Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

ESAD.CR lança Plataforma de Ofícios Digitais

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, em associação com o Município de Óbidos e o Óbidos Parque - Parque Tecnológico de Óbidos, acaba de lançar a POD - Plataforma de Ofícios Digitais.

Foi criada com o objetivo de atualizar ou renovar competências e aptidões de estudantes e profissionais, quer estejam no ativo ou à procura de emprego, de valorizar ou mudar a sua carreira.

As primeiras formações POD arrancam já este mês e têm como temas Sound Design para Jogos (início a 15 de março), Digital Storytelling, Narrativas Visuais (início a 24 de março), Escrita e Som para Conteúdos Digitais (início a 25 de março) e Motion Design (início a 6 de abril).

A POD pretende estimular uma aprendizagem assente em projetos através dos quais, adicionalmente, “sejam promovidas competências de pensamento crítico, empatia e adaptação à mudança em contextos complexos”, alargando-se “aptidões de colaboração, promotoras de capacidades empreendedoras, essenciais para prosperar agora e no futuro”, refere a ESAD.CR.

“Do período de crise provocada pela pandemia da Covid-19 e do período de recuperação que se seguirá, resulta uma necessidade de melhoria na criação de conteúdos digitais, apontada como uma área em que os profissionais ligados à educação e à formação precisarão de melhorar as suas capacidades, incluindo a capacidade para desenhar e desenvolver os seus próprios materiais”, acrescenta.

Miguel Silvestre, diretor executivo do Óbidos Parque, refere que a “POD é um projeto de convergência entre as necessidades de formação criativa dos técnicos do município, as competências digitais cruciais para as empresas na área dos conteúdos e a formação distintiva da ESAD.CR”.

“É um projeto que queremos, cada vez mais, próximo das empresas e da afirmação do eixo Caldas-Óbidos como uma referência na criatividade digital”.

A participação do Município de Óbidos na plataforma nasce de um protocolo de colaboração estabelecido com a ESAD.CR, no âmbito do FOLIO Educa, um dos cinco capítulos do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos.

Para Ana Sofia Godinho, Chefe de Divisão de Educação do município e curadora do FOLIO Educa, este projeto “é a resposta a uma nova dinâmica concertada que queremos imprimir no FOLIO Educa, na nova biblioteca municipal, no futuro Story Centre e no programa Fábrica da Criatividade”.

Todos os participantes nas formações POD terão acesso gratuito ao programa StartUp Óbidos, programa de aceleração de ideias e de novos negócios do Óbidos Parque que entra, este ano, na sua terceira edição.

Para além deste apoio, o Parque Tecnológico de Óbidos oferece ainda um office voucher, que garante o acesso a um espaço de trabalho com o mesmo número de horas de formação que os formandos conseguirem cumprir.

Os formandos POD terão direito a um certificado emitido pela ESAD.CR e os estudantes inscritos na escola vão poder creditar estas formações como opcionais livres nos seus planos de estudo.

A médio prazo, a ESAD.CR pretende que a POD evolua para “programas flexíveis e modulares, que permitam uma educação ao longo da vida adequada às mudanças da economia digital e verde”, em linha com a agenda europeia da próxima década.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3