Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
Agrupamento de Escolas Raul Proença

14 alunos estavam a recuperar da Covid-19 antes do encerramento

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Antes de todos os estabelecimentos de ensino encerrarem em Portugal até 5 de fevereiro, por decisão do Governo, para mitigar a propagação da Covid-19, no Agrupamento de Escolas Raul Proença, nas Caldas da Rainha, havia 14 alunos, um professor, dois assistentes operacionais infetados e seis turmas em isolamento profilático.
Escola sede do agrupamento

Na Escola Básica de Santo Onofre havia duas turmas em isolamento profilático – 5º F e 9º E, a primeira até 28 de janeiro e a segunda até 25 de janeiro, na sequência de um caso positivo em cada uma delas. Um aluno com Covid-19 no 8º D não colocou a turma em isolamento.

Uma assistente operacional também testou positivo. Contudo, não foi considerado como constituindo caso de risco para a comunidade educativa uma vez que, durante a semana em causa não esteve de serviço na escola. Outra assistente contraiu o vírus durante as férias de natal e não regressou à escola no segundo período.

Há ainda um caso de docente que dá aulas na Escola Básica de Santo Onofre e na Escola Secundária Raul Proença.

Três turmas da Escola Secundária Raul Proença estavam em confinamento – 9º C (até 2 de fevereiro), 10º AVLH (até 25 de janeiro) e 10º CT2 (até 29 de janeiro), por deteção de um caso positivo em cada uma. No 11º CTCS também havia um caso positivo, sem isolamento da turma.

Na Escola Básica do Bairro dos Arneiros estavam identificados dois casos no 1ºA e 3ºA. As turmas não cumprem isolamento profilático. Já na turma do 2º A havia dois casos, igualmente sem isolamento da turma, já que foram contraídos durante as férias e não regressaram à escola no segundo período.

No Centro Escolar de Santo Onofre havia um caso no 2º A, mas a turma não estava em isolamento.

Um aluno da Escola Básica do Bairro da Ponte testou positivo e a turma (2º B) cumpria isolamento até 25 de janeiro.

Entre os diversos estabelecimentos do agrupamento (Jardim de Infância do Bairro das Morenas, Escola Básica do Bairro dos Arneiros, Escola Básica do Bairro da Ponte, Escola Básica do Nadadouro, Centro Escolar de Santo Onofre, Escola Básica de Santo Onofre e Escola Secundária Raul Proença) registam-se 41 alunos e seis professores recuperados.

Casos noutras escolas

O Agrupamento de Escolas Raul Proença, numa postura de informação e transparência, é dos poucos que divulga à comunidade em geral os casos existentes, o que torna difícil o relato do que se passa nos restantes.

No Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro foi divulgado dias antes do encerramento que havia doze casos ativos e dez turmas em isolamento profilático, sete das quais ainda iam regressar às aulas antes do fecho.

No concelho de Óbidos, o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos confirmou no dia 20 a existência de dois alunos com Covid-19, fruto da testagem coletiva, configurando o décimo terceiro e décimo quarto casos desde o início da pandemia em alunos do agrupamento. Estes casos foram detetados em duas turmas do ensino secundário da Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos, sede do agrupamento, e afetaram três turmas do mesmo grau de ensino, que ficaram em isolamento profilático.

Também no âmbito da testagem quatro casos foram detetados em três turmas do 1º ciclo da Escola Básica do Alvito e numa turma do 3º ciclo da Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos.

Antes da testagem coletiva tinha sido confirmado o quinto caso positivo de Covid-19 neste segundo período, detetado numa turma do 3º ciclo da Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos.

Os outros quatro em 2021 eram de uma turma do 1º ciclo da Escola Básica do Alvito, do 1º ciclo da Escola Básica do Furadouro, do 1º ciclo da Escola Básica de Óbidos e do 3º ciclo da Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos.

Todas as turmas com alunos com Covid-19 ficaram em isolamento. Após reunião com a autoridade de saúde local foi decidido que iriam ser testados os contactos de alto risco.

No primeiro período houve casos positivos numa turma do 2º ciclo da Escola Básica de Óbidos, no 2º ciclo da Escola Básica do Alvito e no 3º ciclo da Escola Básica de Secundária Josefa de Óbidos.

No Agrupamento de Escolas do Cadaval havia quatro casos positivos e cinco turmas em isolamento.

Em Peniche, havia 18 turmas em isolamento, grande parte da Escola Secundária de Peniche, e em Sobral de Monte Agraço estavam dezoito alunos e quatro professores com Covid-19, com sete turmas em isolamento profilático e três sem aulas porque o docente se encontrava em isolamento e não existia possibilidade de substituição por falta de recursos humanos.

Em Torres Vedras, antes de encerrarem as escolas havia 59 turmas em isolamento profilático, entre as 503 existentes no concelho, representando dez por cento do número do total de alunos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Curso de Salvamento Rodoviário

Decorreu de 24 a 28 de novembro, no seio da corporação de bombeiros do Bombarral, o curso de Salvamento Rodoviário - desenvolvimento (chefe de equipa de desencarceramento).

desencarceramento

Nazaré cancela eventos do carnaval

Após o anúncio das novas medidas de controlo e mitigação da pandemia Covid-19 e da declaração do Estado de Calamidade, que irá vigorar até 20 de março, a organização do carnaval da Nazaré anunciou o cancelamento de todos os eventos festivos desta iniciativa.

carnaval