Q

Previsão do tempo

12° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
12° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
12° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C

Dois mortos em surto que afeta o hospital de Torres Vedras

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“O cluster de casos de Covid-19 associados ao hospital de Torres Vedras registava dois óbitos e 45 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2”, anunciou a Câmara Municipal daquele concelho na tarde desta terça-feira.
Foram testados 131 funcionários e 76 doentes do hospital de Torres Vedras

A informação prestada pela administração desta unidade do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) sobre o número de doentes internados e dos profissionais de saúde era no entanto diferente, dando conta que um surto em vários serviços registou o falecimento de um doente, havendo outros 18 infetados (um dos quais teve alta para recuperação em domicílio) e 12 em isolamento. Havia ainda seis profissionais de saúde com Covid-19 relacionados com o surto.

Até esta terça-feira tinham sido testados 131 funcionários e os 76 doentes dos serviços envolvidos.

Segundo o CHO, “estão a ser cumpridas todas as regras impostas pela autoridade de saúde e encontra-se em curso a desinfeção dos serviços, de forma a que o hospital continue a ser um local seguro para a prestação de cuidados”.

No domingo, a presidente do conselho de administração, Elsa Baião, numa comunicação dirigida à Comissão de Utentes do CHO, tinha revelado a existência de 19 doentes infetados e 12 em isolamento, estando a ser testados os funcionários, e reconhecia que “estamos com graves dificuldades no que respeita ao internamento de doentes Covid e não Covid, tendo em conta a sobrelotação dos serviços, em todas as unidades hospitalares que integram o CHO [Torres Vedras, Peniche e Caldas da Rainha]”.

Numa nota à imprensa na segunda-feira, a administração hospitalar confirmou os números divulgados no dia anterior, apenas referindo que “os doentes estão a ser transferidos para áreas de internamento Covid”.

À agência Lusa, a administradora afirmou que “como temos os serviços e a capacidade de internamento sobrelotada e estamos também a fazer a desinfeção dos espaços por causa do surto, não conseguimos receber doentes que chegam de ambulância de emergência e que são reencaminhados por via do Centro de Orientação de Doentes Urgentes”. Elsa Baião disse que o problema iria ficar resolvido à medida que fossem dadas altas de internamento.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Uma semana com oito mortes na região Oeste

Os dados divulgados até à manhã de 25 de fevereiro davam conta que no total, desde o início da pandemia, foram registados 847 óbitos (mais 8 em relação à semana passada) na região Oeste associados à Covid-19. O concelho de Torres Vedras era onde se verificava o...

113649 covid

Seniores masculinos do Sporting das Caldas com dupla vitória

O Sporting Clube das Caldas (SCC) recebeu o Clube Kairós, dos Açores, em jogo atrasado da terceira jornada da segunda fase, série A2, do campeonato nacional, e venceu com alguma naturalidade a equipa açoriana, apesar de ter perdido o segundo set.

voleibol