Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 17° C

Jorge Mangorrinha expõe “Viagem ao Centro da Cidade”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Viagem ao Centro da Cidade” é o título de uma exposição de Jorge Mangorrinha na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha, que abre portas ao público no dia 9 de abril e vai estar patente até 30 de abril.
O autor da exposição

Pode ser visitada de segunda a sexta, das 10h às 13h e das 13h30 às 16h. Devido às medidas de contingência originadas pela Covid-19 não haverá a habitual inauguração.

A mostra, segundo o autor, “é um percurso minimalista, que conjuga o discurso expositivo linear mais convencional e a ideia de uma instalação, com atmosfera e cenografia, onde se reforça a natureza performativa”.

O diálogo entre os conteúdos, que constituem a exposição – instalação, fotografia, poesia e música, como expressões íntimas da criação do autor –, origina, em paralelo, uma outra obra, esta experienciada por cada visitante de modo diferente.

“A instalação é, talvez, provocatória pelo temp(l)o da água à espera de que as coisas aconteçam. A fotografia é resultante de uma escolha quase impossível entre milhares de imagens capturadas na caminhada pelo burburinho ou pelo silêncio deste e de outros centros. A poesia é exposta como manifesto à terra-natal e à sua raiz. A música é a expressão da união das águas entre cidades-irmãs. esta impressão poética, fotográfica e musical é a expressão concisa do eterno retorno”, relata.

Jorge Mangorrinha nasceu nas Caldas da Rainha, a 1 de julho de 1965. Tem um percurso profissional e académico multifacetado: licenciatura em Arquitetura, mestrado em História Regional e Local (especialização em Património), doutoramento em Urbanismo e pós-doutoramento em Turismo. Exerce em Lisboa e é autor de obras que expressam a sua diversidade formativa, ensaística e profissional.

Medalha de Mérito da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Prémio José de Figueiredo da Academia Nacional de Belas-Artes e Louvor do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, presidiu à Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal (1911-2011).

Escreve textos de opinião, técnicos e científicos, bem como canções.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Marcha lenta de agricultores em protesto entre Bombarral e Caldas da Rainha

Uma marcha lenta entre o Bombarral e Caldas da Rainha, na passada quinta-feira, juntou mais de duas centenas de veículos, a maioria tratores, num protesto dos agricultores com mensagens para os futuros governantes do país. No final foi apresentado um manifesto reivindicativo.

trator2

Porco no espeto em Vale de Maceira

O Grupo Recreativo e Desportivo de Vale de Maceira celebra, a 9 de março, o seu 51º aniversário com uma festa popular.

Pinto da Costa em almoço dos Dragões do Oeste

A delegação do Futebol Clube do Porto do Oeste (Dragões do Oeste) situada nas Caldas da Rainha vai comemorar no próximo sábado seu 20º aniversário, tendo garantida a presença do presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa.

pinto