Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 24° C
16° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 25° C
16° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 27° C

Dois mortos em surto que afeta o hospital de Torres Vedras

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“O cluster de casos de Covid-19 associados ao hospital de Torres Vedras registava dois óbitos e 45 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2”, anunciou a Câmara Municipal daquele concelho na tarde desta terça-feira.
Foram testados 131 funcionários e 76 doentes do hospital de Torres Vedras

A informação prestada pela administração desta unidade do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) sobre o número de doentes internados e dos profissionais de saúde era no entanto diferente, dando conta que um surto em vários serviços registou o falecimento de um doente, havendo outros 18 infetados (um dos quais teve alta para recuperação em domicílio) e 12 em isolamento. Havia ainda seis profissionais de saúde com Covid-19 relacionados com o surto.

Até esta terça-feira tinham sido testados 131 funcionários e os 76 doentes dos serviços envolvidos.

Segundo o CHO, “estão a ser cumpridas todas as regras impostas pela autoridade de saúde e encontra-se em curso a desinfeção dos serviços, de forma a que o hospital continue a ser um local seguro para a prestação de cuidados”.

No domingo, a presidente do conselho de administração, Elsa Baião, numa comunicação dirigida à Comissão de Utentes do CHO, tinha revelado a existência de 19 doentes infetados e 12 em isolamento, estando a ser testados os funcionários, e reconhecia que “estamos com graves dificuldades no que respeita ao internamento de doentes Covid e não Covid, tendo em conta a sobrelotação dos serviços, em todas as unidades hospitalares que integram o CHO [Torres Vedras, Peniche e Caldas da Rainha]”.

Numa nota à imprensa na segunda-feira, a administração hospitalar confirmou os números divulgados no dia anterior, apenas referindo que “os doentes estão a ser transferidos para áreas de internamento Covid”.

À agência Lusa, a administradora afirmou que “como temos os serviços e a capacidade de internamento sobrelotada e estamos também a fazer a desinfeção dos espaços por causa do surto, não conseguimos receber doentes que chegam de ambulância de emergência e que são reencaminhados por via do Centro de Orientação de Doentes Urgentes”. Elsa Baião disse que o problema iria ficar resolvido à medida que fossem dadas altas de internamento.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Marcha do Orgulho com mais de 300 participantes

Realizou-se nas Caldas da Rainha, no passado domingo, uma marcha em defesa da comunidade lésbica, gay, bissexual, transgénero e outras orientações de género, com mais de três centenas de manifestantes a rejeitarem serem discriminados e a reclamarem por condições que permitam assumir as suas escolhas perante a sociedade.

marcha1

Open Days do Emprego revela que “faltam pessoas para trabalhar”

Célia Roque, diretora do Centro de Emprego de Oeste Norte (que abrange sete concelhos), considerou no Open Days do Emprego, que decorreu na Expoeste, nas Caldas da Rainha, que um dos fatores mais críticos da região é a “falta de pessoas para trabalhar”.

emprego 1

Ciclista de equipa de Ribafria ganha título nacional

Decorreram no passado fim-de-semana, em A-do-Barbas, no concelho de Leiria, os campeonatos nacionais de contrarrelógio individual e fundo master´s. Em competição estiveram cerca de 300 atletas nas nove categorias, nas quais foram atribuídas as respetivas camisolas de campeão nacional.

ribafria 1