Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
17° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
17° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C

Arriba do Porto da Areia Sul vai sofrer obras de estabilização

19 de Abril, 2021
A arriba da Praia do Porto da Areia Sul, em Peniche, vai sofrer obras de estabilização, através da aplicação de redes metálicas pregadas de forma a que a tensão exercida não permita a descompressão do maciço e movimentação dos blocos de rocha aí existentes, minimizando o risco associado à instabilidade da arriba.
As obras servem para travar a queda de blocos rochosos

Com um custo total de 394 mil euros, a obra beneficia de financiamento comunitário no valor de 296 mil euros, cabendo ao Município de Peniche o montante de 98 mil euros

A praia do Porto da Areia Sul localiza-se no extremo sul de uma antiga pedreira, da qual foi extraída a matéria-prima destinada à construção do porto de Peniche, ocorrida na década de 50 do século passado.

Os trabalhos de exploração da rocha terão provocado a abertura de algumas fraturas e falhas, e ao longo do tempo, por ação de vários fatores, como a pluviosidade, a circulação de águas, sismos, entre outros, as condições de estabilidade têm vindo a deteriorar-se, consubstanciando-se com a queda de blocos.

As ocorrências destas situações, a par da proximidade da estrada marginal no topo da arriba, justificaram a urgência da intervenção.

Para Henrique Bertino, presidente da Câmara Municipal de Peniche, “trata-se de uma zona nobre e aprazível há muito necessitada de uma urgente intervenção. Esta obra vem permitir que as pessoas possam usufruir, com condições de segurança reforçada, de um espaço tão atrativo como o Porto da Areia Sul”.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Dupla fez roubo em supermercado e foi apanhada a assaltar restaurante

Dois jovens foram imobilizados por clientes quando tentavam assaltar um restaurante em Casais do Baleal, no concelho de Peniche, na noite de passada quinta-feira, depois de terem levado 290 euros de um supermercado na Foz do Arelho, sob ameaça de arma de fogo. Presentes a tribunal, foram deixados em liberdade com apresentações semanais às autoridades policiais, enquanto decorre o processo judicial.

assalto

Atribuição de 75 bolsas de estudo nas Caldas

Decorre até 12 de novembro o prazo para apresentação das candidaturas para atribuição de 75 bolsas de estudo, no valor unitário de 800 euros, relativas ao ano letivo 2021/2022, destinadas a alunos oriundos de agregados familiares carenciados que pretendam prosseguir estudos em estabelecimentos de ensino superior sediados fora do concelho das Caldas da Rainha.

pexels stanley morales 3186386

Clube de Leitura presencial

A Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha acolhe a realização do Clube de Leitura em formato presencial, organizado pelas leitoras Marta Ambrósio e Elisa Santos, no dia 30 de outubro, pelas 15h00.