Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C
15° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C
15° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 30° C

Arriba do Porto da Areia Sul vai sofrer obras de estabilização

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A arriba da Praia do Porto da Areia Sul, em Peniche, vai sofrer obras de estabilização, através da aplicação de redes metálicas pregadas de forma a que a tensão exercida não permita a descompressão do maciço e movimentação dos blocos de rocha aí existentes, minimizando o risco associado à instabilidade da arriba.
As obras servem para travar a queda de blocos rochosos

Com um custo total de 394 mil euros, a obra beneficia de financiamento comunitário no valor de 296 mil euros, cabendo ao Município de Peniche o montante de 98 mil euros

A praia do Porto da Areia Sul localiza-se no extremo sul de uma antiga pedreira, da qual foi extraída a matéria-prima destinada à construção do porto de Peniche, ocorrida na década de 50 do século passado.

Os trabalhos de exploração da rocha terão provocado a abertura de algumas fraturas e falhas, e ao longo do tempo, por ação de vários fatores, como a pluviosidade, a circulação de águas, sismos, entre outros, as condições de estabilidade têm vindo a deteriorar-se, consubstanciando-se com a queda de blocos.

As ocorrências destas situações, a par da proximidade da estrada marginal no topo da arriba, justificaram a urgência da intervenção.

Para Henrique Bertino, presidente da Câmara Municipal de Peniche, “trata-se de uma zona nobre e aprazível há muito necessitada de uma urgente intervenção. Esta obra vem permitir que as pessoas possam usufruir, com condições de segurança reforçada, de um espaço tão atrativo como o Porto da Areia Sul”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Incêndio consome artigos para famílias carenciadas

Um incêndio em instalações da Paróquia de Peniche, que serviam de espaço de armazenamento de artigos para ajudar famílias carenciadas, consumiu parte dos produtos, entre roupas e alimentos, na tarde desta terça-feira, 4 de outubro.

stella

Requalificação do Museu José Malhoa vai avançar

A cerimónia protocolar de assinatura do auto de consignação da empreitada de requalificação do Museu José Malhoa, da responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Centro, tem lugar no dia 6 de outubro, às 15h, no museu caldense.

malhoa

“Outubro Rosa” sensibiliza para o cancro da mama

A Associação Cadaval Solidário e a Comunidade Francesa no Cadaval, com o apoio da Câmara, realizam a 16 de outubro, a partir das 10h, no Parque dos Lápis, a iniciativa “Outubro Rosa”, um dia de sensibilização ao cancro da mama.

lapis