Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

E o sorriso?

Alberto Campos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Novamente o mesmo – a medição da temperatura, a máscara, a frieza…o medo.

Já não suporto esta situação. Cresci e aprendi a trabalhar com a expressão das crianças, dos adolescentes e dos adultos. Onde estão as caras? E os sorrisos? Ali, onde diariamente me desloco, apenas vejo uns olhos claros, bonitos, agora sem expressão. E o sorriso?

Ontem não consegui voltar a suportar tal situação. Quando me mediu a temperatura e me fez sinal para avançar, tirei-lhe a máscara deitando-a ao chão.

Foi tudo muito breve. O polícia, que estava por perto, agarrou-me o braço e magoando-me perguntou-me se era maluco. “Estou” – respondi-lhe.

O carro, a esquadra e uma cadeira apontada para me sentar. Aí, sentado, senti uma grande confusão na minha mente. Abriu-se uma porta e, ao entrar, mais um sinal para outra cadeira bem distanciada de uma secretária. Uma mulher, escondida na máscara, começou o interrogatório – nome, morada, cartão de cidadão, profissão, etc..

Finalmente olhou-me por algum tempo. Porque fez aquilo, professor? Conheço-o bem da escola e do Arneirense, onde fomos colegas no atletismo, faz já muitos anos. Pela falta de um sorriso – respondi -lhe. E continuando – agora tudo parece ter acabado; somos apenas bonecos mascarados e amedrontados. Onde estão as nossas caras? Só sinto palavras meio comidas pelo pano das máscaras. E a alegria de nos vermos, de nos cumprimentarmos, de vermos os nossos sorrisos? Não somos robots, precisamos de continuar a ser gente. Onde estão os nossos sorrisos?

Fez – se silêncio. Um silêncio doloroso. Apenas o olhar. Apetecia – me fugir.

Então, vi a mulher levar lentamente as mãos às orelhas. Tirando a máscara começou a sorrir. Admirado, resolvi fazer o mesmo. Dos sorrisos passámos às gargalhadas. A porta abriu-se. De repente, o polícia que me tinha conduzido à esquadra, fez o mesmo.

Não sei por quanto tempo soltámos as gargalhadas mais bonitas do mundo!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3

Mais de cem armadilhas no Cadaval para apanhar vespas

A Câmara Municipal do Cadaval instalou uma centena de armadilhas um pouco por todo o concelho para apanhar vespas velutinas, que segundo uma contagem quinzenal no espaço de um ano, passaram de dezenas para centenas recolhidas de quinze em quinze dias.

vespas