o que nestes tempos difíceis é de uma importância acrescida.

J.C. – Como é que esta nova equipa surge nesta associação? E se os elementos já faziam parte dos órgãos anteriores?

R. G. – Esta equipa surge de uma necessidade natural de renovação. Neste caso, houve o término natural de um ciclo e a necessidade de se encetar outro. Aproveitar, atualizando aquelas medidas que os nossos antecessores implementaram e tiveram sucesso, fazendo uma ponte com aquela que é a nossa visão. Esta equipa surge na associação de uma forma muito natural, e parte de uma base única, ou melhor, de uma ideia comum e transversal a todos os elementos que a compõem, que é a ideia de que os empresários e empreendedores da Nazaré, têm hoje um peso e uma imagem no cenário económico nacional e mesmo internacional, que ganharam por mérito próprio e muitos deles, recorrendo apenas aos seus próprios recursos. Mas porque nada é garantido é necessário consolidar essa posição conquistada, fazendo da inovação de produtos, serviços, métodos e processos uma constante, através da formação e qualificação dos quadros e dos funcionários, pois é destes fatores que depende a competitividade das empresas e dos negócios. A própria captação de mais agentes económicos para se fixarem na Nazaré, gerando emprego por um lado e conhecimento por outro é ainda de fulcral importância, e isto só se consegue mostrando que o tecido empresarial da Nazaré é dinâmico, ativo, qualificado e sobretudo que é resiliente face aos desafios que se colocam. Aliás, esta ideia nos tempos difíceis que vivemos torna-se ainda mais importante.

Esta equipa foi ainda formada, partindo de uma premissa, a continuidade da inovação, isto é, aproveitando-se a experiência de quem já fazia parte dos órgãos sociais anteriores e que por isso, têm um conhecimento privilegiado daquilo que é o tecido empresarial da Nazaré, misturando com pessoas que, pela sua experiência pessoal, profissional e de percurso tivessem uma ideia muito clara e precisa de como potenciar o tecido empresarial do concelho, de como consolidar a sua importância no cenário nacional e otimizar a sua posição internacional. O resultado foi aquilo que eu considero um equilíbrio quase perfeito entre experiência e a disponibilidade de atuação e inovação.

J.C. – Quais são os maiores desafios/ objetivos para este mandato?

R. G. – As nossas ideias, os nossos projetos têm um nexo de causalidade entre eles, pois só assim darão resposta ao desafio colocado pela atual conjuntura pandémica. Racionalizar o comboio turístico da nazaré, propriedade da ACISN, colocando-o a funcionar o ano inteiro, potenciando receitas internas, por um lado e colocando-o ao dispor dos associados através da facilitação da mobilidade na Nazaré. No sentido de facilitar a adesão dos associados será disponibilizado um kit de associado. Para contribuir para a promoção e visibilidade do comércio local já formalizámos o registo de três marcas comerciais, vocacionadas para a promoção, visibilidade nacional e internacional do comércio local da Nazaré enquanto marca comercial. Ainda com este intuito, já fechámos com sponsors um calendário mensal de conferências em que trazemos à Nazaré, uma força viva nacional do universo dos negócios, para disponibilizar o seu exemplo, aos nossos empreendedores. Temos também já fechado com parceiros, um projeto com o universo escolar, com o intuito de formar os novos empreendedores nazarenos.

Para facilitar a vida aos nossos associados, apostamos ainda na modernização e qualificação dos serviços, que prestamos aos nossos associados, para que estes se possam dedicar inteiramente aos seus negócios, e em setembro lançamos o SAEE, o Serviço de Apoio ao Empresário e Empreendedor. Essencialmente, primeiro tivemos que conhecer esta nossa casa em pormenor, perceber o que temos para trabalhar, conhecer a equipa de apoio e depois começarmos a trabalhar.

J.C. – Qual o papel que a ACISN tem desenvolvido na Nazaré para ajudar a combater os efeitos da pandemia da covid-19 no comércio local?

R. G. – Nesta questão, creio que o mais importante é que os nossos associados percebam que a ACISN no momento trabalha para criar condições para que os associados possam aceder aos apoios sociais disponibilizados pelo Estado, para mitigar a perda de rendimentos. Por outro lado, concentramos em nós toda a informação possível acerca das restrições e comportamentos a adotar, por parte dos nossos associados, de forma a torná-la acessível e descomplicada, para que estes se possam preparar o mais atempadamente possível.

