Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C
Aulas práticas no Hospital Termal

Câmara das Caldas assina protocolos com Politécnico na área da saúde

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) - Escola Superior de Saúde, assinou, na passada quarta-feira, dois protocolos de cooperação com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha nos domínios técnico, científico e pedagógico, partilha de conhecimento e de espaços, bem como o fomento de programas de formação/intervenção na área da saúde.
Assinatura dos protocolos

Uma das parcerias é na área do termalismo, onde o Município das Caldas compromete-se a ceder gratuitamente ao IPL o uso das Termas das Caldas da Rainha para apoio à formação no âmbito do curso Técnico Superior Profissional de Estética, Cosmética e Bem-Estar. O objetivo é possibilitar a lecionação das aulas práticas de termalismo do curso nas Termas das Caldas.

À Escola Superior de Saúde caberá realizar formação e workshops sobre termalismo aos profissionais das Termas das Caldas.

O segundo protocolo assinado é mais geral e tem em vista o desenvolvimento de parcerias na área da saúde, englobando o Centro Hospitalar do Oeste e os centros de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte. A parceria visa a concretização de ações que visem o intercâmbio de bibliografia técnica, científica e pedagógica.

O objetivo é desenvolver projetos e cursos em parceria e ainda a colaboração na organização de eventos conjuntos. O protocolo prevê também a participação em eventos promovidos por ambas as entidades, a concretização de projetos de investigação, atividades de atualização de pessoal técnico e administrativo e a prestação de serviços, entre outras atividades enquadráveis na parceria.

Quanto ao protocolo da área do termalismo, o diretor da Escola Superior de Saúde, Rui Tinto, destacou a importância “de termos a parte prática no Hospital Termal devido às suas caraterísticas únicas”.

O curso Técnico Superior Profissional de Estética, Cosmética e Bem-Estar iniciou com 25 alunos. Segundo o diretor, “o curso esgotou com mais candidatos do que as vagas disponíveis”. A primeira unidade curricular do curso a funcionar no Hospital Termal terá início no próximo semestre.

O presidente do IPL, Rui Pedrosa, afirmou que “a pandemia veio provar ainda mais a importância da área da ciência e saúde”. Destacou a Escola Superior de Saúde como “fundamental e diferenciadora” e que tem capacidade para “crescer e se desenvolver em dimensões que estão pouco exploradas”.

Revelou que têm vindo a fazer um “investimento na formação, investigação e nos projetos de inovação na área da saúde com um impacto transversal neste território alargado de influência do IPL que abrange 22 municípios”. Para Rui Pedrosa, Caldas da Rainha tem prioridade e este protocolo “demonstra isso como estratégia na área da saúde, onde as nossas formações têm uma dimensão prática de ensinos clínicos de relação com centros portadores de cuidados de saúde”. “Os nossos estudantes fazem estágios clínicos no Centro Hospitalar do Oeste e nos Centros de Saúde e isso traz sinergias únicas”, adiantou.

O responsável revelou ainda que o IPL tem um mestrado pioneiro no país de Design para a Saúde e Bem Estar na ESAD.CR, mas com uma relação direta com a Escola Superior de Saúde. “É o design na otimização de equipamentos que sejam mais eficazes e adaptados para uma determinada área de saúde”, explicou.

Quanto ao protocolo, Rui Pedrosa disse que vão começar a estar presentes no termalismo e que têm uma unidade curricular específica nas termas das Caldas, onde também vão ter estagiários.

O presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, revelou que está em curso uma obra que irá permitir “desenvolver a componente de tratamentos do foro músculo-esquelético, que é uma das vertentes anteriores do hospital, e que vamos conseguir pô-la a funcionar”. “Há um potencial enorme pela qualidade terapêutica das águas termais na relação com quem tem conhecimento científico, como é o caso da Escola Superior de Saúde, e vai valorizar a nossa ação e capacidade”, apontou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161