Q

Previsão do tempo

23° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 28° C
23° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 30° C
23° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 34° C

ESAD.CR lança Plataforma de Ofícios Digitais

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, em associação com o Município de Óbidos e o Óbidos Parque - Parque Tecnológico de Óbidos, acaba de lançar a POD - Plataforma de Ofícios Digitais.

Foi criada com o objetivo de atualizar ou renovar competências e aptidões de estudantes e profissionais, quer estejam no ativo ou à procura de emprego, de valorizar ou mudar a sua carreira.

As primeiras formações POD arrancam já este mês e têm como temas Sound Design para Jogos (início a 15 de março), Digital Storytelling, Narrativas Visuais (início a 24 de março), Escrita e Som para Conteúdos Digitais (início a 25 de março) e Motion Design (início a 6 de abril).

A POD pretende estimular uma aprendizagem assente em projetos através dos quais, adicionalmente, “sejam promovidas competências de pensamento crítico, empatia e adaptação à mudança em contextos complexos”, alargando-se “aptidões de colaboração, promotoras de capacidades empreendedoras, essenciais para prosperar agora e no futuro”, refere a ESAD.CR.

“Do período de crise provocada pela pandemia da Covid-19 e do período de recuperação que se seguirá, resulta uma necessidade de melhoria na criação de conteúdos digitais, apontada como uma área em que os profissionais ligados à educação e à formação precisarão de melhorar as suas capacidades, incluindo a capacidade para desenhar e desenvolver os seus próprios materiais”, acrescenta.

Miguel Silvestre, diretor executivo do Óbidos Parque, refere que a “POD é um projeto de convergência entre as necessidades de formação criativa dos técnicos do município, as competências digitais cruciais para as empresas na área dos conteúdos e a formação distintiva da ESAD.CR”.

“É um projeto que queremos, cada vez mais, próximo das empresas e da afirmação do eixo Caldas-Óbidos como uma referência na criatividade digital”.

A participação do Município de Óbidos na plataforma nasce de um protocolo de colaboração estabelecido com a ESAD.CR, no âmbito do FOLIO Educa, um dos cinco capítulos do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos.

Para Ana Sofia Godinho, Chefe de Divisão de Educação do município e curadora do FOLIO Educa, este projeto “é a resposta a uma nova dinâmica concertada que queremos imprimir no FOLIO Educa, na nova biblioteca municipal, no futuro Story Centre e no programa Fábrica da Criatividade”.

Todos os participantes nas formações POD terão acesso gratuito ao programa StartUp Óbidos, programa de aceleração de ideias e de novos negócios do Óbidos Parque que entra, este ano, na sua terceira edição.

Para além deste apoio, o Parque Tecnológico de Óbidos oferece ainda um office voucher, que garante o acesso a um espaço de trabalho com o mesmo número de horas de formação que os formandos conseguirem cumprir.

Os formandos POD terão direito a um certificado emitido pela ESAD.CR e os estudantes inscritos na escola vão poder creditar estas formações como opcionais livres nos seus planos de estudo.

A médio prazo, a ESAD.CR pretende que a POD evolua para “programas flexíveis e modulares, que permitam uma educação ao longo da vida adequada às mudanças da economia digital e verde”, em linha com a agenda europeia da próxima década.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pimpões com três títulos nos Nacionais de Verão

Entre os dias 12 e 14 de julho, o Complexo de Piscinas do Jamor acolheu o Campeonato Nacional de Piscina Longa para os escalões de Juvenis, Juniores, Seniores e Open de Portugal, contando com a presença de 809 atletas, representando 110 equipas. Os Pimpões levaram uma comitiva de 10 nadadores.

nacional

António Moura no Triatlo Starman Portugal

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, participou na terceira edição do Triatlo Starman Portugal, na distância de half-ironman, ficando em 11º lugar da geral e em 1º lugar no escalão 60-64 anos.

moura

“O Mar no Museu José Malhoa” é tema de visita com Dóris Santos

As férias no Museu José Malhoa e no Museu da Cerâmica continuam esta semana. Desta vez, as atividades chegam ao público adulto, com a visita temática “Depois, Malhoa”. A iniciativa busca, afirma Nicole Costa, diretora dos Museus José Malhoa, da Cerâmica e Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, “proporcionar momentos de conhecimento sobre os nossos acervos, através do olhar de especialistas convidados – porém, por meio de um percurso pelas obras em exposição, de modo a tornar os saberes sobre arte mais acessíveis e próximos das pessoas”.

mar