Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Alunos da Escola D. João II angariaram alimentos para animais

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A turma 5B da Escola Dom João II das Caldas da Rainha entregou no passado dia 18 dezenas de quilos de ração para cães e gatos à Associação Rede Leonardo Da Vinci - Proteção Animal. A iniciativa, no âmbito da disciplina de cidadania e desenvolvimento, surgiu através do projeto deste ano letivo “Projetar o Futuro Hoje, Pensando no Passado”.
Os alunos mostraram-se preocupados pelo bem-estar dos animais

“Os alunos manifestaram sua preocupação com as questões ambientais, racismo, direitos humanos e o bem-estar animal. Daí surgiu o tema central do projeto da turma com o objetivo de pensar em tudo o que foi feito de menos bem no passado e o que se pode alterar no futuro”, explicou a diretora de turma e professora das disciplinas de matemática e de cidadania e desenvolvimento, Mónica Rebelo.

Trabalhando o tema surgiram vários desafios no âmbito da reciclagem, poupança de água e de energia, numa perspetiva da sustentabilidade.

Os alunos fizeram ainda trabalhos sobre racismo, direitos humanos, animais em vias de extinção, bullying e cyberbullying. A docente destacou que os estudantes mostraram-se muito sensibilizados para questões como justiça, igualdade e dos direitos humanos e proteção dos animais.

O projeto finalizou com a recolha solidária de alimentos para animais, que depois foram entregues pela professora à Associação Rede Leonardo Da Vinci.

Este trabalho teve como intuito sensibilizar os jovens para a importância da sustentabilidade e colocá-los a refletir sobre “as pequenas ações diárias que podem tornar o mundo um lugar melhor”.

A associação das Caldas enviou um vídeo aos alunos sobre como melhoram a qualidade de vida dos animais e onde também agradeceram aos alunos a ração.

Com este projeto os estudantes conheceram igualmente a missão das associações de animais abandonados, que os resgatam em diversas situações, muitos deles doentes e em estados difíceis de descrever.

A pandemia está a deixar alguns animais “órfãos”, devido à morte dos seus tutores ou em virtude de serem abandonados, devido a crise económica, são acolhidos por instituições. Portanto, a ajuda é muito bem recebida.

A antiga escola primária da Trabalhia, na freguesia de Alvorninha, nas Caldas da Rainha, que está desativada há vários anos, é o espaço da Rede Leonardo da Vinci – Associação de Proteção Animal. Tem oito canis e um gatil.

A Rede Leonardo não usufrui de qualquer apoio governamental, sobrevive com a quotização dos sócios, bem como promove eventos e participa em feiras de velharias, no sentido de angariar dinheiro para a alimentação e tratamentos veterinários.

A associação procede ainda à esterilização de cadelas e gatas errantes/abandonadas nas ruas da cidade para evitar a proliferação alarmante de animais, através de algumas parcerias informais com veterinários locais, que “proporcionam esterilizações a preços mais acessíveis para os sócios da Rede Leonardo ou animais de rua”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161