Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Investigação vai determinar como foi envenenado rebanho em Ferrel

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de duas centenas de animais de raça caprina e ovina de uma exploração em Ferrel, Peniche, morreram no último mês envenenados por um produto cuja origem está a ser investigada pelos serviços municipais de sanidade e pecuária, levando a junta de freguesia local a rejeitar a associação do caso à utilização de herbicidas para conter as ervas infestantes, como é acusada por alguns habitantes.
José Santos mostra dois dos cerca de 200 animais que morreram

“A mortalidade deve-se à pulverização de herbicidas pela junta de freguesia por onde o gado passou por Ferrel. Foram produtos tão tóxicos que morreram sobretudo cabras e cabritos, e ainda algumas ovelhas e borregos que comeram pasto”, afirmou José Santos, morador na vila.

O proprietário dos animais, Paulo Conceição, relatou que foi alertado pela junta da aplicação dos herbicidas em dois locais, “mas onde eles comeram ninguém me avisou”.

“Nunca aconteceu nada do género. É uma desgraça. Uma pessoa fica sem vontade de estar aqui com os animais a morrer todos os dias às nossas mãos”, manifestou, aguardando o resultado do laboratório para onde foram enviadas análises.

O presidente da junta, Pedro Barata, assegurou que “utilizamos sempre herbicidas autorizados pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária”.

“Na última aplicação, que foi efetuada nos dias 7 e 8 de janeiro, fizemos avisos e o encarregado dos serviços telefonou diretamente ao pastor a avisar com antecedência os locais que iam ser alvo desta aplicação”, revelou o autarca.

“É com estranheza que se fala em tanto gado atingido por tão pouco produto, aplicado numa área tão pequena como as bermas da estrada”, declarou Pedro Barata, concluindo que “não existe nenhuma evidência que correlacione os produtos utilizados pela Junta de Freguesia com as mortes, pois o gado passou por muitos locais além daquele”.

A Junta de Freguesia garantiu estar a colaborar com as autoridades competentes no apuramento dos factos e que assumirá a responsabilidade, se tal ficar provado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.