Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Jorge Mangorrinha expõe “Viagem ao Centro da Cidade”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Viagem ao Centro da Cidade” é o título de uma exposição de Jorge Mangorrinha na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha, que abre portas ao público no dia 9 de abril e vai estar patente até 30 de abril.
O autor da exposição

Pode ser visitada de segunda a sexta, das 10h às 13h e das 13h30 às 16h. Devido às medidas de contingência originadas pela Covid-19 não haverá a habitual inauguração.

A mostra, segundo o autor, “é um percurso minimalista, que conjuga o discurso expositivo linear mais convencional e a ideia de uma instalação, com atmosfera e cenografia, onde se reforça a natureza performativa”.

O diálogo entre os conteúdos, que constituem a exposição – instalação, fotografia, poesia e música, como expressões íntimas da criação do autor –, origina, em paralelo, uma outra obra, esta experienciada por cada visitante de modo diferente.

“A instalação é, talvez, provocatória pelo temp(l)o da água à espera de que as coisas aconteçam. A fotografia é resultante de uma escolha quase impossível entre milhares de imagens capturadas na caminhada pelo burburinho ou pelo silêncio deste e de outros centros. A poesia é exposta como manifesto à terra-natal e à sua raiz. A música é a expressão da união das águas entre cidades-irmãs. esta impressão poética, fotográfica e musical é a expressão concisa do eterno retorno”, relata.

Jorge Mangorrinha nasceu nas Caldas da Rainha, a 1 de julho de 1965. Tem um percurso profissional e académico multifacetado: licenciatura em Arquitetura, mestrado em História Regional e Local (especialização em Património), doutoramento em Urbanismo e pós-doutoramento em Turismo. Exerce em Lisboa e é autor de obras que expressam a sua diversidade formativa, ensaística e profissional.

Medalha de Mérito da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Prémio José de Figueiredo da Academia Nacional de Belas-Artes e Louvor do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, presidiu à Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal (1911-2011).

Escreve textos de opinião, técnicos e científicos, bem como canções.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161