Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 16° C

Arriba do Porto da Areia Sul vai sofrer obras de estabilização

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A arriba da Praia do Porto da Areia Sul, em Peniche, vai sofrer obras de estabilização, através da aplicação de redes metálicas pregadas de forma a que a tensão exercida não permita a descompressão do maciço e movimentação dos blocos de rocha aí existentes, minimizando o risco associado à instabilidade da arriba.
As obras servem para travar a queda de blocos rochosos

Com um custo total de 394 mil euros, a obra beneficia de financiamento comunitário no valor de 296 mil euros, cabendo ao Município de Peniche o montante de 98 mil euros

A praia do Porto da Areia Sul localiza-se no extremo sul de uma antiga pedreira, da qual foi extraída a matéria-prima destinada à construção do porto de Peniche, ocorrida na década de 50 do século passado.

Os trabalhos de exploração da rocha terão provocado a abertura de algumas fraturas e falhas, e ao longo do tempo, por ação de vários fatores, como a pluviosidade, a circulação de águas, sismos, entre outros, as condições de estabilidade têm vindo a deteriorar-se, consubstanciando-se com a queda de blocos.

As ocorrências destas situações, a par da proximidade da estrada marginal no topo da arriba, justificaram a urgência da intervenção.

Para Henrique Bertino, presidente da Câmara Municipal de Peniche, “trata-se de uma zona nobre e aprazível há muito necessitada de uma urgente intervenção. Esta obra vem permitir que as pessoas possam usufruir, com condições de segurança reforçada, de um espaço tão atrativo como o Porto da Areia Sul”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Suspeito de homicídio terá sido ajudado

Luís Lopes, o homem acusado pelo Ministério Público (MP) de homicídio qualificado e profanação de cadáver do seu companheiro, em abril do ano passado, em Adão Lobo, no concelho do Cadaval, não será o único arguido a sentar-se no banco dos réus, no início do julgamento, a 18 de março, às 14h00, no Tribunal de Loures, sede da Comarca de Lisboa Norte.

crime

Ciclista da Ribafria venceu a primeira etapa da Taça de Portugal de Masters

Um ciclista do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic venceu a primeira etapa da Taça de Portugal de Masters em Taveiro – Coimbra, no dia 25 de fevereiro. É uma corrida em que os atletas competem pela liderança entre escalões, sendo esta prova composta por cinco etapas.

ciclista