Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

União de Freguesias distribuiu mais 1210 máscaras e 253 viseiras aos lares

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório iniciou mais uma operação de entrega de equipamento de proteção individual pelos lares. Foram entregues até ao dia 8 de fevereiro, 253 viseiras e 1210 máscaras, distribuídas pela Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, pelo Lar Residência Yasmin, pelo Lar do Montepio, pelo Centro Social Paroquial de Caldas da Rainha, pela Casa de Repouso da Crocha e pela Casa de Repouso Santo Amaro.
Entrega de máscaras e viseiras ao Centro de Apoio aos Idosos Dr. Ernesto Moreira

Esta ação, que nasceu no âmbito dos projetos “#Máscara Para Todos” e “Caldas Protege” visa permitir que os utentes e profissionais que trabalham nestas instituições continuem protegidos.

A autarquia pretende continuar a “desenvolver um trabalho para prevenir e controlar este vírus”, realçou o presidente da União de Freguesias, Vítor Marques.

Na entrega do equipamento, no passado dia 5, Cristina Serrano, diretora técnica do Centro de Apoio aos Idosos Dr. Ernesto Moreira, do Montepio Rainha D. Leonor, disse que é um equipamento que o lar nunca deixou de ter, mas reconheceu que “toda a ajuda que vem do exterior é sempre bem-vinda”. “Nós estamos cá dentro a trabalhar com muita preocupação e o facto de percebermos que temos pessoas e instituições de lá de fora que nos apoiam é muito reconfortante”, apontou. O lar do Montepio tem 60 utentes e 55 funcionários.

Madalena Bernardo, diretora técnica do Centro Social Paroquial das Caldas, também sublinhou a importância da entrega do material, que apesar de nunca ter faltado, acarreta custos para a instituição. Este lar tem 55 idosos e 37 funcionários.

José Cardoso, do executivo da União de Freguesias, informou que continuam com a entrega de máscaras na Junta de Freguesia aos fregueses que mediante apresentação do cartão de cidadã, levantam o equipamento de proteção individual para o agregado familiar.

Ganchos para os profissionais de saúde protegerem orelhas

José Cardoso destacou ainda a entrega de 100 ganchos ao Centro Hospitalar do Oeste para prender os elásticos ao cabelo. “O hospital solicitou os ganchos porque os profissionais de saúde sentem desconforto e dor na zona das orelhas”, explicou.

Este equipamento é feito na sede da Junta de Freguesia com uma impressora 3D, com a colaboração de uma voluntária.

Junta faz pequenas obras em casa dos mais carenciados

Entregas de medicamentos ao domicílio e pequenas obras nas residências dos mais carenciados são algumas medidas de apoio da União de Freguesia. “Ainda esta semana fez-se a reparação de torneiras que tinham problemas numa casa e procedeu-se numa outra à limpeza e desinfeção de paredes que estavam cheias de humidade”, disse Vítor Marques.

“Esta crise está a levar à diminuição dos rendimentos e há muitas famílias que, aparentemente, sempre estiveram estruturadas, mas que entraram numa situação de dificuldade e temos que ter capacidade de resposta para estes casos”, adiantou o presidente da Junta, revelando que as psicólogas “continuam a dar apoio às pessoas com mais ansiedade ou simplesmente conversam para afastar a solidão”.

Vítor Marques lembrou que a sede da União está de porta fechada, mas continua com o atendimento presencial, onde as colaboradoras da Junta estão divididas em dois turnos, o que “permite dar uma maior resposta”. Sempre que há possibilidade dão preferência à marcação para evitar que os fregueses aguardem na rua.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161