Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Carnaval celebrado “em casa”

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Este ano não foi possível sair de casa para festejar o carnaval, que normalmente é marcado pela animação, desfiles e muitas máscaras, mas nem por isso a pandemia de Covid-19 deixou a folia confinada. Na região houve várias iniciativas que quiseram marcar a época, mesmo que de forma diferente, convidando os foliões a divertirem-se nas próprias casas através das redes sociais, com diversas atuações de dj´s, de bailes, de concursos de fotografia e até a relembrar carnavais anteriores.
Momentos do Carnaval das Caldas em mupis espalhados pela cidade

Mupis relembram momentos do Carnaval das Caldas

Nas Caldas, “o carnaval eram seis dias de folia, corsos, bailes e muitas máscaras, naquele que é um dos mais típicos carnavais portugueses”.

Como os habituais festejos não se realizaram, a autarquia decidiu não deixar passar em branco esta ocasião tão divertida, por isso optou por recordar muitos dos momentos e participantes no Carnaval das Caldas através de dezenas de mupis espalhados pela cidade, com fotos de carnaval e das associações e coletividades, que são a “alma do Carnaval das Caldas”.

Um regresso a dias “de que todos temos saudades, mas que certamente voltaremos a viver ainda com mais alegria”, referiu a autarquia.

Concurso de máscaras do Centro da Juventude

Com o intuito de manter vivo o espírito carnavalesco e de tirar as máscaras do armário, o Centro da Juventude lançou o desafio a todas as famílias caldenses a partilhar fotografias em família mascaradas em casa. Esta iniciativa, que contou com o apoio da Associação Comercial das Caldas Rainha e Oeste e do Município das Caldas da Rainha, decorreu entre 13 a 16 de fevereiro através das redes sociais do Centro da Juventude.

Ao longo dos três dias, o Centro da Juventude partilhou as fotografias das famílias caldenses nas redes sociais e as cinco que tiveram maior número de “likes” ganharam cinco vouchers, no valor de 100€, para gastar nos restaurantes caldenses. Esta foi também uma forma de ajudar o comércio da cidade.

Além disso promoveu “algo que deixou o nosso Mestre Bordalo mais animado”. “Este ano ele bem procurou pela festa, deambulou pelo Parque D. Carlos I à procura do Baile do Casino, mas estava tudo fechado. Ele estava triste e a perder a esperança de encontrar forma para se divertir”, brincou o Centro da Juventude nas redes sociais. Face a isso decidiu preparar para o mestre Bordalo e para a toda a comunidade caldense muita animação, através das atuações dos dj´s Gabi e Tiago M.

Emissões dedicadas ao carnaval em Peniche

O município de Peniche “não esqueceu uma das épocas mais favoritas da população”, e como tal decidiu preparar um conjunto de emissões online de “um carnaval, diferente, estranho, mas com toda a segurança”, através das redes sociais da autarquia.

Além de recordar os carnavais dos anos 80 e 90, o município também teve conversas com alguns elementos que costumam fazer parte integrante dos desfiles carnavalescos da cidade e todos os dias entre as 22h e as 00h houve dança em casa, com os dj´s de Peniche, Ricardo Rosado, João Rivero, Nuno da Mata, João Maia Bello e Sudoka.

Exposição online a recordar como “se faz a festa à moda de cá”

O carnaval, que está nos genes do povo nazareno e que é aguardado com enorme entusiasmo por milhares de foliões todos os anos, ficará por viver num momento mais seguro. “Chegámos às vésperas deste evento em estado de emergência e com dever de confinamento geral, pelo que a proximidade e espontaneidade que o nosso carnaval de rua exigiria não seriam praticáveis sem que não se registassem repercussões negativas para a saúde de todos”, escreveu a organização do carnaval da Nazaré, que tendo em conta a evolução da pandemia de Covid-19 no concelho, mas também por todo o país, decidiu não realizar qualquer ação de carnaval, “uma alegria incomparável que, tradicionalmente, toma conta das nossas ruas, das salas de baile, dos bares, dos estabelecimentos, dos nazarenos e dos milhares de visitantes, e que se tornou num importante ativo turístico e económico das nossas gentes”.

Contudo, a organização não deixou de recordar este evento, por isso proporcionou uma exposição online, para que todos os foliões recordassem como “se faz a festa à moda de cá”.

Folia “dentro de quatro paredes”

No ano em que a pandemia obrigou os foliões a trocar os bailes pela casa, a Comissão de Amigos do Carnaval de Alfeizerão optou por celebrar a quadra carnavalesca pela via digital, com animação dos dj´s Nigga, Crunxer e Apollo e ainda partilhou um vídeo com fotografias de anos anteriores.

O mesmo aconteceu em Torres Vedras. Com o carnaval cancelado, um grupo de amigos levou a folia de Torres Vedras para a internet, dando assim diversão aos participantes sem colocar os pés na rua.

“Carnaval em Casa” foi o nome do movimento online, que procurou recriar os momentos que marcam habitualmente o carnaval de Torres, mas este ano à distância. A programação incluiu, por exemplo, um concurso online de matrafonas, entrevistas e até um programa de discos pedidos a propósito do dia dos namorados.

O único requisito pedido pelo movimento era que os foliões se mascarassem, se ligassem a um dos cinco canais disponíveis e entrassem na folia com os vários dj´s.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3