Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
Agrupamento Escolas Rafael Bordalo Pinheiro

“Utilizar modelos digitais para tornar o ensino mais atraente”

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Face às condições difíceis que foi necessário contornar devido à pandemia de Covid-19, o balanço da atividade do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro foi “positivo”, com o “espírito de entreajuda entre os docentes e entre os alunos, nomeadamente na área das novas tecnologias”, disse a diretora, Maria do Céu Santos.
A diretora do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro não se vai recandidatar

Como noutros estabelecimentos de ensino, também este agrupamento foi levado ao limite, mas a responsável refere que superaram “as dificuldades que eram elevadas” e que, apesar de tudo, “a escola provou que está à altura para responder ao desafio da pandemia”.

“Alguns professores no primeiro confinamento fizeram formação na área de informática e também os docentes das tecnologias disponibilizaram para ajudar a fazer vídeos curtos e tutoriais”, contou. Houve, segundo a diretora, a nível das aulas, uma “resposta dos professores surpreendentemente boa”.

Um dos momentos mais difíceis para Maria do Céu Santos foi gerir o aumento de casos de Covid-19 no final do primeiro período deste ano letivo quando “tínhamos aquela indecisão das turmas devido a um aluno testar positivo”. “Quando os alunos vão todos para casa há um procedimento, mas quando há uma oscilação com alunos com aulas online e outros presenciais é muito difícil de gerir porque os professores se estão a dar aulas na escola não podem estar online”, contou.

“Imagem positiva da escola está consolidada”.

Maria do Céu Santos revelou que já estão a preparar o próximo ano letivo e que a grande aposta vai ser na flexibilização curricular, “com o objetivo de alcançar o sucesso pleno dos alunos”. Um dos projetos pedagógicos inovadores é nas “tecnologias digitais”, de forma a “tornar o ensino mais atraente”. Têm já projetos novos, por exemplo, na área da realidade aumentada e realidade virtual. “Pode ser o impulso necessário para tornar as práticas mais motivadoras”, afirmou a responsável, acrescentando que “o intuito é diminuir a taxa de retenção dos alunos”. “O grande desafio do professor atual é pensar como vai dar a aula”, apontou.

Maria do Céu Santos disse ao JORNAL DAS CALDAS que no próximo ano já não se vai recandidatar a diretora do agrupamento. Considera que oito anos foram o suficiente para o projeto que desenvolveu. “O meu principal objetivo quando tomei posse era mudar a imagem da escola, com os mesmos professores e os mesmos funcionários”, sublinhou, apontando que no ano letivo 2014/2015 passou a haver uma maior percentagem de alunos a querer frequentar a escola e “a partir do ano letivo 206/2017 tivemos que excluir estudantes por estarmos sobrelotados”.

Maria do Céu Santos considera-se uma pessoa de “projetos, grandes desafios e de querer fazer a diferença.” Por isso, os seus primeiros anos “foram os mais esgotantes, mais stressantes, mas também os mais interessantes”, sustentando que “a imagem positiva da escola está consolidada”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cadetes e masters no Troféu Cidade Caldas da Rainha

As Piscinas Municipais das Caldas da Rainha foram o palco do XVIII Troféu Cidade Caldas da Rainha em cadetes e do XIX Troféu Cidade Caldas da Rainha em masters, no dia 20 de Abril, evento organizado pela equipa da casa, os Pimpões.

trofeu1

Maria Inácia Rezola apresentou exposição sobre 25 de Abril patente no CCC

A comissária da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, esteve no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a 16 de abril, para inauguração de uma exposição sobre a revolução e aproveitou a ocasião para uma espécie de aula inaugural para duas turmas das escolas Rafael Bordalo Pinheiro e Raul Proença, no âmbito do Serviço Educativo do CCC.

exposicao25deabrilccc1

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne