Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C
Histórias do Termalismo

5. Águas de Salir

Jorge Mangorrinha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As nascentes brotam na parte sul da baía de São Martinho do Porto, junto à base de uma pequena colina que desse lado a limita, em local de fronteira entre duas freguesias de diferentes concelhos (Caldas da Rainha e Alcobaça).

A primeira notícia acerca do interesse particular em explorar estas águas data de 1896, quando um grupo de investidores, dirigidos pelo conselheiro José de Azevedo Castelo Branco, se propunha explorá-las e fazer melhoramentos importantes na praia de S. Martinho.

Refere o periódico Cavacos das Caldas, na sua edição de 1 de outubro desse ano, que “dada a realização do empreendimento está claro que um dos pontos importantes para a indicada praia será a empresa exploradora criar ali uma estação de banhos cloretados e de mar, construindo-se chalés ao longo da praia, arborizando-a com pinheiros marítimos, dando-lhe enfim uma feição tal que atraia ali concorrência”. Na sua edição de 14 de outubro de 1897, o mesmo jornal volta a falar do tema, referindo, “que abertos ao público o apeadeiro de S. Martinho e o estabelecimento das águas cloretadas de Salir”, será a povoação comunicada com Caldas e os principais pontos de Espanha, “por meio de um novo telégrafo de fios de linhol”.

José de Azevedo Castelo Branco foi médico cirurgião e político do Partido Regenerador. Na época, era Governador Civil do Distrito do Funchal. Em 1900, seria Governador Civil do Distrito de Lisboa, chegando a Ministro dos Negócios Estrangeiros do último governo monárquico.

Um outro interessado solicitou, porém, a emissão de alvará de exploração, desta vez John George, súbdito britânico. Junto ao seu requerimento, surgem pareceres sobre as virtudes destas águas, que lhes atestam “a sua rica e pouco vulgar mineralização”.

Para além do estabelecimento balnear, o plano de John George contempla hotel, casino e parque, cujos projetos não foram realizados ou pelo menos nunca apresentados aos serviços centrais. A localização do estabelecimento far- se-ia fora das emergências, sobre dunas, sendo a água canalizada até este local.

Até 1900, não houve desenvolvimentos sobre o assunto, já que apenas, nesse ano, deu entrada, nas entidades competentes, uma relação de documentos, contendo uma análise clínica da nascente “Prainha de S. Romengo”, uma planta de localização e um projeto de estabelecimento para o engarrafamento de água.

O governo não inviabilizou inicialmente a concessão, mas a entrada de um projeto em 1902 veio arrastar a situação para um impasse de duas décadas, até 1921, quando o mesmo negociante inglês apresentou um novo projeto. Neste, está previsto o aproveitamento de uma ou das duas nascentes, elevadas para um reservatório de cimento armado, assente no último pavimento da torre.

Estaria previsto, também, o aproveitamento da água do mar, a qual seria elevada para dois outros reservatórios no penúltimo piso. O aquecimento das duas águas far-se-ia nos reservatórios, por meio de serpentinas ou nas próprias banheiras (neste caso, apenas seriam necessários dois reservatórios, além de um pequeno reservatório para água para água quente, destinada a abastecer a sala de duches e outras aplicações). O balneário projetado aproveitaria a muralha e parte das fundações e tinha 5 cabinas para banhos e duches. Curioso é verificar que o projeto mantém o acesso ao balneário por mar. No final da memória descritiva, está expresso o desejo de se construir um “empreendimento a que está reservado um brilhante futuro”.

Posteriormente, houve outras tentativas de exploração destas nascentes (anos 40 e 60).

Em 1946, quando ainda se dá conta de restos de antigas banheiras de alvenaria, próximo das ruínas do velho estaleiro da época de D. Sebastião e utilizadas até o início do século XX como posto da Guarda Fiscal, o engenheiro de minas Luiz de Saldanha Oliveira e Souza faz um estudo hidrogeológico destas águas, mas tal não teria consequência em termos da construção de um balneário.

A ideia é retomada nos anos 60. Na edição de 22 de outubro de 1968 da Gazeta das Caldas lê-se que a Sociedade Águas de Salir, Lda. executa os trabalhos de prospeção das águas da Alfândega Velha, a 30 metros de profundidade, encontrando-se um “vasto lençol de água minero-medicinal que agora vem à superfície artificialmente através de longo tubo e antes brotava, por efeito da Natureza, em vários locais, todos submersos pelo mar durante a enchente”, esperando-se “a chegada de tubagem importada do estrangeiro para instalação no furo efectuado”. Esta prospeção foi iniciada em julho.

Dá-se conta (Gazeta das Caldas, 23 de julho e 10 de setembro de 1968) do hábito de as pessoas, vindas de longe e de perto, vencerem os obstáculos, através do areal e das rochas, para se banharem e levarem recipientes cheios de “água milagrosa”, não estando informados, claro, da perda de qualidades da água transportada.

E até hoje nada foi feito, mas esperamos por melhores…banhos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss