Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Politécnico de Leiria abre novo Núcleo de Formação

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Politécnico de Leiria acaba de assinar um protocolo para a abertura de um Núcleo de Formação no distrito, que vai entrar em funcionamento já no próximo ano letivo 2021/2022.
O presidente do Politécnico destacou os Cursos Técnicos Superiores Profissionais

O concelho que vai acolher o núcleo é Pombal, tendo neste primeiro ano a oferta de seis Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), sendo esperada a colocação de aproximadamente 120 estudantes.

“O Politécnico de Leiria é uma instituição global e multicultural, mas com um claro foco no desenvolvimento regional. E foi por isso que viemos para Pombal. Temos a nossa abrangência territorial bem definida e que passa por duas comunidades intermunicipais (CIM), a de Leiria e a do Oeste. Com este novo núcleo de formação, marcamos uma posição estratégica no norte da CIM de Leiria e no limite norte do distrito de Leiria. Já tínhamos efetuado este investimento em Torres Vedras, marcando uma posição geográfica no limite sul da CIM Oeste”, explicou Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria.

Os seis cursos TeSP que vão estar em funcionamento no Núcleo de Formação de Pombal são de três Escolas Superiores do Politécnico de Leiria: Comunicação Digital e Intervenção Social e Comunitária, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS); Inovação e Tecnologia Alimentar e Marketing Digital no Turismo, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM); Secretariado Clínico e Gerontologia, da Escola Superior de Saúde (ESSLei).

“Somos a instituição de ensino superior com mais estudantes em Cursos Técnicos Superiores Profissionais. O Politécnico de Leiria tem aproximadamente 13.500 estudantes, em que mais de 2.000 são em cursos TeSP. Destes, aproximadamente 80% vêm de cursos profissionais, o que não acontece em todo o país”, acrescentou Rui Pedrosa.

Por sua vez, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Politécnico de Leiria que, nas palavras de Manuel Heitor, “sabe muito bem abrir a sua oferta formativa”. “Já o faz há muitos anos. Em Leiria, nas Caldas da Rainha, em Peniche, na Marinha Grande, recentemente em Torres Vedras, e agora em Pombal”, salientou o ministro.

“As instituições de ensino superior do futuro são aquelas que conseguem perceber a realidade dos territórios e das regiões. E aquelas que, mantendo a linha de um ensino tradicional, diversificam e especializam a oferta com base em formações não tradicionais. São as instituições que, para além do que é a oferta tradicional do ensino superior, lançam ofertas em estreita colaboração com as regiões, olhando para as necessidades das populações, e facilitando um ensino superior de proximidade, quer ao nível da formação inicial, quer ao nível da pós-graduação e formações informais”, afirmou Manuel Heitor.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss