Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Serviço de Ginecologia no CHO reduzido a três camas

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Serviço de Ginecologia da unidade das Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) está a ser alvo de algumas reclamações tanto das utentes como de profissionais de saúde, por estar reduzido a três camas.
O Serviço de Ginecologia tinha 13 camas, que devido à pandemia foram reduzidas

Este serviço instalado no Hospital das Caldas da Rainha “tinha uma lotação inicial de treze camas, que devido à situação pandémica foi temporariamente reduzida para cinco, e posteriormente para três”, reconheceu ao JORNAL DAS CALDAS o conselho de administração, explicando que a redução de lotação “decorre da necessidade de dar resposta às necessidades impostas pela Covid-19, contudo nunca foi equacionado o seu encerramento”.

Segundo a administração, com a reorganização dos cuidados na área da saúde materna no Oeste, em junho de 2013, foram alocadas 27 camas para a Obstetrícia, sendo que atualmente “existem 20 camas, duas delas para doentes Covid-19, por força do ajustamento de espaço imposto pelas necessidades de dar resposta aos utentes Covid-19”.

Outra situação que tem gerado descontentamento por parte de mulheres em pós-operatório internadas é que apesar da existência de enfermarias distintas para a Obstetrícia e a Ginecologia, algumas utentes “têm que partilhar espaços comuns”, próximas de parturientes e recém-nascidos.

A administração diz “não ser a solução ideal, mas é a possível neste contexto e tendo em conta as carências de espaço do hospital”.

Face aos condicionalismos ditados pela pandemia, “este sacrifício não foi exclusivo da Ginecologia/Obstetrícia”, o que se traduziu num “esforço e sacrifício dos vários serviços do Hospital, que ao longo do último ano estiveram em constante mutação e adaptação, de acordo com a evolução epidemiológica”.

“O CHO está a avaliar a conversão de camas Covid-19 em não Covid-19, tendo em conta o desenvolvimento da situação”, revelou a administração, adiantando que “quando cessar a pandemia, as condicionantes atuais terminarão e está a ser elaborado um projeto de remodelação da área materno-infantil, visando a melhoria das condições estruturais”.

O Serviço de Ginecologia serve um universo de 151.366 mulheres. Em 2019 estiveram internadas 551 utentes, e no ano passado foram 409 utentes. O serviço teve em 2019 e 2020 uma taxa de ocupação de 46% e 58%, respetivamente.

Durante o ano de 2020 foram também alocadas duas camas no serviço de internamento de Obstetrícia/ Ginecologia para dar resposta às mulheres com patologias diversas desta área, que estando infetadas necessitaram de internamento. Por fim, e para cumprimento do normativo da Direção-Geral da Saúde, foram ainda criadas áreas intermédias de internamento, para dar resposta a doentes com testes negativos, mas que, contudo, aguardavam a realização e o resultado de um segundo teste, separando-os dos outros, evitando assim, possíveis infeções de outros doentes.

A capacidade instalada para internamento de doentes COVID no CHO atingiu as 142 camas em janeiro de 2021, representando uma taxa de esforço desta tipologia de 58% da totalidade das camas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3