Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Buscas nas Caldas relacionadas com suspeitas de crimes na Câmara de Lisboa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foram realizadas buscas nas Caldas da Rainha, no passado dia 20, relacionadas com suspeitas da prática de crimes cometidos no exercício de funções públicas, na área do urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, nomeadamente, abuso de poder, participação económica em negócio, corrupção, prevaricação, violação de regras urbanísticas e tráfico de influências.

A investigação deu origem a 28 mandados de busca (10 buscas domiciliárias e 18 não domiciliárias). Para além das Caldas foram efetuadas em Lisboa, Sintra, Cascais e Alvor.

A ação contou com a participação de seis magistrados do Ministério Público e de noventa inspetores e peritos da Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, com o apoio da Unidade de Perícia Tecnológica e Informática.

Designada como “Operação Olissipus”, no âmbito de oito inquéritos dirigidos pelo Departamento de Investigação e Ação Penal Regional de Lisboa – 1ª Secção, procedeu-se à recolha de documentação relacionada com suspeitas de práticas criminosas sob investigação.

Ninguém foi constituído arguido e as investigações prosseguem.

Em comunicado, a Câmara de Lisboa esclareceu que foram realizadas buscas nas instalações da autarquia, nos edifícios do Campo Grande e Paços do Concelho.

“Estas buscas resultaram de várias denúncias, incluindo participação ao Ministério Público pelo próprio município, na empreitada na Segunda Circular cancelada pela autarquia, a processos urbanísticos (Hospital da Luz, Torre da Avenida Fontes Pereira de Melo, Petrogal, Plano de Pormenor da Matinha, Praça das Flores, Operação Integrada de Entrecampos, Edifício Continente, Twin Towers, Convento do Beato), e empreitadas da Segunda Circular, São Pedro de Alcântara e Piscina da Penha de França”, divulgou a Câmara.

Tanto a empreitada anulada pelo município na Segunda Circular, como a Torre de Picoas e Hospital da Luz, já tinha sido adiantado ao jornal Público, pela Procuradoria-Geral da República, estarem a ser alvo de investigação, a 18 de julho de 2017.

As diligências agora efetuadas são as primeiras de que a Câmara Municipal de Lisboa tem conhecimento sobre estes processos.

“O município facultou toda a documentação, e prestou toda a colaboração ao Ministério Público e PJ, como sempre acontece quando solicitado”, assegurou a autarquia lisboeta.

O ex-vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, é o alvo principal da investigação, uma vez que em causa estão projetos urbanísticos que remontam à época em que desempenhava funções.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss