Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C
Nos últimos 7 dias

40 óbitos na região Oeste, 9 nas Caldas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No espaço de uma semana houve 40 óbitos associados à Covid-19 na região Oeste, o maior número de sempre em 7 dias, elevando o total para 216. O concelho das Caldas da Rainha foi onde se registaram mais mortes – 9, sendo agora 41.

Torres Vedras é o segundo município com mais falecimentos – 36 (mais 4), seguindo-se, Alenquer – 30 (mais 4), Alcobaça – 25 (mais 5), Peniche – 21 (mais 2), Arruda dos Vinhos – 12 (mais 5), Óbidos – 10 (mais 5), Lourinhã – 10 (mais 2), Cadaval – 10 (mais 1), Sobral de Monte Agraço – 8 (mais 2), Bombarral – 7 (mais 1) e Nazaré – 6 (mantém).

O único concelho que descreve os falecimentos por freguesias é Alenquer: Dez (mais 2) na União de Freguesias de Carregado e Cadafais), seis na Carnota, quatro na Abrigada e Cabanas de Torres, três em Olhalvo, dois em Meca e União de Freguesias de Alenquer (mais 1) e um em Ventosa, Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha, e Vila Verde dos Francos (mais 1).

Em relação aos casos ativos na Região Oeste, passaram de 1882 para 3018 (mais 1036). O concelho com o número mais elevado é Torres Vedras – 689 (mais 364).

Seguem-se Alcobaça – 642 (mais 337), Caldas da Rainha – 386 (mais 111), Alenquer – 309 (mais 14), Peniche – 276 (mais 98), Arruda dos Vinhos – 203 (mais 83), Óbidos – 142 (mais 28), Sobral de Monte Agraço – 115 (mais 33), Lourinhã – 97 (mais 25), Nazaré – 81 (mais 34), Cadaval – 47 (mais 12) e Bombarral – 31 (menos 3).

No concelho de Alcobaça os 642 casos ativos estão distribuídos da seguinte forma pelas freguesias: Évora de Alcobaça – 131, Benedita – 130, Turquel – 99, Alcobaça e Vestiaria – 51, Aljubarrota – 45, Pataias e Martingança – 39, Alfeizerão – 35, Cela – 28, Alpedriz, Coz e Montes – 26, Vimeiro – 25, Bárrio – 13, São Martinho do Porto – 13 e Maiorga – 7.

Em Alenquer existiam 92 ativos na União de Freguesias de Carregado e Cadafais (mais 6), 65 na União de Freguesias de Alenquer (mais 22), 34 na Abrigada e Cabanas de Torres (menos 2), 26 na Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha (mais 14), 23 em Olhalvo (menos 37) e em Ventosa (mais 4), 11 em Carnota (mais 1), 10 na Ota (mais 4) e na freguesia de Meca (mais 6), 8 em Ribafria e Pereiro de Palhacana (menos 2) e 7 em Vila Verde dos Francos (menos 2),

Em Torres Vedras havia 192 casos suspeitos a aguardar os resultados laboratoriais (menos 23) e 990 contactos sob vigilância ativa (mais 460) das autoridades de saúde.

O surto associado a empresas agrícolas apresentava 6 casos ativos (menos 12).

Em Peniche os casos ativos eram registados em Atouguia da Baleia (129, mais 56), na cidade (96, mais 26), em Ferrel (37, mais 15) e Serra d’El Rei (14, mais 1). Havia 795 pessoas em quarentena ou sob vigilância (mais 197).

Nos restantes concelhos do Oeste não foram divulgadas mais informações.

Não pertencendo à região Oeste, mas por ser um concelho que faz fronteira com o de Caldas da Rainha, eis os dados referentes a Rio Maior: 19 óbitos (mais 3), 235 casos ativos (mais 31) e 239 sob vigilância ativa (mais 46).

Surtos em lares

Para além dos surtos noticiados na semana passada pelo JORNAL DAS CALDAS, em lares de Caldas da Rainha, Óbidos e Lourinhã, há outros concelhos onde a situação é grave.

Em Torres Vedras, está identificado um surto de Covid-19 no Lar de São José, na cidade, com 89 casos ativos e onde se verificou uma morte. No Lar de Nossa Senhora do Carmo, em Ordasqueira, existem 78 casos ativos, tendo havido um óbito. O Lar Vida Maior, em Maceira, regista oito casos ativos de infeção.

No concelho de Alcobaça, estão infetados 57 utentes e 24 funcionários do Lar Residencial de Évora de Alcobaça, integrado na Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, revelou o presidente da Câmara, Paulo Inácio.

Num outro lar da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, no Vimeiro, estão infetadas 26 pessoas.

A Santa Casa da Misericórdia de Benedita tem, neste momento, dois colaboradores com teste positivo, dois colaboradores em isolamento profilático e um utente também com teste positivo, e devidamente isolado. “Todos estão aparentemente bem e sem sintomas que exijam cuidados de maior”, revelou a mesa administrativa da Misericórdia.

Em Arruda dos Vinhos verifica-se um surto no lar Alcambar, da Santa Casa da Misericórdia, onde morreram quatro idosos.

Casos nas escolas

No Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, há doze casos de Covid-19 ativos: Seis deles nem chegaram a regressar à escola após a interrupção do Natal.

Há cinco turmas que se encontram em isolamento profilático: a sala de Jardim de Infância de Santa Catarina, duas turmas do 2.º ciclo da Escola Básica de Santa Catarina e duas turmas do ensino secundário da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.

Um professor da escola básica de Santo Onofre e da escola secundária Raul Proença, nas Caldas da Rainha, testou positivo. Por indicação da autoridade de saúde local as turmas lecionadas pelo docente não irão cumprir isolamento profilático.

Uma assistente operacional da escola básica Santo Onofre também testou positivo, mas no primeiro dia de aulas do segundo período já estava a cumprir isolamento profilático.

Há ainda três casos ativos de alunos do 9º B da escola básica de Santo Onofre, e do 9ºC e 11º LH2 da escola secundária Raul Proença, sem isolamento profilático das turmas.

No Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral, em Sobral de Monte Agraço, existem dois alunos e um professor infetados, encontrando-se duas turmas em isolamento profilático (8ºB na escola sede e 1º/2º B da escola básica de Sapataria).

Após avaliação realizada pela autoridade de saúde nos diferentes jardins de infância do agrupamento, houve necessidade de proceder ao isolamento profilático de algumas assistentes operacionais, como medida de prevenção. Os recursos humanos foram reformulados para evitar o encerramento de salas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.