Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C
Associações do Oeste criam

Gabinete para apoio gratuito aos empresários

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Face à situação de calamidade económica, provocada pelo Covid-19, as associações empresariais da Região Oeste, através da FAERO – Federação das Associações Empresariais da Região Oeste, criaram o GO Oeste, um gabinete de emergência para apoio aos empresários.
Espera-se nos próximos meses o fecho de muitas empresas por falta de liquidez

Carlos Barros, na qualidade de presidente da direção da FAERO, em representação da Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO), considera ser “o momento de reunir todos os esforços e valências das associações empresariais no sentido de apoiar os empresários, nomeadamente as micro e pequenas empresas, as que mais têm sofrido com a calamidade económica”.

“As consequências económicas provocadas pela pandemia serão avassaladoras em 2021, o impacto será muito maior do que em 2020. As empresas vinham de uma economia “saudável” em 2018 e 2019 mas agora têm sobre si o peso do ano de 2020, onde a situação económica não lhes permitiu serem rentáveis. Espera-se nos próximos meses o fecho de muitas empresas por falta de liquidez, não sendo a continuação de empréstimos uma solução sustentável”, manifestou.

“As empresas estão a suportar custos há um ano em muitos casos sem apoios ou com um financiamento máximo de 70%, sendo agora previsto de aproximadamente 80% dos custos com os recursos humanos, mas têm um conjunto infindável de outros custos e encargos obrigatórios que fizeram com que as reservas das empresas terminassem”, sublinhou.

No seu entender, “esta situação prolongar-se-á em 2021 e continuará em 2022, pelo que os apoios disponíveis não são suficientes”.

Segundo revelou, “nas várias reuniões realizadas na última semana pelas associações empresariais, é unânime entre todas que urge um efetivo sistema de apoio às empresas”.

“O GO Oeste tem por objetivo ajudar os empresários a sobreviverem a esta calamidade. Contribuir ativamente, para a sobrevivência das atividades económicas fundamentais para a sustentabilidade da Região Oeste e coesão social, bem como servir de mediação com entidades públicas a nível central na procura de medidas e soluções que possam evitar a falência de empresas e o desemprego em escala.

O GO Oeste criou mecanismos para disponibilizar todos os recursos existentes nas associações empresariais. “Além da informação aos empresários é essencial dar um apoio efetivo, a destacar o apoio jurídico, apoio a candidaturas, análise financeira, formação profissional financiada, entre muitos outros de acordo com as especificidades de dada negócio. As empresas encontram-se desprovidas de tesouraria para pagar estes serviços de apoio. Os serviços serão assim prestados gratuitamente às empresas”, descreveu a FAERO.

Qualquer empresário poderá utilizar os seguintes contactos por forma a ter acesso ao apoio e o encaminhamento que necessitar: Telemóvel – 928060360; e-mail: faero.oeste@gmail.com.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.