Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 16° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 17° C

E o sorriso?

Alberto Campos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Novamente o mesmo – a medição da temperatura, a máscara, a frieza…o medo.

Já não suporto esta situação. Cresci e aprendi a trabalhar com a expressão das crianças, dos adolescentes e dos adultos. Onde estão as caras? E os sorrisos? Ali, onde diariamente me desloco, apenas vejo uns olhos claros, bonitos, agora sem expressão. E o sorriso?

Ontem não consegui voltar a suportar tal situação. Quando me mediu a temperatura e me fez sinal para avançar, tirei-lhe a máscara deitando-a ao chão.

Foi tudo muito breve. O polícia, que estava por perto, agarrou-me o braço e magoando-me perguntou-me se era maluco. “Estou” – respondi-lhe.

O carro, a esquadra e uma cadeira apontada para me sentar. Aí, sentado, senti uma grande confusão na minha mente. Abriu-se uma porta e, ao entrar, mais um sinal para outra cadeira bem distanciada de uma secretária. Uma mulher, escondida na máscara, começou o interrogatório – nome, morada, cartão de cidadão, profissão, etc..

Finalmente olhou-me por algum tempo. Porque fez aquilo, professor? Conheço-o bem da escola e do Arneirense, onde fomos colegas no atletismo, faz já muitos anos. Pela falta de um sorriso – respondi -lhe. E continuando – agora tudo parece ter acabado; somos apenas bonecos mascarados e amedrontados. Onde estão as nossas caras? Só sinto palavras meio comidas pelo pano das máscaras. E a alegria de nos vermos, de nos cumprimentarmos, de vermos os nossos sorrisos? Não somos robots, precisamos de continuar a ser gente. Onde estão os nossos sorrisos?

Fez – se silêncio. Um silêncio doloroso. Apenas o olhar. Apetecia – me fugir.

Então, vi a mulher levar lentamente as mãos às orelhas. Tirando a máscara começou a sorrir. Admirado, resolvi fazer o mesmo. Dos sorrisos passámos às gargalhadas. A porta abriu-se. De repente, o polícia que me tinha conduzido à esquadra, fez o mesmo.

Não sei por quanto tempo soltámos as gargalhadas mais bonitas do mundo!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Festival das Sopas ajuda jovens

O I Festival das Sopas vai realizar-se no Centro Paroquial de Salir de Matos, nas Caldas da Rainha, no dia 18 de dezembro,pelas 13h. O evento contará com sopa da pedra, sopa de peixe, sopa de legumes e canja. Também haverá petiscos, filhós, café da avó...

Idosos com festa de natal no Nadadouro

Os utentes do cartão municipal do idoso nas Caldas da Rainha têm uma festa de natal no dia 15 de dezembro, pelas 12h, naAssociação Cultural e Recreativa do Nadadouro. As inscrições são obrigatórias até dia 12, na junta de freguesia da área de residência ou ao...

Natal Solidário do Sport Clube do Bairro

No dia 4 de dezembro realizou-se o Natal Solidário do Sport Clube do Bairro, coletividade do Bairro Senhora da Luz, emÓbidos, que conseguiu atingir os principais objetivos, que era juntar as crianças da comunidade e proporcionar uma série deatividades em que elas...

ramalho