Q

Previsão do tempo

8° C
  • Tuesday 10° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 15° C
8° C
  • Tuesday 10° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 15° C
8° C
  • Tuesday 10° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 15° C
Agrupamento Escolas Rafael Bordalo Pinheiro

“Utilizar modelos digitais para tornar o ensino mais atraente”

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Face às condições difíceis que foi necessário contornar devido à pandemia de Covid-19, o balanço da atividade do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro foi “positivo”, com o “espírito de entreajuda entre os docentes e entre os alunos, nomeadamente na área das novas tecnologias”, disse a diretora, Maria do Céu Santos.
A diretora do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro não se vai recandidatar

Como noutros estabelecimentos de ensino, também este agrupamento foi levado ao limite, mas a responsável refere que superaram “as dificuldades que eram elevadas” e que, apesar de tudo, “a escola provou que está à altura para responder ao desafio da pandemia”.

“Alguns professores no primeiro confinamento fizeram formação na área de informática e também os docentes das tecnologias disponibilizaram para ajudar a fazer vídeos curtos e tutoriais”, contou. Houve, segundo a diretora, a nível das aulas, uma “resposta dos professores surpreendentemente boa”.

Um dos momentos mais difíceis para Maria do Céu Santos foi gerir o aumento de casos de Covid-19 no final do primeiro período deste ano letivo quando “tínhamos aquela indecisão das turmas devido a um aluno testar positivo”. “Quando os alunos vão todos para casa há um procedimento, mas quando há uma oscilação com alunos com aulas online e outros presenciais é muito difícil de gerir porque os professores se estão a dar aulas na escola não podem estar online”, contou.

“Imagem positiva da escola está consolidada”.

Maria do Céu Santos revelou que já estão a preparar o próximo ano letivo e que a grande aposta vai ser na flexibilização curricular, “com o objetivo de alcançar o sucesso pleno dos alunos”. Um dos projetos pedagógicos inovadores é nas “tecnologias digitais”, de forma a “tornar o ensino mais atraente”. Têm já projetos novos, por exemplo, na área da realidade aumentada e realidade virtual. “Pode ser o impulso necessário para tornar as práticas mais motivadoras”, afirmou a responsável, acrescentando que “o intuito é diminuir a taxa de retenção dos alunos”. “O grande desafio do professor atual é pensar como vai dar a aula”, apontou.

Maria do Céu Santos disse ao JORNAL DAS CALDAS que no próximo ano já não se vai recandidatar a diretora do agrupamento. Considera que oito anos foram o suficiente para o projeto que desenvolveu. “O meu principal objetivo quando tomei posse era mudar a imagem da escola, com os mesmos professores e os mesmos funcionários”, sublinhou, apontando que no ano letivo 2014/2015 passou a haver uma maior percentagem de alunos a querer frequentar a escola e “a partir do ano letivo 206/2017 tivemos que excluir estudantes por estarmos sobrelotados”.

Maria do Céu Santos considera-se uma pessoa de “projetos, grandes desafios e de querer fazer a diferença.” Por isso, os seus primeiros anos “foram os mais esgotantes, mais stressantes, mas também os mais interessantes”, sustentando que “a imagem positiva da escola está consolidada”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Seniores masculinos do Sporting das Caldas com dupla vitória

O Sporting Clube das Caldas (SCC) recebeu o Clube Kairós, dos Açores, em jogo atrasado da terceira jornada da segunda fase, série A2, do campeonato nacional, e venceu com alguma naturalidade a equipa açoriana, apesar de ter perdido o segundo set.

voleibol

Sérgio Leandro dirige Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

Sérgio Leandro vai tomar posse como diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) nesta quarta-feira, pelas 15h00, em Peniche, sucedendo a Paulo Almeida. A cerimónia contará com a presença do ministro do mar, Ricardo Serrão Santos.

sergio