J.C. – Recentemente, o município da Nazaré integrou a lista dos concelhos de risco muito elevado de incidência da covid-19, e passou a ter novas medidas restritivas como o encerramento dos espaços de retalho não-alimentar até às 15h30, durante o fim de semana e feriados. Essa situação tem gerado um crescente descontentamento dos comerciantes. Qual é posição da nova direção da ACISN em relação a esta medida?

R. G. – Nesta questão, temos procurado manter uma posição bicéfala, isto é, procuramos por um lado trabalhar na facilitação na obtenção de apoios sociais por parte dos nossos associados, e por outro lado, tentamos que as medidas que o Governo decreta sejam alvo de uma discriminação positiva. Sabemos que por muito difícil e reduzida que seja a margem de manobra, em relação à primeira, a segunda é sempre e será sempre menos eficaz, pelo simples facto de que não depende de nós e está inserida num cenário mais geral, por isso com menor espaço para as particularidades do tecido económico da Nazaré. Resultado disto é o facto de na semana passada termos feito chegar à Secretária-geral da Presidência do Conselho de Ministros, a alguns Ministérios e Secretarias de Estado uma missiva onde solicitamos a reapreciação das medidas restritivas, aplicáveis à Nazaré, por conta dessas particularidades e pelo acentuado fator sazonal da economia local.

J.C. – Na vossa opinião, que iniciativas diferentes poderiam ser tomadas para minimizar as perdas de rendimento dos associados?

R. G.- Neste aspeto, cremos que cabe à Câmara Municipal enquanto entidade pública de gestão do território tomar a iniciativa de adotar algumas medidas de mitigação da perda de rendimentos das empresas e mesmo das famílias. Se o fez, ainda que levemente no 1º confinamento, desde aí não o tem feito, não pelo menos de forma sustentada e integrada. Abdicar de uma parte ou totalidade do IMI, isentar os comerciantes e empresas de um conjunto castrador de taxas e emolumentos era da mais elementar justiça. Autorizou os comerciantes a alargar as zonas de esplanadas, mas não explicou aos mesmos que teriam que formalizar um conjunto de registos para se tornarem isentos de taxas aplicáveis e poderem efetivamente usufruir desta medida. Eu diria mesmo que o que poderia ser feito de forma diferente era haver mais planeamento e mais humildade da parte das entidades públicas que gerem o nosso território.

J.C. – A nova direção receia que haja encerramentos de associados em massa, se a situação se prolongar, por muito mais tempo?

R. G. – Esse receio, infelizmente verifica-se todos os dias. Todos os dias, há notícia de associados que enfrentam cada vez mais dificuldades e que mal se conseguem manter em funcionamento. O Governo esconde-se por detrás de um marasmo regulamentar de acesso aos apoios sociais, em que na prática não existem ou são residuais as empresas e empresários que efetivamente conseguem ter acesso. A pandemia e a questão da saúde pública têm que ser contida, disso não há menor dúvida, mas o cenário social e económico tem forçosamente que acompanhar a intensidade dessa contenção, sob pena de tornar a pobreza estrutural no concelho uma realidade ainda maior.

J.C. – Relativamente à Câmara Municipal da Nazaré considera que o apoio que tem sido dado aos comerciantes é suficiente?

R. G. – A Câmara Municipal adotou um conjunto de medidas, aquando o primeiro confinamento, dirigido a famílias e empresas, que não repetiu. Mais importante que catalogar aqui essas medidas é mostrar que neste momento, a autarquia não é parte da solução, como foi, mas sim parte do problema.

J.C. – Qual a posição da associação comercial em relação às medidas de apoio dadas pelo governo?

R. G. – O atual sistema de apoios sociais é praticamente inexistente. Como referi anteriormente, nós já tivemos oportunidade de questionar o Governo em relação a esta questão. Em termos práticos, o sistema de incentivos é um marasmo regulamentar que quando é esmiuçado percebe-se que é muito difícil uma empresa/empresário conseguir reunir todas as condições para poder aceder aos apoios.

J.C. – Quais são as perspetivas futuras para o comércio na Nazaré, quando a pandemia terminar?

R. G. – Como referi atrás, uma redefinição, uma reorganização do comércio local, uma desmaterialização de canais, cujo perigo poderá ser em última análise, o aumento do desemprego.

J.C. – Que mensagem gostaria de enviar a todos os associados da ACISN?

R. G. – A ACISN, no que estiver ao nosso alcance, tudo fará no sentido de proteger os nossos empresários e empreendedores. Contem connosco, porque nós contamos convosco.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss