Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Centro Desenvolvimento Comunitário do Landal abre gabinete médico

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro Desenvolvimento Comunitário do Landal (CDLC), no concelho das Caldas da Rainha, obteve autorização da Entidade Reguladora da Saúde para o registo de uma unidade de cuidados de saúde sem internamento, podendo assim abrir um gabinete médico nas suas instalações, que vai suprir as carências naquela zona.
Gabinete médico vai suprir carências no Landal e áreas limítrofes

“A motivação em criar um consultório médico, para apoiar os nossos utentes, sócios e comunidade, prende-se fundamentalmente com o facto de existirem muitas falhas no posto de saúde que serve a nossa área, devido a burocracias e barreiras que não fazem sentido”, afirma José Paz, presidente do CDLC.

Segundo o dirigente, “a pandemia da Covid-19 veio agravar a situação”. A alternativa ao posto de saúde dos Rostos/Landal é o posto de saúde em A-dos-Francos, “mas a situação é, na prática, semelhante”, aponta. “Resta-nos o Centro de Saúde em Caldas da Rainha, mas como se vai para lá? Os transportes públicos, que eram escassos, com a pandemia foram reduzidos, e muitas vezes o CDCL é solicitado a efetuar esse transporte porque não existem alternativas”, indica José Paz.

A criação deste gabinete médico no CDCL tem como principal objetivo “a resolução de problemas súbitos, prescrição de receitas, aconselhamento médico sobre boas práticas de saúde, e que o doente seja observado e diagnosticado no tempo e na altura em que precisa”, e evitará “deslocações e filas de espera frustrantes à porta dos centros de saúde, muitas vezes suportando um sol abrasador ou uma chuva e frio intensos, agravando ainda mais o seu débil estado de saúde”.

O CDLC é uma instituição particular de solidariedade social a 28 quilómetros da cidade. Está situada numa freguesia caraterizada por ser um meio rural, “constituída por um conjunto de lugares e aldeias isoladas, periféricas e empobrecidas”.

“As difíceis acessibilidades, o isolamento geográfico e a escassez de recursos são fatores que determinam os destinos da população residente”, frisa José Paz, que sustenta que o CDLC “assume uma importância crucial na melhoria da qualidade de vida da população”.

As valências de que dispõe são o centro de convívio, centro de dia, serviço de apoio domiciliário, apoio domiciliário integrado, loja social, fornecimento de bens alimentares a famílias carenciadas, atendimento à população, formação profissional, espaço de networking, posto público dos correios e museu rural.

Os serviços que presta destinam-se a todas as faixas etárias da população, na freguesia do Landal e limítrofes, nomeadamente as freguesias de Vidais, A-dos-Francos, Abuxanas, Vale de Óbidos, Alguber, Figueiros e Painho, nos concelhos de Caldas da Rainha, Cadaval e Rio Maior.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161