Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Centro Desenvolvimento Comunitário do Landal abre gabinete médico

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro Desenvolvimento Comunitário do Landal (CDLC), no concelho das Caldas da Rainha, obteve autorização da Entidade Reguladora da Saúde para o registo de uma unidade de cuidados de saúde sem internamento, podendo assim abrir um gabinete médico nas suas instalações, que vai suprir as carências naquela zona.
Gabinete médico vai suprir carências no Landal e áreas limítrofes

“A motivação em criar um consultório médico, para apoiar os nossos utentes, sócios e comunidade, prende-se fundamentalmente com o facto de existirem muitas falhas no posto de saúde que serve a nossa área, devido a burocracias e barreiras que não fazem sentido”, afirma José Paz, presidente do CDLC.

Segundo o dirigente, “a pandemia da Covid-19 veio agravar a situação”. A alternativa ao posto de saúde dos Rostos/Landal é o posto de saúde em A-dos-Francos, “mas a situação é, na prática, semelhante”, aponta. “Resta-nos o Centro de Saúde em Caldas da Rainha, mas como se vai para lá? Os transportes públicos, que eram escassos, com a pandemia foram reduzidos, e muitas vezes o CDCL é solicitado a efetuar esse transporte porque não existem alternativas”, indica José Paz.

A criação deste gabinete médico no CDCL tem como principal objetivo “a resolução de problemas súbitos, prescrição de receitas, aconselhamento médico sobre boas práticas de saúde, e que o doente seja observado e diagnosticado no tempo e na altura em que precisa”, e evitará “deslocações e filas de espera frustrantes à porta dos centros de saúde, muitas vezes suportando um sol abrasador ou uma chuva e frio intensos, agravando ainda mais o seu débil estado de saúde”.

O CDLC é uma instituição particular de solidariedade social a 28 quilómetros da cidade. Está situada numa freguesia caraterizada por ser um meio rural, “constituída por um conjunto de lugares e aldeias isoladas, periféricas e empobrecidas”.

“As difíceis acessibilidades, o isolamento geográfico e a escassez de recursos são fatores que determinam os destinos da população residente”, frisa José Paz, que sustenta que o CDLC “assume uma importância crucial na melhoria da qualidade de vida da população”.

As valências de que dispõe são o centro de convívio, centro de dia, serviço de apoio domiciliário, apoio domiciliário integrado, loja social, fornecimento de bens alimentares a famílias carenciadas, atendimento à população, formação profissional, espaço de networking, posto público dos correios e museu rural.

Os serviços que presta destinam-se a todas as faixas etárias da população, na freguesia do Landal e limítrofes, nomeadamente as freguesias de Vidais, A-dos-Francos, Abuxanas, Vale de Óbidos, Alguber, Figueiros e Painho, nos concelhos de Caldas da Rainha, Cadaval e Rio Maior.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição GRAVE 4 no CCC

Foi inaugurada a 12 de abril, na Galeria de Exposições do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a Mostra Coletiva de Arte Visual GRAVE 4.

grave2

José Viegas é o primeiro entrevistado da nova rubrica mensal “Gente com História”

O Jornal das Caldas dá início a uma nova rubrica que pretende dar destaque a pessoas que, de forma discreta ou visível, contribuem para a nossa comunidade e fazem realmente a diferença.
Em “Gente com História” vamos dar a conhecer quem são estas pessoas, o que fazem no dia-a-dia e o que as move. Queremos ir além dos títulos ou cargos e mostrar o lado mais humano e verdadeiro de quem dedica tempo, talento ou energia a melhorar a vida dos outros.
Uma vez por mês, vamos conversar com cidadãos de diferentes áreas – da cultura à educação, da saúde ao desporto, da solidariedade à inovação – sempre com a mesma missão: dar voz a quem merece ser ouvido.
Porque a região Oeste é feita de pessoas. E são as pessoas que fazem a diferença.

Jose Viegas 2 1