Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 19° C
14° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
14° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C

Só segunda testagem confirma infeção de pessoal docente e não docente

Francisco Gomes
23 de Março, 2021
A testagem do pessoal docente e não docente dos estabelecimentos escolares com pré-escolar e 1º ciclo no Bombarral revelou seis testes positivos, mas após a realização de um segundo exame verificou-se que os casos afinal eram negativos.

O Ministério da Educação promoveu, na passada quinta-feira, a testagem de todo o pessoal docente e não docente, no total de 84 pessoas. Seguindo as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), a autoridade local de saúde validou os seis casos positivos (dos quais só dois eram residentes no concelho do Bombarral) e determinou o isolamento das turmas que tiveram contacto com os mesmos.

Porém, segundo o presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, estão a ser realizados segundos testes, com recurso a técnica mais fiável (PCR), sendo que os resultados já disponíveis (quatro de seis) não confirmam os primeiros. Esta situação levou a uma revisão da decisão inicial da autoridade de saúde, tendo considerado que não se mantêm os pressupostos que determinaram o isolamento da maioria dos alunos, levando ao regresso às aulas de parte das turmas, alunos e funcionários.

Em Alcobaça, na sequência das centenas de testes realizados aos profissionais das creches e jardins de infância do concelho, aquando da reabertura destes serviços nesta primeira fase de desconfinamento, foram detetados seis casos positivos, o que determinou de imediato algumas medidas preventivas nas respetivas instituições, bem como o confinamento imediato dos casos positivos, dos seus familiares e dos seus contactos mais próximos, revelou o presidente da Câmara, Paulo Inácio.

“No caso de haver algum caso positivo num teste rápido, a norma da DGS vai no sentido da repetição imediata da testagem da pessoa positiva com um teste clássico (PCR). Apenas com esta dupla confirmação é que as autoridades de saúde ordenam a tomada de medidas para os estabelecimentos de ensino consideradas adequadas pelo delegado de saúde do respetivo concelho”, esclareceu o autarca.

Para o presidente da Câmara, “estamos todos mais uma vez de acordo que estes testes deviam ter sido previamente efetuados à reabertura das escolas e não enquanto o comboio já está a andar”.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

FOLIO recebeu 20 mil visitantes ávidos de conhecer novos autores

Após um ano de interrupção, devido à pandemia, o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos voltou a ter casa cheia, para assistir a tertúlias, apresentações de livros, workshops, concertos e outras iniciativas, que atraíram cerca de 20 mil visitantes, ávidos de conhecer novos autores e assistir a espetáculos. O evento literário, que envolveu 469 oradores e dinamizadores de atividades, regressa no próximo ano, entre 6 e 16 de outubro, sob o tema “O Poder”.

balanco folio

Torneio de Abertura nas Piscinas Municipais

Realizou-se no passado fim de semana, nas Piscinas Municipais de Caldas da Rainha, o Torneio de Abertura em natação, o primeiro da época 2021/2022 e também o primeiro com público desde que surgiu a pandemia.