Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 18° C
17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 18° C
18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 19° C

Centro Desenvolvimento Comunitário do Landal abre gabinete médico

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro Desenvolvimento Comunitário do Landal (CDLC), no concelho das Caldas da Rainha, obteve autorização da Entidade Reguladora da Saúde para o registo de uma unidade de cuidados de saúde sem internamento, podendo assim abrir um gabinete médico nas suas instalações, que vai suprir as carências naquela zona.
Gabinete médico vai suprir carências no Landal e áreas limítrofes

“A motivação em criar um consultório médico, para apoiar os nossos utentes, sócios e comunidade, prende-se fundamentalmente com o facto de existirem muitas falhas no posto de saúde que serve a nossa área, devido a burocracias e barreiras que não fazem sentido”, afirma José Paz, presidente do CDLC.

Segundo o dirigente, “a pandemia da Covid-19 veio agravar a situação”. A alternativa ao posto de saúde dos Rostos/Landal é o posto de saúde em A-dos-Francos, “mas a situação é, na prática, semelhante”, aponta. “Resta-nos o Centro de Saúde em Caldas da Rainha, mas como se vai para lá? Os transportes públicos, que eram escassos, com a pandemia foram reduzidos, e muitas vezes o CDCL é solicitado a efetuar esse transporte porque não existem alternativas”, indica José Paz.

A criação deste gabinete médico no CDCL tem como principal objetivo “a resolução de problemas súbitos, prescrição de receitas, aconselhamento médico sobre boas práticas de saúde, e que o doente seja observado e diagnosticado no tempo e na altura em que precisa”, e evitará “deslocações e filas de espera frustrantes à porta dos centros de saúde, muitas vezes suportando um sol abrasador ou uma chuva e frio intensos, agravando ainda mais o seu débil estado de saúde”.

O CDLC é uma instituição particular de solidariedade social a 28 quilómetros da cidade. Está situada numa freguesia caraterizada por ser um meio rural, “constituída por um conjunto de lugares e aldeias isoladas, periféricas e empobrecidas”.

“As difíceis acessibilidades, o isolamento geográfico e a escassez de recursos são fatores que determinam os destinos da população residente”, frisa José Paz, que sustenta que o CDLC “assume uma importância crucial na melhoria da qualidade de vida da população”.

As valências de que dispõe são o centro de convívio, centro de dia, serviço de apoio domiciliário, apoio domiciliário integrado, loja social, fornecimento de bens alimentares a famílias carenciadas, atendimento à população, formação profissional, espaço de networking, posto público dos correios e museu rural.

Os serviços que presta destinam-se a todas as faixas etárias da população, na freguesia do Landal e limítrofes, nomeadamente as freguesias de Vidais, A-dos-Francos, Abuxanas, Vale de Óbidos, Alguber, Figueiros e Painho, nos concelhos de Caldas da Rainha, Cadaval e Rio Maior.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Reabilitação das duas residências de estudantes e construção de uma nova

A empreitada de reabilitação da residência de estudantes ‘Rafael Bordalo Pinheiro’, na Rua Vitorino Fróis, em Caldas da Rainha, vai permitir aumentar a oferta de camas, das atuais 104 para 117, num investimento de cerca de 1 milhão e 360 mil euros, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES).

residencias

Óbidos Parque cativa negócios de empresas brasileiras

Miguel Silvestre, diretor executivo do Óbidos Parque - Parque Tecnológico de Óbidos, esteve em São Paulo, de 12 a 17 de Maio, a promover colaborações estratégicas entre Portugal e Brasil.

parque

Mexilhão gigante no Paul de Tornada

A Associação Pato encontrou um mexilhão gigante no Paul de Tornada quando se dedicava ao estudo dos cágados. Tinha 176 milímetros de comprimento e a espécie nem estava identificada nesta região.

mexilhao